Buscar

Administração da Produção (ADM64) Avaliação Final (Discursiva) Individual e sem Consulta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Administração da Produção (ADM64)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta 
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Demanda é a procura por um determinado produto, ou é o que os clientes solicitam por um produto ou serviço. Por exemplo: conhecendo a programação de produção de um cliente, no caso, uma indústria automobilística, um fabricante de pneus pode saber quantos pneus seu cliente demandará. Se o fabricante de automóveis produzir 1000 veículos por dia, logo, a demanda por pneus será de 5000 por dia. Cada veículo utiliza 5 pneus. Portanto, a demanda dependente está atrelada a alguns fatores conhecidos e, conhecendo esses fatores, deduzimos a demanda. Outro exemplo: um supermercado baseia suas decisões de planejamento e controle de estoque com base na experiência e no conhecimento sobre o comportamento do mercado, sem qualquer garantia de que suas expectativas sejam concretizadas. Desta forma, o risco de obsolescência e de perdas de estoques é maior quando a demanda real não corresponde com as decisões de planejamento e controle tomadas. Diante dos fatos, existem duas tipologias de demanda: demanda independente e demanda dependente. Disserte sobre essas tipologias.
FONTE: PORTAL EDUCAÇÃO. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/cotidiano/artigos/53271/tipos-de-demanda-planejamento-de-estoque#ixzz40v7qe3F8>. Acesso em: 20 fev. 2016.
	Resposta Esperada:
* Demanda independente: o supermercado é um modelo de demanda independente, pois não sabem o que o cliente comprará, apenas estimam uma quantidade conforme é feito um relatório anual de entradas e saídas de produtos no determinado tempo, outro exemplo é na época de natal, páscoa, dias dos namorados etc. Não tem como prever o que será vendido.
* Demanda dependente: esse é o exemplo dos automóveis. A fábrica saberá quanto é necessário produzir de pneus, motores etc., pelo motivo que já está estimado quantos veículos serão produzidos, mesmo que não sejam vendidos, é uma forma diferente de controlar a produção, estando associada a pedidos fechados.
	2.
	Em uma organização, um dos principais objetivos é a diminuição de custos e o aumento da produtividade. No entanto, para isso, é necessário que todos os setores da organização estejam em equilíbrio e sintonia para a evolução contínua, principalmente no processo produtivo, em que os custos são considerados os mais altos, pelo motivo dos investimentos de maquinários e mão de obra qualificada. Cabe então à contribuição ser exercida pela área da produção, considerando melhoramento no processo produtivo da organização. As funções de produção são: a implementadora, a apoiadora e a impulsionadora. Descreva a importância dessas funções e exemplifique-as.
	Resposta Esperada:
Implementadora (executora): tem como objetivo colocar em prática as estratégias da organização na produção do produto. 
Apoiadora (seguidora): tem como objetivo incentivar a estratégia, criando condições para desenvolver os mecanismos da produção, aperfeiçoando-os para a melhor utilização dos recursos já existentes, contribuindo para a diminuição dos custos de produção.
Impulsionadora (ou líder): tem como objetivo auxiliar na competitividade da organização, criando modelos, reformas e melhoria constante da produtividade.
	3.
	Certas empresas, antigamente, não tinham muito interesse na questão de qualidade da produção, nas vendas, pós-vendas, entre outros atendimentos ao cliente. Durante anos, as empresas não tinham nenhuma qualidade no quesito do produto. Com a globalização e a abertura de mercado que ocorreu na década de 90 no governo do ex-presidente Fernando Collor de Melo, as empresas viram uma grande demanda dos brasileiros por produtos exportados e com uma melhor qualidade. Naquela época, poucas empresas estavam prontas para a qualidade de seus produtos. Nos tempos atuais, a qualidade é uma das formas de garantir a fidelidade do cliente, visto com a existência de grande concorrência no mercado nos mais diversos tipos de produtos. Um exemplo é a questão dos veículos, caso gere um problema de projeto e a empresa não tiver uma alternativa para sanar o problema, consequentemente perderá esse cliente para o seu concorrente. Diante da contextualização apresentada nos aspectos da qualidade, quais as percepções necessárias dos clientes em que as empresas necessitam identificar na prestação de serviços ou na venda de um produto?
	Resposta Esperada:
Conformidade com as especificações: a qualidade planejada é apenas um ponto, é preciso verificar se as especificações foram bem definidas e alcançadas, ou seja, é preciso analisar a qualidade recebida pelo cliente. 
Adequação ao uso: compreende as características do produto que atendem às necessidades dos clientes. Quanto mais o produto atender a esta finalidade, maior será a sua qualidade. Compreende também as falhas de cumprimento das especificações. Essas falhas de um modo ou de outro podem ser evitadas pela organização. Quanto menor o número de falhas, maior a qualidade.
Valor pelo preço pago: faz com que os clientes analisem a necessidade do produto, associando ao valor pago a real necessidade do desejo do produto. 
Serviços de suporte: os clientes fazem a associação da qualidade vezes atendimento, verificando os procedimentos desde a venda, o suporte até a pós-venda.
Critérios psicológicos: esse critério é muito subjetivo, essa avaliação do cliente depende dos fatores psicológicos e se vale muito da cultura e da tradição de uma determinada marca.
Parte inferior do formulário

Outros materiais