Buscar

Avaliação I OBJETIVA Direito Empresarial e do Consumidor

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Direito Empresarial e do Consumidor (CMA01)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:443125) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	9871819
Parte superior do formulário
	1.
	A sociedade anônima ? S/A ? é regulada por lei própria: Lei nº 6.404/76. Geralmente são formadas para a materialização de grandes investimentos, o que, consequentemente, demanda um valor elevado do capital social. Sobre a S/A, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pode ser de capital aberto ou fechado.
(    ) Tanto a S/A de capital aberto como a de capital fechado têm suas ações vendidas na Bolsa de Valores.
(    ) Ações ordinárias dão direito a voto.
(    ) Ações preferenciais sempre dão direito a voto.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	 
	 
	2.
	A constituição de uma sociedade, seja ela empresarial ou simples, é evidenciada pela execução de um contrato social. Para que este contrato tenha validade social, deve conter obrigatoriamente algumas cláusulas. Sobre a análise destas cláusulas, observando a sua obrigatoriedade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Deverá constar a denominação, objeto, prazo da sociedade, sede.
(    ) Conter a especificação da quota de cada sócio no capital social, e o modo de realizá-la.
(    ) A descrição da participação de cada sócio nos lucros, não denominando sua participação nas perdas.
(    ) Estar explicitado se os sócios respondem, ou não, solidariamente pelas obrigações sociais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	 
	 
	3.
	As relações empresariais são organizadas observando as descrições contidas no Direito Empresarial, para que todas as atividades sejam consideradas legais. Neste ramo do direito também são descritas as situações que caracterizam e que envolvem a figura do empresário. Sobre a figura do empresário, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A execução de serviços literários, artísticos e intelectuais, incluídos neste os profissionais liberais, comporta a característica do exercício de atividade empresária.
	 b)
	Considera-se empresário aquele indivíduo que organiza a execução de atividades e de pessoas que têm por finalidade a prestação de serviços sem fins lucrativos.
	 c)
	A caracterização do empresário independe da execução contínua e pessoal da atividade com fins lucrativos, basta sua condição de atendimento às necessidades do mercado.
	 d)
	A produção de bens, fornecimento de serviços para atender aos consumidores, que resultam em geração de riqueza, é uma das características que identificam o empresário.
	 
	 
	4.
	Você certamente já ouviu alguém falar que, para ser bem-sucedido no mundo dos negócios, o empresário deve ser empreendedor; contudo, nem todo empreendedor é empresário e nem todo empresário é empreendedor. Sabemos que, para que a pessoa seja caracterizada como empresário, é necessário o preenchimento de alguns requisitos. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um desses requisitos:
	 a)
	Atividade econômica não organizada.
	 b)
	Somente pessoa física.
	 c)
	Inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis.
	 d)
	Sede própria.
	 
	 
	5.
	A Sociedade Anônima ? S/A ? tem seu capital social dividido em ações, e os detentores dessas ações são chamados de acionistas. Os acionistas, de um modo geral, participam dos lucros e têm direito a voto. Dentre os acionistas, destaca-se a figura do acionista controlador. Sobre esse personagem, seus deveres e suas responsabilidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Possui a prerrogativa de eleger os administradores, bem como tem a maioria de votos nas decisões da assembleia.
(    ) Somente pode ser exercido por pessoa física, com as atribuições previstas no estatuto.
(    ) Abusa do poder o acionista controlador que elege administrador imperito tecnicamente.
(    ) É proibido ao acionista controlador conduzir o andamento dos órgãos da S/A.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	 
	 
	6.
	A sociedade empresária visa essencialmente o lucro, realiza uma atividade organizada, operacionaliza a produção ou a circulação de bens e serviços. Como requisito determinado por lei, a sociedade deverá ser inscrita no órgão competente, tendo como elemento o nome empresarial. Quanto aos tipos de sociedade empresária, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Sociedade Anônima em conta de participação.
	 b)
	Sociedade Limitada.
	 c)
	Sociedade em Nome Coletivo, sem participação nos lucros.
	 d)
	Sociedade Simples.
	 
	 
	7.
	Para a organização de atividade empresarial, algumas situações necessitam ser observadas, que dizem respeito à própria pessoa física do empresário, à pessoa jurídica e até mesmo à responsabilidade atribuída ao empresário. Nesta perspectiva, sobre o empresário individual, sua capacidade para atuar como empresário e as formas de cessação da qualidade de empresário, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A falência é a única situação que pode levar à perda da qualidade de empresário individual.
(    ) O empresário pode utilizar para composição da firma individual seu nome civil completo ou abreviado.
(    ) Para que o empresário possa exercer sua atividade profissional, não pode estar legalmente impedido de fazê-lo.
(    ) A responsabilidade patrimonial do empresário individual tem como característica confundir sua firma com sua pessoa civil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	 
	 
	8.
	Como toda a evolução humana, e igualmente os ramos do direito, o direito empresarial até chegar à sua conformação atual evolui. Com relação ao surgimento do comércio e sua evolução histórica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A troca de bens excedentes no tempo pré-histórico, em que o homem tinha uma característica irracional, foi determinante para o início do comércio.
	 b)
	As corporações de ofício que tiveram papel de destaque na evolução do comércio são instituições determinantes encontradas na Idade Antiga como referência para o comércio para os primitivos.
	 c)
	A primeira fase do direito comercial é encontrada na Idade Antiga, onde foram determinadas pelos fenícios as regras e princípios próprios para o comércio.
	 d)
	O surgimento da moeda está relacionado à necessidade da criação de um meio que permitisse a troca de mercadorias, pois esta possibilitava a determinação de uma medida comum de valor.
	 
	 
	9.
	Com a evolução da sociedade, percebeu-se que a troca de mercadorias já não satisfazia mais a necessidade das pessoas, nascendo, assim, a moeda. Com o surgimento da moeda, criou-se também a figura do comerciante, que se consolidou na Idade Média. Nesse momento da história, acredita-se que tenha surgido a primeira fase do direito comercial. Sobre a primeira fase do direito comercial, analise as seguintes afirmativas:
I- Surgiram as corporações de ofício, que adotavam seus próprios usos e costumes.
II- Nessa fase, o direito comercial sofria interferência direta do Estado.
III- Os cônsules eram quem aplicavam as regras, sendo considerados como magistrados.
IV- O direito comercial tinha caráter objetivo, ou seja, o magistrado era parcial em suas decisões.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 
	 
	10.
	Além da lei nos trazer as informações que caracterizam a figura do empresário, ela nos descreve as situações em que podemos formar sociedades empresárias, que consiste na reunião de pessoas sob determinado formato, organizando bens e serviços, atendendo ao mercado, buscando lucro. Sobre os tipos de empresário e os requisitos para o exercício da atividade profissional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Empresário individual e empresário na forma de sociedade de pessoas são os tipos de empresários reconhecidos no direito empresarial brasileiro.
	 b)
	A condição de acionista, cotista ou comandatário é situação proibida para aquele que exerce atividade pública, ou seja, para o funcionário público.
	 c)
	Pela sua formação, é desejável que magistrados ou desembargadores exerçam cargo de direção ou sejam membros do conselho fiscal em sociedade empresária.
	 d)
	A capacidade civil é situação dispensável para a constituição de sociedade empresária ou para o exercício de atividade empresarial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais