Buscar

Simulado 3 - Competências Gerenciais

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201403456757)
	
	Um aspecto interessante em relação aos Grupos Sociais, refere-se ao fato de que seus integrantes tendem a ser semelhantes em idade, sexo, crenças e opiniões, segundo o que estudamos. Partindo desta premissa, explique e exemplifique - segundo o que estudamos - qual a relação entre o papel de cada um e o comportamento.
	
Resposta: A definição dos papéis, estabelece como as pessoas deverão se comportar. Por exemplo, um Líder e um Liderado possuem papéis diferentes e, portanto, seus comportamentos devem adequar-se aos papéis que representam.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201403824433)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Você é um coordenador e deve oferecer retorno aos seus liderados sobre o desempenho em um tarefa. Qual o tipo de comportamento que você não deveria ter para dar um bom retorno:
		
	 
	Focalizar a tarefa e não quem a executa.
	
	Maximizar o retorno absoluto e minimizar o retorno relativo.
	
	Ser específico e dar exemplos diretos de comportamento.
	
	Ser pontual e dar retorno logo após um acontecimento.
	 
	Oferecer um retorno baseado na comparação do desempenho de cada um com o desempenho dos demais funcionários.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201403779063)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sabemos que as avaliações de desempenho e avaliação de comportamento possuem objetivos distintos. Qual o principal objetivo da Avaliação de Comportamento?
		
	 
	Avaliar personalidade;
	
	Avaliar desempenho;
	
	Avaliar aptidões;
	 
	Avaliar comportamentos;
	
	Avaliar resultados;
	
	 5a Questão (Ref.: 201403779069)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Por definição sabemos que desempenho é a capacidade que o indivíduo possui para realizar determinada tarefa e que este pode ser mensurado e na maioria das vezes pode ser aprimorado. Qual a primeira etapa para se trabalhar a melhora no desempenho?
		
	 
	Identificar as habilidades;
	 
	Diagnosticar o problema;
	
	Controlar as atividades;
	
	Incentivar as críticas e opiniões;
	
	Coordenar o grupo;
	
	 6a Questão (Ref.: 201403264714)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Juca, o supervisor de vendas da empresa Mar Azul Ltda., após observar o desempenho de Anselmo, um vendedor de sua equipe, em que ficava evidenciado uma queda significativa na consecução de suas metas do mês, agenda com ele uma reunião em sua sala para conversar. Entre os aspectos abaixo, identifique aquele que Juca estava fazendo e que é apontado por Tulgan como básico para realizar um bom trabalho:
	 
	Fornecer claro retorno sobre o desempenho e melhoria.
	
	Distribuir recompensas e punições com justiça.
	
	Fazer declarações claras de desempenho.
	
	Monitorar e avaliar o desempenho no trabalho.
	
	 7a Questão (Ref.: 201403779060)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada pelas empresas com o propósito de garantir a satisfação e melhoria no desempenho individual. No entanto, quando não muito bem gerenciada costuma trazer alguns desconfortos. Qual o principal desconforto causado pela Avaliação de Desempenho (AD) para os empregados?
	
	Impunidade;
	
	Imparcialidade;
	 
	Vulnerabilidade ;
	 
	Desconfiança;
	
	Subjetividade;
	
	 8a Questão (Ref.: 201403849256)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos estágios do desenvolvimento do grupo é um período de alta emoção e tensão entre os mebros, podendo ocrrer hostilidades e lutas internas entre eles e, o grupo passa normalmente por algumas mudanças. As atenções voltam-se para os os obstáculos que se interpõem às metas do grupo. Baseado nesta afirmativa, assinale a opção de resposta que indica, corretamente, a que fase o enunciado se refere.
	
	DESEMPENHO
	
	NORMATIZAÇÃO
	
	TÍPICO
	 
	AGITAÇÃO
	
	FORMAÇÃO
	
	 9a Questão (Ref.: 201403830362)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em um grupo de trabalho é essencial reunir as contribuições dos membros, ou seja, cada tarefa unitária, para que se alcancem os objetivos. Ocorre que o desempenho de cada indivíduo pode ser influenciado de diferentes maneiras, particularmente pelo desempenho dos demais membros do grupo, o que resulta no desempenho do próprio grupo. Aronson, Wilson e Akert descreveram três tipos de tarefas unitárias, de acordo com o tipo de desempenho dos grupos. Acredita-se que os grupos conseguem melhor resultado se trabalham em uma tarefa onde o desempenho do grupo se baseia no desempenho do seu melhor membro, além disso, os membros do grupo confiam na pessoa que tem mais conhecimentos. Segundo a classificação daqueles autores, esta tarefa é conhecida como:
	
	Conjuntiva
	
	Prospectiva
	 
	Disjuntiva
	 
	Aditiva
	
	Disruptiva
	
	 10a Questão (Ref.: 201403785801)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As organizações, agora, devem ser estudadas dentro de um contexto da sociedade como um todo, pois,assim como a sociedade, elas estão em um contínuo estado de mudança, tendo em vista que seus aspectos importantes como objetivos, estruturas, tecnologia e relações informais são construções sociais. No caso da mudança, um primeiro passo da estruturação do problema seria:
	
	buscar reduzir drasticamente os custos, preservando a qualidade, de forma a manter e, se possível, conquistar novos clientes.
	 
	a definição do que é necessário mudar e de como tornar o problema público
	 
	preparar o terreno para as mudanças, formulando a estratégia organizacional, que deve estar em consonância com a estratégia pessoal
	
	o levantamento do clima e da estrutura de poder que nem sempre também fornece informações sobre a ocorrência de distorções e de resistências às mudanças.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes