Buscar

discursiva didática e formação do professor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Para a Escola Nova, a educação possuía uma filosofia em que as práticas educacionais estavam voltadas  à visão de homem e de mundo, dando assim a possibilidade de encarar a educação com maior clareza. O papel dos profissionais aqui está relacionado ao papel de um especialista. Assim sendo, disserte sobre os elementos que compõem os pressupostos pedagógicos e didáticos da Escola Nova.
	Resposta Esperada:
Para a Escola Nova, seus pressupostos trazem os seguintes elementos fundamentais: 
1. Tanto a Pedagogia como a Didática necessitam buscar uma visão mais crítica e dinâmica de investigação, aprimorando suas práticas cotidianas.
2. Tanto o processo pedagógico como o didático devem alicerçar-se na ciência do comportamento, buscando ajuda nas outras ciências, como Biologia, Sociologia e Psicologia.
3. Neste processo devem ser respeitadas as diferenças individuais e os estágios de desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos.
4. Devem-se respeitar as atividades realizadas pelas crianças de maneira natural e espontânea através de jogos e brincadeiras.
5. A aprendizagem da criança se dá através das atividades mentais por meio da utilização de objetos, levando em conta a observação, a manipulação, os questionamentos, as pesquisas, levando-os a criar meios para a solução dos problemas.
6. Os trabalhos manuais são de extrema importância, dando ao aluno a possibilidade de despertar o senso de observação e concentração .
7. Nesta perspectiva, o ensino fica centrado no aluno desenvolvendo os processo mentais, sendo que o acúmulo de conhecimentos memorizados não leva o aluno à construção de conhecimentos e que não são utilizados em seu dia a dia.
8. A escola passa a ser um elementos da comunidade e deve adaptar-se às condições sociais e culturais de cada aluno, sendo que o desenvolvimento humano ocorre e é influenciado diretamente pelos fatores ambientais e sociais.
9. A escola é o espaço que necessita beneficiar a comunicação, a cooperação e a ajuda mútua entre os alunos e demais membros da escola.
	2.
	Quando tratamos o ato de avaliar, nos deparamos com uma linha do tempo, na qual a avaliação estava e está presente na vida humana. Com isso, percebemos que o ato avaliativo na educação remonta de muitos anos e continua sendo um dos elementos essenciais para o processo educacional. Para tanto, autores brasileiros determinam que a avaliação possui seus princípios básicos. Desta forma, avaliação é um processo contínuo e ordenado, funcional, orientador e integral. Diante destes princípios, disserte sobre cada um deles.
	Resposta Esperada:
A avaliação em seus princípios determina que ela é um processo contínuo e ordenado, pois a avaliação tem o objetivo de ser integradora e oferece aos alunos e professores um feedback do processo de ensino e aprendizagem. O princípio da avaliação torna-se funcional a partir do instante em que ela verifica em que momento o aluno encontra-se, e observa se os objetivos propostos estão sendo alcançados. A avaliação torna-se orientadora no momento em que o aluno é orientado dentro de suas dificuldades em todo o processo de ensino. E, por último, a avaliação é integral, quando o professor considera o aluno em sua totalidade, dentro dos mais diversos aspectos: cognitivos, psicológicos e afetivos. Com estes princípios, a avaliação passa a ter um caráter mais significativo e eficaz para alunos e professores.

Continue navegando