sociologia - prova objetiva
23 pág.

sociologia - prova objetiva


DisciplinaSociologia26.110 materiais543.111 seguidores
Pré-visualização3 páginas
PEDRO CUTRIM 
SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL
	
	
	
	
	
	
Questão 1/10
A partir da segunda metade do século XVIII, a Europa presencia outro movimento intelectual que procura enfatizar a razão e a ciência para explicar o universo. Esse movimento ficou conhecido como Iluminismo. Por conta da influência do Iluminismo, como o século XVIII foi denominado?
	
	A
	Século das Trevas
 
	
	B
	Século das Luzes
Você acertou!
A partir da segunda metade do século XVIII, a Europa presencia outro movimento intelectual que procura enfatizar a razão e a ciência para explicar o universo. Esse movimento ficou conhecido como Iluminismo, o que rendeu ao século XVIII a denominação de Século das Luzes (p. 22).
	
	C
	Século da Ciência
	
	D
	Século da Razão
Questão 2/10
Em \u201cA ética protestante e o espírito do capitalismo\u201d, Weber procura relacionar aspectos da religião com o comportamento humano, com o objetivo de compreender o capitalismo. Sobre esta obra é correto afirmar:
I. Weber mostra que há, na ética protestante, uma pregação quase apaixonada pelo trabalho - tanto físico quanto intelectual. - duro e constante.
II. Weber entende que a riqueza desobriga o homem rico de trabalhar.
III. Weber descreve que trabalhar de maneira racional e ordenada é uma forma de agradar a Deus, de acordo com a ética puritana.
IV. Weber mostra como a ética protestante fornece ao homem determinada maneira de ser que irá encontrar correspondência no capitalismo.
V. Weber afirma que a ética protestante é a única causa do capitalismo.
 
São verdadeiras as seguintes afirmações:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I, III e IV
Você acertou!
As afirmações I, III e IV são corretas. Weber mostra que há, na ética protestante, uma pregação quase apaixonada pelo trabalho - tanto físico quanto intelectual. - duro e constante (p. 134). Weber descreve que trabalhar de maneira racional e ordenada é uma forma de agradar a Deus, de acordo com a ética puritana. (p. 135). Weber mostra como a ética protestante fornece ao homem determinada maneira de ser que irá encontrar correspondência no capitalismo. (p. 136)
	
	C
	I, III e V
	
	D
	II, IV e V
Questão 3/10
Conforme Giddens (1997), a globalização significa que o mundo está se tornando um \u201cmundo único\u201d, em que as pessoas, os países e os grupos se tornam cada vez mais interdependentes, cada vez mais conectados. Analise as afirmações abaixo sobre a globalização:
I. Um fator de grande importância para a globalização é o desenvolvimento das telecomunicações.
II. Alguns estudiosos consideram que a globalização produz uma espécie de homogeneidade cultural, pois com o poder dos grandes meios de comunicação global, as tradições e as culturas locais seriam absorvidas por uma \u201ccultura global\u201d.
III. Segundo alguns estudiosos, a globalização exerceria uma forma de \u201cimperialismo cultural\u201d que difundiria uma visão de mundo única, nos moldes das culturas dos países mais ricos.
IV. Outros estudiosos acreditam que a globalização se caracteriza por uma enorme diversidade de padrões culturais.
 
Agora, marque a alternativa correta:
 
	
	A
	Apenas as afirmações I e IV estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.
	
	D
	Todas as afirmações são corretas.
Você acertou!
Todas as afirmações são corretas. O desenvolvimento das telecomunicações é um fator de grande importância para a globalização (p. 191). Alguns estudiosos consideram que a globalização produz uma espécie de homogeneidade cultural, pois com o poder dos grandes meios de comunicação global, as tradições e as culturas locais seriam absorvidas por uma \u201ccultura global\u201d. A globalização exerceria uma forma de \u201cimperialismo cultural\u201d que difundiria uma visão de mundo única, nos moldes das culturas dos países mais ricos. No entanto, há aqueles que interpretam a globalização de outra forma. Acreditam que a globalização se caracteriza por uma enorme diversidade de padrões culturais (p. 192).
Questão 4/10
O predomínio da fé e da religião como formas de explicação e organização da vida social durou até meados do século XV. A partir do século XVI, começa na Europa um novo movimento que influenciou as artes, a ciência, a literatura e a filosofia. Como esse movimento foi chamado?
	
	A
	Iluminismo
	
	B
	Renascimento
Você acertou!
A partir do século XVI, começa na Europa um movimento chamado Renascimento que influenciou as artes, a ciência, a literatura e a filosofia (p. 20).
	
	C
	Revolução Industrial
	
	D
	Revolução Burguesa
Questão 5/10
A partir da segunda metade do século XVIII, a Europa presencia outro movimento intelectual que procura enfatizar a razão e a ciência para explicar o universo. Nesse movimento, o homem e a razão são colocados no centro do universo, e a abordagem científica ganha novo impulso. Como esse movimento ficou conhecido?
	
	A
	Iluminismo
Você acertou!
A partir da segunda metade do século XVIII, a Europa presencia outro movimento intelectual que procura enfatizar a razão e a ciência para explicar o universo. Esse movimento ficou conhecido como Iluminismo (p. 22)
	
	B
	Renascimento
 
	
	C
	Revolução Industrial
	
	D
	Revolução Burguesa
Questão 6/10
Um exemplo da perspectiva renascentista sobre a sociedade está na obra de Nicolau Maquiavel (1469-1527), intitulada O príncipe, em que procura investigar a realidade de forma realista, mais especificamente as relações de poder. Sobre essa obra é correto afirmar:
 
	
	A
	A obra de Maquiavel é uma espécie de manual para o governante, em que o autor atrela a moral cristã e a moral política.
	
	B
	Maquiavel afirma que na esfera política a piedade pode ser uma virtude, enquanto que a crueldade pode se tornar prejudicial para o governante.
	
	C
	Na obra de Maquiavel é possível notar como os ensinamentos e os dogmas da Igreja são aprovados pelas reflexões feitas por Maquiavel.
	
	D
	Maquiavel afirma que, para o governante conquistar e manter o poder precisa ter uma conduta racional tendo em vista o fim que pretende, mesmo que para isso tenha eu usar métodos não aceitos pela Igreja, como a violência e a crueldade.
Você acertou!
A alternativa correta é que descreve que Maquiavel afirma que, para o governante conquistar e manter o poder precisa ter uma conduta racional tendo em vista o fim que pretende, mesmo que para isso tenha eu usar métodos não aceitos pela Igreja, como a violência e a crueldade (p. 21).
Questão 7/10
Na sociologia, cultura se refere a um sistema de símbolos e significados, compartilhados por membros de uma sociedade, que torna possível a vida em comum. A respeito da cultura é analise as seguintes afirmações:
I. Os grupos sociais se identificam como tais e se definem pelos valores, crenças e significados que compartilham; em suma, pela cultura que têm em comum.
II. Ao longo da história, as sociedades elaboram suas culturas, com seus significados e símbolos, recebendo influências de outras culturas.
III. A cultura é dinâmica e constantemente reelaborada pelos indivíduos que a compartilham.
IV. Os padrões de comportamento de uma cultura não são estranhos às pessoas que dela não compartilham.
 
São corretas as seguintes afirmações:
	
	A
	As afirmações II e IV são corretas.
	
	B
	As afirmações I e III são corretas.
	
	C
	As afirmações I, II e III são corretas.
Você acertou!
As afirmações I, II e III são corretas. A afirmação IV é falsa porque os padrões de comportamento de uma cultura são sempre estranhos às pessoas que dela não compartilham. (p. 159)
	
	D
	Todas as afirmações são corretas.
Questão 8/10
Em relação ás distintas formas de ver as diferentes culturas, um ponto problemático se refere ao evolucionismo. O antropólogo britânico Eduard Tylor tinha uma concepção evolucionista a respeito da cultura, considerando que existiria uma linha de evolução