Buscar

Atividade_de_Autodesenvolvimento_03_Template_Final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direito e Legislação
	Nome
	MARCELO APARECIDO FERRAREZI
	RA
	82
	
Atividade de Autodesenvolvimento
	
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direito e Legislação
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Direito e Legislação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
O mais completo conceito para o referido assunto é o das palavras de Regina Helena COSTA:
No plano jurídico-positivo a capacidade contributiva significa que um sujeito é titular de direitos e obrigações com fundamento na legislação tributaria vigente, que é quem vai definir aquela capacidade e seu âmbito. No plano ético-econômico, por sua vez, relaciona-se com a justiça econômica material. Aqui se designa por capacidade contributiva a aptidão econômica do sujeito para suportar ou ser destinatário de impostos, que depende de dois elementos: o volume de recursos que o sujeito possui para satisfazer o gravame e a necessidade que tem tais recursos.
Pelo que pude entender, a capacidade contributiva, esta diretamente relacionada a renda ou capacidade de gerar recursos de um individuo, ou seja um individuo que tenha uma renda alta tende a pagar mais impostos sobre essa renda do que aquele que ganha pouco, o individuo que pode ter grandes casas e veículos de luxo pagara mais impostos sobre eles em se comparando com um individuo que possua uma casa simples e um automóvel popular.
Por isto que a lei diz que "sempre que possível os impostos terão caráter pessoal", se fosse feita uma regra única para todos as pessoas com menor renda não teriam nem para sua necessidades básicas como alimentação e vestuário que também são direitos estabelecidos por lei
Analisando a tabela do Imposto de renda do ano de 2014, podemos ter uma boa noção do que diz a lei, pois a parcela de contribuição referente ao salário recebido no mês vai aumentando conforme o montante recebido sendo pré estabelecidos valores como base para cada faixa de tributação; Dou como exemplo um individuo que recebe até R$ 1.787,77 não tem obrigação de 
pagar imposto, sendo este cobrado a partir deste teto minimo, começando com 7,5% chegando até 27,5% quando atinge o valor de R$4.463,81. 
Com vimos, o imposto de renda pessoa física é um tributo que deve, imperiosamente, obedecer ao princípio da capacidade contributiva. Este se manifesta através do sistema de alíquotas progressivas, as quais vão aumentando conforme aumenta a base de cálculo.  
 
 
 
 
Referências bibliográficas 
 
http://www.webartigos.com/artigos/o-principio-da-capacidade-contributiva-como-instumento-da-justica-tributaria/74866/ 
 
http://www.jurisite.com.br/apostilas/direito_tributario.pdf 
 
. 
 
Referências bibliográficas
Dica: Para saber mais detalhes sobre as normas da ABNT e, ainda, sobre como fazer referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos, consulte: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/biblioteca-virtual/pagina/normalizacao> e <http://www.sare.anhanguera.com/index.php/index/citacao>. Acessos em: 28 nov. 2014.
.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais