LISTA DE EXERCICIOS DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDO
22 pág.

LISTA DE EXERCICIOS DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDO


DisciplinaHomem e Sociedade2.901 materiais16.384 seguidores
Pré-visualização5 páginas
estáticos, tarifados.
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
de ser não eu, mas artigo industrial.
Assinale a alternativa incorreta:
a) O poema faz referência direta ao conceito de cultura de massa, que segundo Adorno é uma forma de controle da consciência pelo emprego de meios como o cinema, o rádio ou a imprensa.
b) De acordo com a Escola de Frankfurt o surgimento da cultura de massa, em meados do século passado, deveu-se em grande parte ao desenvolvimento do projeto iluminista que desencadeou uma crise ética e epistemológica dando origem por fim a já referida cultura de massa.
c) A Revolução Industrial não foi apenas um conjunto de inovações técnicas, mas uma forma de dominação e controle do tempo do trabalhador, essa dominação se dá por meio da disciplina e da indústria cultural.
d) O produto da indústria cultural não pode ser considerado arte em sentido estrito, já que ela tende a padronização, a ausência de conteúdo, e o apelo ao mercado.
e) A cultura de massa tem o papel de difundir por meio do mercado as culturas regionais, contribuindo para a emancipação do homem.
EXERCICIO 14
Verifique os exemplos abaixo:
I ) Não gosto de pessoas que acordam tarde. Na minha opinião, são indivíduos preguiçosos e que não produzem direito.
II) Não julgo indivíduos que não conheço. Prefiro conhecer os costumes antes de emitir minha opinião.
Os casos acima são exemplos de: Etnocentrismo e relativismo cultural
EXERCICIO 14
Uma importante característica da cultura é que, em seu processo de representação e experimentação do mundo, ela sempre inclui tudo do ambiente ao redor e do universo interno. Isso significa que: Toda cultura é universal, atribuindo valores e sentido a tudo o que existe, daí as raízes do etnocentrismo.
EXERCICIO 15
Duas concepções básicas de cultura integram-se no modo de ser dos povos: num sentido, todas as dimensões sociais originam-se da cultura (política, geografia, economia), em outro, a cultura é mais uma dimensão em meio às demais. A partir dessa afirmação, podemos dizer que: Uma concepção envolve todas as expressões de um povo. A outra, mais particular, é definida pela dimensão básica das crenças, dos valores e dos símbolos.
EXERCICIO 16
A cultura influencia profundamente na forma como vemos o mundo e como julgamos costumes diferentes dos nossos ou costumes que fogem ao padrão imposto pelas normas sociais. Por isso existe a tendência a: Julgarmos depreciativamente aquilo que foge à lógica cultural que herdamos, o que dificulta a convivência com os costumes alheios.
EXERCICIO 17
Análise o verso \u201cerro de português\u201d e responda:
ERRO DE PORTUGUÊS
Quando o português chegou
Debaixo de chuva 
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português
Faça uma avaliação crítica sobre o processo de extermínio da cultura indígena 
O processo de extermínio da cultura indígena é um processo de etnocídio, visto que há uma destruição da identidade cultural dos índios. O etnocídio é um processo que ocorre devido ao etnocentrismo (que é quando uma pessoa ou grupo social impõe sua cultura como superior e julga as outras culturas como inferiores por elas fugirem da lógica cultural que acreditam).
Então podemos dizer que o extermínio da cultura indígena ocorreu devido a dois fatores o etnocídio e o etnocentrismo.
Em que sentindo podemos considerar a ação missionária, mesmo bem intencionada, constitui uma forma de violência?
Podemos considerar que a ação missionária, mesmo que bem intencionada, constituiu uma forma de violência, pois houve uma descaracterização da cultura indígena, ocasionada pelo etnocentrismo que resultou no etnocídio da cultura indígena e na destruição da identidade cultural.
Que crítica está sendo feita a interferência do colonizador e dos catequistas na cultura indígena?
A crítica que está sendo feita é a descaracterização da cultura indígena por parte dos portuguêses que ao chegarem ao Brasil imporam traços da sua cultura ao índio.
EXERCICIO 18
A partir dos conteúdos explicados análise e reflita sobre a seguinte frase: \u201cTodas as sociedades que desenvolvessem formas de troca, comunicação e poder diferentes do mercado, da escrita e do Estado europeu, foram definidas como culturas \u201cprimitivas\u201d.
Essa frase faz referencial ao ideal de uma cultura como superior a outra (etnocentrismo). 
EXERCICIO 19
A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence\u201d. A frase, extraída de Cultura: um conceito antropológico, de Roque de Barros Laraia, é uma das principais regras da antropologia e tem a seguinte consequência teórica e prática: Ao segui-la como princípio não se pode tomar as sociedades como primitivas ou evoluídas, pois todas seriam completas a sua maneira. Considerá-las \u201cprimitivas ou evoluídas\u201d seria adotar um ponto de vista linear, evolucionista
EXERCICIO 20
Complete as frases abaixo:
A ciência e o domínio dos saberes culturais estão associados ao desenvolvimento do progresso atualmente, e o capitalismo necessita uma constante transformação, por isso os centros de poder se preocupam com a cultura.
Não podemos discutir cultura ignorando as relações de poder; a cultura é um produto da história coletiva onde as forças da sociedade se confrontam para transformá-la e se beneficiar.
As culturas dominantes têm o poder de estabelecer seu domínio sobre os povos pelos mais diversos motivos, sejam por fatores econômicos, políticos ou ideológicos.
A formação cultural do Brasil se caracteriza pela fusão de etnias e culturas, pela contínua ocupação de diferentes regiões geográficas, pela diversidade de fisionomias e paisagens e também pela multiplicidade de visões sobre a miscigenação em sentido amplo, algumas ainda presas à desinformação e ao preconceito.
EXERCICIO 21
Relacione etnocentrismo e aculturação
O etnocentrismo é um povo achar-se superior a outros, tentando assim tomar ou influenciar outros povos para que eles sigam o seu exemplo. A aculturação é perder a própria cultura adotando os valores e costumes de outros, esse processo de aculturação se dá através do etnocentrismo, pois a cultura superior tenta impor sua cultura ao povo considerado inferior resultando assim num processo de aculturação. Daí a relação entre etnocentrismo e aculturação. 
EXERCICIO 22
Fale sobre a crise identitária
Crise identitária significa crise de identidade. A crise identitária pode ocorrer como resultado de processos de aculturação ou deculturação, muitas vezes drásticos, pois podem fazer o grupo perder a estabilidade, instituir a desordem, provocar a degenerescência e até a morte do grupo. 
EXERCICIO 23
A relação entre os seres humanos e o entorno imediato é responsável por boa parte de seus padrões comportamentais e simbólicos, sem determiná-los, absolutamente. Isso significa que: a evolução dá-se, principalmente, em resposta a problemas impostos pelas condições ambientais desfavoráveis à satisfação das necessidades dos seres humanos.
EXERCICIO 24
Verifique os conceitos abaixo:
I) \u201cCultura é tudo que for criado pelo ser humano para adaptar suas comunidades às suas bases biológicas (ecossistemas e território)\u201d
II) \u201cCultura é um SISTEMA DE CONHECIMENTO do mundo. Tudo que a inteligência traduz em linguagem e símbolos, regras, crenças e formas de pensar o mundo fazem parte de nossa cultura.\u201d
Esses dois conceitos referem-se, respectivamente: Teorias do sistema adaptativo e teorias do sistema cognitivo.
EXERCICIO 25
\u201cA cultura de uma sociedade consiste em tudo aquilo que se conhece ou acredita para influenciar de uma maneira aceitável os seus membros. A cultura não é um fenômeno material: não consiste em coisas, pessoas, condutas ou emoções. É melhor, uma organização de tudo isso. É a forma das coisas que as pessoas têm em sua mente, seus modelos de percebê-las, de relacioná-las  ou de interpretá-las.\u201d
O trecho acima refere-se à: Teoria do sistema adaptativo.
EXERCICIO 26
O ser humano pode ser abordado em várias perspectivas (mítica, religiosa, científica, filosófica, do senso comum) porém,
Isabela
Isabela fez um comentário
Bom
1 aprovações
Carregar mais