Buscar

Exame físico do abdome e proctológico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semiologia II
Maria Eduarda Onofre - 4 fase - 2019/1
Exame Físico do Abdome
Rever anatomia da parede abdominal e pelve
Examinar pelo lado direito do paciente
Divisão do abdome em quatro quadrantes: QSD (vesícula, fígado), QSE (baço, flexura), QID (apêndice), QIE (sigmóide).
Divisão para fins didáticos: 
Técnicas de exame: iluminação, paciente tranquilo e relaxado, exposição total do abdome, imaginar cada órgão e de forma ordenada (inspeção, ausculta, percussão e palpação).
INSPEÇÃO: Contorno abdominal e simetria (achatado, arredondado, globoso, protuso, escavado, Batráquio, normal, plano ou atípico). Pele (cicatrizes, erupções e lesões, estrias e veias dilatadas). Cicatriz umbilical (contorno, localização, sinais de inflamação e hérnia). Pulsações (aumento das pulsações por aneurisma aórtico). Peristalse (aumento das ondas peristálticas na obstrução intestinal).
AUSCULTA: De 5 a 30 ruídos hidroaéreos/min. Antes de percutir e palpar; avaliar motilidade intestinal (RHA); avaliar presença ou ausência de sopros (estenose da a. renal); auscultar normalmente um único ponto para RHA (QID).
PERCUSSÃO:Avaliar a intensidade e a distribuição dos gases no abdome; Identificar possíveis massas sólidas; Estimativa das dimensões do fígado e baço; Percutir suavemente nos 4 quadrantes; Predomínio do som (timpânico: gases. maciço: fezes e líquidos, massas); Observar regiões de som para orientar posterior palpação; Percutir borda inferior do tórax (direita: fígado. esquerda: timpanismo).
PALPAÇÃO: Superficial (tranquilizar e relaxar o paciente; identificar hipersensibilidade abdominal; identificar massas superficiais; palpar os quadrantes com movimentos suaves). 
Órgãos possíveis de serem palpados: fígado, rins, aorta abdominal, ceco, cólon transverso e sigmóide.
A palpação abdominal compreende 4 etapas que devem ser cumpridas uma após a outra:
Superficial: parede abdominal e das vísceras que podem alcançá-la, investiga a sensibilidade, resistência, continuidade da parede e pulsações. Localização e irradiação tem estreita relação com o local da dor e a víscera ali projetada. 
Pontos dolorosos: gástricos (xifoidiano e epigástrico), biliar (Murphy: se +, colecistite aguda), McBurney ou apendicular (sinal de Blumberg) e ureterais: bordas laterais dos m. reto abdominais (na intersecção que passa pelo umbigo e no cruzamento que passa pela linha da EIAS).
Profunda: massas palpáveis ou tumorações, órgãos contidos na cavidade abdominal. Analisa localização, forma, volume, mobilidade, pulsatilidade e consistência.
Fígado: palpar o hipocôndrio direito, flanco direito e o epigástrico, indo do umbigo ao rebordo costal, pode-se colocar a mão sobre a loja renal direita e forçar para cima e pode colocar o paciente em decúbito semi-lateral esquerdo e palpar com as mãos em garra. Analisar a borda e a superfície (espessura, superfície, consistência e sensibilidade dolorosa (ICC, metástases) ou indolor (cirrose)).
Baço e outros órgãos, e manobras especiais: 
Vesícula: normalmente não é palpável e quando é palpável há obstrução de ductos ou tumoração. Regra de Courvoisier: palpável em pcte ictérico considera-se tumor de cabeça de pâncreas. 
Baço: são os mesmos métodos do fígado, porém em QSE e para que ele se torne palpável é necessário que alcance o dobro de seu tamanho normal.
Cólon transverso: indivíduos magros ou parede flácida, impressão de uma corda de direção transversal que rola sob os dedos do examinador.
Sigmóide: QIE, corda firme e pouco móvel e se conter fezes varia de pastosa a pétrea.
Exame Proctológico:
Permite a detecção precoce de doenças malignas;
Local de fácil acesso aos métodos semiológicos;
Anamnese: dor, hemorragia, secreção de muco, prolapso, alteração do hábito intestinal, perda de peso, palidez, astenia, dor abdominal, incontinência e prurido anal.
Posição: Sims: decúbito lateral esquerdo; e genupeitoral;
 
Inspeção: estática (olhar) ou dinâmica (manobra de Valsalva para aumentar a pressão intra abdominal);
Palpação: palpar a região peri-anal, perineal e ano-retal;
Toque anorretal: procedimento específico
Anuscopia: anuscópio, com foco de luz.
Retossigmoidoscopia: rígida ou flexível.
Doenças: abcesso, fístula, fissura anal, hemorróidas, cisto pilonidal, condiloma, plicoma perianal, papilite, prurido, tumores, DST, constipação, diverticulite, chron, retocolite, pólipos ou câncer.

Outros materiais