Buscar

SDE0120_AV2 ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0120_AV2 » ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	Professor:
	CRISTINA ALVES DE LIMA
	Turma: 
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 
	
	 1a Questão (Ref.: 201201429739)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	De acordo com a Lei no 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, fica estabelecido em seu Art.11o - O Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe como integrante da equipe de saúde, nesse sentido, quais seriam as atividades de enfermagem:
		
	
Resposta: nao negar, socorro em nem um momento intra ou extrahospitalar, orientar treinar e capacitar sua quipoe de enfermagem , tecnicos e auxiliares, seguir as sistematizaçao , ter plano de açao, realizar consultas de enfermagem, pode exercer sua profissao em tdo teritorio nacional desde que esteja escrino em um conselho reginal...
	
Gabarito: As atividades podem ser a assistência de enfermagem à gestante, parturiente e puérpera; acompanhamento da evolução e do trabalho de parto; prevenção e controle sistemático de infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201428017)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A enfermagem como profissão é organizada e estruturada por códigos e leis aceitos e aprovados pela comunidade profissional, devendo ser conhecidos por todos os profissionais da área. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes. I . Considere a seguinte situação hipotética: Durante seu período de trabalho, o enfermeiro Raimundo presenciou outro colega de profissão privar, deliberadamente, de cuidados higiênicos, um paciente que permaneceu durante horas sujo de urina e fezes, por considerar que se tratava de um paciente terminal. Nessa situação, ao denunciar o colega ao Conselho Regional de Enfermagem (COREn), o enfermeiro Raimundo agirá em conformidade com o código de ética dos profissionais de enfermagem, o qual preceitua que é proibido ao enfermeiro praticar maus tratos, cooperar para que aconteçam ou com eles ser conivente. II - A capacidade legal para exercer a profissão é conferida ao enfermeiro somente após ter seu título registrado no COREn da respectiva região. III - O enfermeiro lida com vidas humanas e, nesse sentido, é obrigado a atuar obedecendo os preceitos dos Códigos Civil, Penal e de Ética Profissional. Quando pratica atos lesivos contra a vida, a exemplo da eutanásia, deve responder pela infração. IV - Um profissional de enfermagem que aplica uma medicação em dose errada a um paciente causa danos à saúde ligados a lesão corporal tipificada como infração ética leve, independentemente do tipo de conseqüência acarretada.
		
	
	Somente as alternatinas I e II são verdadeiras
	
	Somente a alternativa III é verdadeira
	
	Somente as alternativas III e IV são verdadeiras
	 
	As alternativas I, II e III são verdadeiras
	
	Somente a alternativa I é verdadeira
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201429660)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com o Código de Ética de Enfermagem no Artigo 88, são consideradas infrações graves as que provoquem:
		
	 
	perigo de vida.
	
	desconforto físico.
	
	morte.
	
	amputação.
	
	deformidade permanente.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201503738)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para caracterizar a situação, podemos dizer que em algumas situações onde o segredo profissional pode ser quebrado como o consentimento da pessoa, o dever legal ou a existência de uma justa causa; que é avaliada pela verificação entre os interesses individuais e públicos, entre riscos individuais e benefícios sociais. Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro QUANTO A CONDUTA.
		
	
	O Princípio da Legalidade, que é um preceito constitucional, a observância da legislação civil e penal e, o interesse de ordem moral e social,não são os sustentáculos norteadores da conduta profissional.
	
	Nenhuma das alternativas acima estão corretas
	
	Essas pessoas, no exercício de suas atividades, tornam-se confidentes das pessoas com as quais se relacionam no âmbito de sua atuação e, por isso, não devem guardar sigilo acerca de tudo quanto souberem. O dever de não guardar segredo só existe, portanto, quando o agente o conhece em razão de sua atividade.
	 
	Ofício é atividade manual e profissão deve ser entendida como a atividade laborativa lucrativa, desempenhada de forma habitual, como a dos advogados, médicos, engenheiros, dentistas etc. A norma alcança os colaboradores dos profissionais, tais como auxiliares de enfermagem, enfermeiras e secretárias que, igualmente, podem ter acesso aos segredos confessados àqueles.
	
	Art. 121. Orientar, na condição de Enfermeiro, a equipe sob sua responsabilidade sobre o dever do sigilo profissional Perante ao Código de Ética.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201552964)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Ética e pesquisa Biomédica em Enfermagem, aspctos Legais e documentos básicos têm orientado o desenvolvimento das normas e códigos de ética na investigação biomédica e em saúde: O Código de Nuremberg: teve sua origem na devastadora pesquisa realizada sem nenhum conceito de participação ou consentimento voluntário, durante a Segunda Guerra Mundial; Declaração de Helsinque: desenvolveu uma compreensão crescente das diferenças entre a investigação terapêutica e a não-terapêutica e ampliou a compreensão dos tipos de informação que devem receber os sujeitos potenciais da investigação. PRINCÍPIOS ÉTICOS: São universalmente importantes para todas as práticas de saúde, mas a maneira como eles são aplicados podem, numa determinada situação, diferir de uma cultura para outra; São os mesmos aplicáveis na Pesquisa em Enfermagem daqueles utilizados na prática e na pesquisa, como na prática o paciente tem direitos e o enfermeiro tem a responsabilidade e princípios sob o ângulo da pesquisa. Pergunta-se: O que estabelece a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde .
		
	
Resposta: todo enfermeiro tem pode fazer pesquisa , desde que tenha seus pacientes nao sejam pessoal indefesas ( crianças, idosos, detentos,...)sempre deixar claro os gravidade... respeitar se paciente quizer interonper o tratamento.
	
Gabarito: A Pesquisa aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Neles estão inclusos a recomendação às pessoas interessadas a fazer pesquisa, a uma leitura profícua da Resolução, cujo conteúdo irá esclarecer e auxiliar o pesquisador a seguir os ditames éticos em vigor; O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem inclui diversos artigos referentes à realização ou participação em pesquisa, assim como para sua publicação.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201429664)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O parágrafo único do artigo 45 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem permite, nos casos previstos em Lei, que o profissional decida participar ou não no ato abortivo. As situações previstas no Código Penal Brasileiro são aquelas em que:
		
	
	a gestação é indesejada porque a mãe adquiriu, durante a gravidez, doença lesiva ao feto.
	 
	a mãe corre risco de vida ou a gestação é decorrente de estupro
	
	o aborto é terapêutico, eugênico ou por motivo social.
	
	o aborto tem indicação eugênica, econômica ou social/sentimental.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201427474)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a única alternativa correta:
		
	
	São funções do Sindicato: Representar legalmente a categoria;Defender o interesse da profissão;Lutar pelos direitos sociais e econômicos;Lutar pela valorização da força de trabalho da Enfermagem;Disciplinar e fiscalizar a profissão.
	 
	Os Conselhos (COREN E COFEN) são órgãos disciplinadores da profissão e deassociação obrigatória.
	
	O Conselho Federal e os Conselhos Regionais não são órgãos disciplinadores do exercício profissional de enfermeiros e das demais profissões compreendidas nos serviços de enfermagem.
	
	ABEN é uma sociedade civil, sem fins lucrativos. É uma entidade de direito privado, de caráter cultural, científico e político, regida por um estatuto com prazo e vigência indeterminada. Nela se associam individual e obrigatoriamente enfermeiro (os), técnicos de enfermagem e demais profissionais como sócios efetivos, além de estudantes dos cursos de graduação em enfermagem como sócios especiais.
	
	A ABEN luta em defesa da classe, promovendo o desenvolvimento técnico, científico, cultural e político e por isso, a associação é obrigatória.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201488660)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	1.A Enfermagem e suas atividades Auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição na área onde ocorre o exercício.O planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem é uma atribuição do caráter
		
	
	Nenhuma das alternativas acima
	
	Comum aos profissionais da enfermagem
	
	Comum ao enfermeiro e ao técnico de enfermagem apenas;
	
	Privativo do médico.
	 
	Privativo do enfermeiro
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201502285)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração anecessidade e o direito de assistência em enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos edanos e acessível a toda população.O presente Código teve como referência os postulados da Declaração Universal dosDireitos do Homem, promulgada pela Assembléia Geral das Nações Unidas (1948) e adotada pela Convenção de Genebra da Cruz Vermelha (1949), contidos no Código de Ética do Conselho Internacional de Enfermeiros (1953) e no Código de Ética da Associação Brasileira de Enfermagem(1975). Teve como referência, ainda, o Código de Deontologia de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (1976), o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (1993) e as Normas Internacionais e Nacionais sobre Pesquisa em Seres Humanos [Declaração Helsinque (1964), revista em Tóquio (1975), em Veneza (1983), em Hong Kong (1989) e em Sommerset West (1996) e a Resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde (1996). Mediante ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Marque a opção correta que caracteriza as Relações profissionais e Direitos.Descritas no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.
		
	
	Art. 3º - Apoiar as iniciativas que visem ao aprimoramento profissional e à defesa dos direitos pessoais da categoria e da sociedade.
	
	Do Capítulo I, Das Relações Profissionais e Dos Direitos, Art. 4º - Obter desagravo público e privado por ofensa que atinja a profissão, por meio do Conselho Federal de Enfermagem
	
	Nenhuma das opções acima contemplam o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem
	 
	Art. 2º - Aprimorar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais que dão sustentação a sua prática profissional.
	
	Art. 1º - Exercer a enfermagem sem liberdade, sem autonomia e ser tratado segundo os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201502181)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Relativamente às situações limite do segredo profissional por nós colocadas, podemos constatar que em relação à situação limite do segredo profissional, em que uma parturiente VIH-positivo pede à equipa de enfermagem para não divulgar ao marido que é seropositiva, pois contraiu o vírus com o anterior companheiro, a maioria dos enfermeiros entende que não se deve divulgar ao marido, pois está em causa, uma quebra de segredo profissional. Em relação, à situações limite de uma mulher que se dirige ao serviço de urgência e demonstra marcas evidentes de ter sofrido agressões físicas, e confessa que foi agredida pelo marido, mas que não pretende efectuar queixa, e pede ao profissional de enfermagem para não o fazer. O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de: O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de da humanização dos cuidados. Marque a opção correta abaixo, de acordo com o segredo profissional.
		
	
	Manter no desempenho das suas atividades, em todas as circunstâncias, um padrão de conduta pessoal que dignifique a profissão ou para prejudicar o paciente/cliente.
	 
	Integrar a equipa de saúde, em qualquer serviço em que trabalhe, colaborando, com a responsabilidade que lhe é própria, nas decisões sobre a promoção da saúde, a prevenção da doença, o tratamento e recuperação, promovendo a qualidade e dando valor para os serviços do hospital e não respeitando o seu cliente/pacinte.e Assim, revelando o segredo.
	 
	Abster-se de receber benefícios ou gratificações além das remunerações a que tenha direito; e manter seguro o segredo profissional uma vez que lhe foi revelado e que não venha prejudicar a outra pessoa.Assim, o profissional não deverá revelar o segredo que lhe foi confiado.
	
	Não ser solidário com os outros membros da profissão em ordem à elevação do nível profissional do enfermeiro, que constitui a revelação do segredo profissional.
	
	Dos deveres para com a profissão Consciente de que a sua ação se repercute em toda a profissão, o enfermeiro assume o dever de revelar o segredo em qualquer circunstância, seja ela qual for a sua natureza.

Outros materiais