Buscar

Trabalho II - Empresário e Comerciante, diferenças e igualdades.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Empresário e Comerciante, diferenças e igualdades.
É comum ouvirmos, em nosso dia-a-dia, o emprego dos vocábulos empresário e comerciante como sinônimo. Para nós, operadores do Direito, é fundamental conhecer a distinção entre eles, na medida em que não podemos empregar esses termos sem nos atentarmos para a real diferença existente entre eles.
O ponto de partida para a identificação da diferença entre empresário e comerciante, está na teoria adotada pelo ordenamento jurídico brasileiro, que é a teoria formal. Formal, pois existe uma lei que dá forma ao empresário, ou seja, a lei 10.406/2002 no seu artigo 966 que descreve quem é o empresário, aduzindo que - Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
Para o comerciante existe a teoria real, pois não há lei que o defina, dessa maneira podemos dizer que o comerciante seja aquele que com capacidade, faz compra e venda com intuito ao lucro de forma habitual, agindo em nome próprio. 
Diante do exposto acima podemos concluir que todo comerciante é um empresário, mas nem todo empresário é um comerciante, isto porque para um comerciante é indispensável a compra e venda, já para o empresário podemos substituir a compra e venda pela prestação de serviços.

Outros materiais