Buscar

Prova 01 sistemas distribuidos

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Sabrina Luana Soares (1308675)
	
	Disciplina:
	Sistemas e Aplicações Distribuídas (GTI04)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:444520) ( peso.:1,50)
	Prova:
	9852671
	Nota da Prova:
	8,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As memórias são os dispositivos responsáveis pelo armazenamento dos dados num sistema computacional, seja na forma volátil ou permanente, cabendo ao sistema operacional o gerenciamento e o controle ao acesso a estes dados através das técnicas de alocação de memória. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a técnica de alocação de memória que permite que as tarefas definam previamente o tamanho que necessitam:
	 a)
	Alocação contígua de único usuário.
	 b)
	Alocação particionada dinâmica.
	 c)
	Alocação particionada fixa.
	 d)
	Alocação por paginação.
	2.
	O sistema operacional é resultado das constantes inovações que ocorreram durante as últimas décadas. Este processo cronológico é dividido pelos autores por gerações, sendo cada geração definida com base nas suas principais características. São características da segunda geração:
I- Surgimento das linguagens de programação, como Assembly e Fortran.
II- Possibilidade de execução de um programa enquanto outro aguarda uma requisição de entrada e saída.
III- Surgimento dos sistemas operacionais de rede.
IV- Surgimento do conceito de JOB, sendo escritos em cartões perfurados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	Os computadores modernos são constituídos de processadores, memórias, temporizadores, discos, dispositivos apontadores tipo mouse, interfaces de rede, impressoras e uma ampla variedade de outros dispositivos, cabendo ao sistema operacional fornecer uma alocação ordenada e controlada destes. Acerca do gerenciamento de recursos do sistema operacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O funcionamento de forma transparente entre todos os dispositivos do computador somente será possível se o sistema operacional garantir que eles sejam acessados e controlados conforme regras previamente estabelecidas.
(    ) Nos sistemas operacionais monousuários, não há necessidade de gerenciamento de recursos, uma vez que permite a utilização por apenas um usuário.
(    ) Tanto uma impressora como uma unidade de disco podem ser acessados de forma simultânea, cabendo ao sistema operacional o seu gerenciamento. 
(    ) Quando um computador ou uma rede tem múltiplos usuários, a necessidade de gerenciar e proteger a memória, dispositivos de entrada e saída e outros recursos é muito maior.
(    ) A principal tarefa do sistema operacional é manter o controle sobre quem está usando determinado recurso, garantindo suas requisições, controlando as contas e mediando conflitos de requisições entre diferentes programas e usuários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V - V.
	4.
	Os sistemas operacionais com multiprocessamento permitem que uma tarefa possa ser dividida e executada, ao mesmo tempo, por mais de um processador. Alto desempenho pode ser obtido com processamento vetorial ou com processamento paralelo. Sobre esses níveis de processamento, analise as seguintes afirmativas:
I- Um processador vetorial possui instruções que permitem operar com vetores inteiros.
II- No processamento paralelo, a aplicação deverá obrigatoriamente ser executada por mais de um processador.
III- O processamento vetorial permite a manipulação e a operação com matrizes parciais.
IV- No processamento paralelo, a aplicação precisa ser dividida em partes que sejam independentes.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	5.
	Segundo Deitel (2005, p. 239), "o gerenciador de memória é um componente do sistema operacional que se preocupa com o esquema de organização da memória do sistema e com as estratégias de gerenciamento de memória. O gerenciador de memória determina como o espaço de memória disponível é alocado a processos e como responder a mudanças na utilização da memória de um processo". Sobre as estratégias de gerenciamento de memória, analise as sentenças a seguir:
I- Swapping é uma estratégia utilizada na gerência de memória de um computador, consistente na utilização de algoritmos de otimização para minimizar o desperdício no uso da memória devido à fragmentação.
II- A estratégia de paginação permite a alocação de vários processos em áreas diferentes da memória física, desde que essas sejam contíguas.
III- A estratégia de alocação dinâmica de memória utiliza algoritmos para escolher onde um determinado programa será alocado na memória, sendo que o algoritmo first-fit é o que apresenta melhor performance.
IV- Uma das vantagens da estratégia de gerenciamento de memória por segmentação é a possibilidade de separar regiões de memória conforme a utilização desta.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DEITEL, Harvey M. Sistemas operacionais. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	6.
	Segundo Tanenbaum (2007, p. 4), "os sistemas operacionais passaram por um processo gradual de evolução, sendo que estes sempre estiveram diretamente atrelados à arquitetura de computadores sobre a qual eles são executados". A partir disso, no sentido de haver uma melhor compreensão sobre esse processo de evolução, alguns autores especializados no assunto resolveram dividir a história dos computadores e dos sistemas operacionais em gerações. Sobre as gerações dos computadores e dos sistemas operacionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O desenvolvimento dos sistemas operacionais de rede, assim como dos sistemas operacionais distribuídos, é resultado do desenvolvimento das redes de computadores pessoais e pertencem à atual quarta geração de sistemas operacionais.
(    ) A primeira geração dos computadores era desprovida de um sistema operacional, porquanto a programação era realizada especificamente para cada máquina.
(    ) A terceira geração dos computadores ficou conhecida pela utilização dos sistemas de processamento em lote (batch).
(    ) O IBM 360 foi a primeira linha de computadores a usar circuitos integrados (Cis) em pequena escala, que tinha por propósito permitir a execução do mesmo sistema operacional em qualquer um dos modelos da referida família.
(    ) A quarta geração é marcada pelo surgimento da Escala Ultra Larga de Integração e do Sistema Operacional MS-DOS.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: TANENBAUM, Andrew S. Sistemas distribuídos: princípios e paradigmas. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
	 a)
	V - F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V - F.
	7.
	Os sistemas operacionais são componentes essenciais para o desempenho de praticamente qualquer sistema de computação, dos menores, a exemplo dos sistemas embarcados e telefones celulares, aos gigantescos, a exemplo dos grandes centros de processamento de dados. Apesar da vasta pluralidade de sistemas operacionais existentes, cada qual é escrito para atender a um conjunto de necessidades operacionais. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sistemas operacionais de grande porte.
II-Sistemas operacionais de servidores.
III- Sistemas operacionais de multiprocessadores.
(    ) São sistemas que utilizam recursos de processamento para atender múltiplos usuários numa rede, permitindo compartilhar recursos de hardware e de software, fornecendo serviços de impressão, de arquivo, de acesso à web, entre outros. 
(    ) São sistemas orientados para o processamento simultâneo de muitas tarefas e quantidades prodigiosas de E/S, oferecendo, normalmente, serviços em lote, processamento de transações e tempo compartilhado.
(    ) São sistemas especiais, normalmente variações dos sistemas operacionais de servidores com aspectos especiais de comunicação e conectividade, obtendo potência computacional ao conectar múltiplas CPUs em um único sistema.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	III - I - II.
	8.
	O Sistema Operacional é o responsável pela alocação dos diversos recursos em sistemas com um ou mais usuários. A alocação deve ser feita de forma eficiente para não prejudicar o desempenho do sistema, sendo a alocação de memória um processo altamente crítico. No que tange à alocação de memória, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na alocação contígua, os programas estão limitados ao tamanho da memória principal disponível para o usuário.
(    ) Na alocação particionada fixa, as partições são definidas na inicialização do sistema, não havendo possibilidade de alteração.
(    ) Na alocação particionada dinâmica, persiste o problema de fragmentação, que ocorre ao término da execução dos programas e sua retirada da memória.
(    ) Com o objetivo de resolver o problema da fragmentação, foram desenvolvidas duas soluções, que consistem em reunir os espaços adjacentes, produzindo um único espaço de tamanho maior e a realocação de todas as partições ocupadas, eliminando os espaços entre elas.
(    ) Novas técnicas de alocação de memória foram desenvolvidas com o objetivo de melhorar o desempenho do computador, tais como: swapping, memória virtual e paginação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - F - V.
	 d)
	V - V- F - F - V.
	9.
	A partir da evolução dos componentes de hardware que compõem um computador, houve a necessidade dos sistemas operacionais acompanharem esta evolução. Com isso, atualmente existem diversos sistemas operacionais que atendem às mais variadas demandas do mercado. Entre eles, encontram-se os sistemas operacionais classificados como fortemente acoplados e fracamente acoplados. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- A interligação dos sistemas fracamente acoplados pode ser do tipo barramento, conectados através de uma única linha, ou do tipo organização distribuída, o qual possui diversas linhas de comunicação.
II- O sistema operacional de rede permite que um computador compartilhe seus recursos com os demais computadores da rede, como, por exemplo, uma impressora. 
III- A organização funcional do sistema fortemente acoplado pelo barramento cruzado permite a conexão simultânea das unidades funcionais, com o gerenciamento dos conflitos de acesso à memória. 
IV- No sistema operacional distribuído, o usuário consegue identificar os computadores que compõem o sistema.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	10.
	O mercado disponibiliza diversos tipos de sistemas operacionais, sendo que, segundo Tanenbaum (2009, p. 20), "no topo estão os sistemas operacionais para computadores de grande porte - aqueles que ocupam uma sala inteira, ainda encontrados em centros de dados de grandes corporações". Sobre os sistemas operacionais de grande porte, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os sistemas operacionais para computadores de grande porte distinguem-se dos sistemas operacionais para computadores pessoais em termos de capacidade de Input/Output (I/O).
(    ) Os computadores de grande porte são comumente aplicados em servidores web e servidores para sites de comércio eletrônico em larga escala, já que estes exigem uma grande capacidade de processamento simultâneo.
(    ) Os sistemas operacionais para computadores de grande porte normalmente oferecem três tipos de serviços, quais sejam: em fila, relacional e compartilhado.
(    ) Nos sistemas operacionais de tempo compartilhado, há a administração de grandes quantidades de pequenas requisições, ou seja, cada unidade de trabalho é pequena, mas o sistema precisa tratar centenas ou milhares delas por segundo.
(    ) Os sistemas operacionais relacionais dispensam a interação do usuário, posto que sua gerência ocorre a partir de uma memória secundária que se encontra relacionada à memória principal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: TANENBAUM, Andrew S. Sistemas distribuídos: princípios e paradigmas. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
	 a)
	V - V - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F - V.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes