AV EJA
24 pág.

AV EJA


DisciplinaEja - Educação de Jovens e Adultos658 materiais11.032 seguidores
Pré-visualização8 páginas
a várias outras cidades do interior de Pernambuco. Destaca-se, na proposta ações no campo do teatro, atividades culturais realizadas nas praças públicas, além de escolas para crianças e adultos. A educação era concebida como proporcionadora das condições intelectuais para um maior esclarecimento dos trabalhadores; assim, o acesso à leitura e à escrita oportunizariam a ampliação do entendimento político das classes populares em função de um engajamento voltado para a transformação social.
Para o MCP (Movimento de Cultura Popular) a educação trazia como proposta:
I.    ações no campo do teatro, atividades culturais
II.   educação proporcionadora de condições intelectuais para os trabalhadores.
III. acesso à leitura e a escrita ampliando o entendimento político das classes populares.
IV.  entendida como educação funcional, isto é, treinamento de mão de obra.
 
		
	 
	E. Somente I, II e III estão corretas
	
	 8a Questão (Ref.: 201301644780)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma das maiores marcas da expansão da educação pós-64 esteve pautada na transferência de verbas públicas para o empresariado da educação. Essa expansão ocorreu sobre forte influência de ¿técnicos¿ norte ¿ americanos que tinha como objetivos seguir uma orientação que assegurou a adequação do sistema escolar brasileiro aos preceitos da teoria do ¿capital ¿ humano¿. O capital - humano, era visto à medida em que o trabalhador
		
	 
	Ascende na escala da escolarização formal.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301222891)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Através do Mobral, o regime militar definiu claramente a sua linha de ação nacional em relação à educação popular, tendo como concepções alfabetizadoras e as intencionalidades políticas bem diferente da proposta teórico-metodológica de Paulo Freire, esvaziados de sua ótica problematizadora.
Analisando o papel político do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), podemos afirmar que:
 
		
	 
	3. A compreensão dessa nova campanha de massa deve ser buscada não apenas nas idéias que conectam educação e desenvolvimento econômico, também na dimensão de sua utilização como instrumento de controle ideológico das massas.
	
	 10a Questão (Ref.: 201301640110)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa INCORRETA sobre as primeiras Campanhas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil:
		
	 
	A maior parte dos professores que atuavam na EJA possuíam formação superior.
	 
	
		
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201301281029)
	
	Apresente duas ações dos governos militares para a educação de adultos.
		
	
	
Compare com a sua resposta: A expansão da cruzada Ação Básica Cristã; o MOBRAL, Movimento Brasileiro de Alfabetização e o Ensino Supletivo.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201301137426)
	
	Que contribuições os Centros Populares de Cultura, ofereceram à bandeira da educação de jovens e adultos?
		
	
Compare com a sua resposta: entendendo que a EJA não se resumia ao simples fato de ensinar ler e escrever letras, mas, sobretudo, ao ato de tornar esse indivíduo, reconhecido como marginalizado, um cidadão participativo e consciente de seus atos, o CPC da UNE levava cultura às classes mais desfavorecidas da sociedade, utilizando peças teatrais para que o povo adquirisse cultura e mais entendimento da realidade local e global, propiciando assim, o exercício de interpretar o mundo.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201301141380)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na elaboração do currículo da EJA devemos incorporar uma perspectiva intercultural de educação. Nesse sentido, podemos apontar como corretas as seguintes premissas:
I. A necessidade de reconhecimento da diferença e da pluralidade advindas do universo da juventude;
II. A manutenção de uma lógica de hierarquização de saberes e conhecimentos;
III. O desenvolvimento de relações dialógicas e igualitárias na escola.
 
		
	 
	Estão corretas as opções I e III
	
	 4a Questão (Ref.: 201301222893)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na modalidade EJA  destacamos a importância do reconhecimento da diversidade e da alteridade na pratica educativa, tendo como perspectiva a aproximação da realidade dos educandos e a construção coletiva e horizontal de saberes e conhecimentos.
 
Sinalize a UNICA porposição que NÃO corresponde a estratégia didática que corrobora para essa concepção politico-pedagógica:
 
		
	 
	B. Ignorar as singularidades e nuances da condição de nenhuma ou de baixa escolaridade, como sendo um grande desafio para as escolas;
	
	 5a Questão (Ref.: 201301228986)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabemos que as escolas de EJA recebem como alunos e alunas uma juventude com histórias e experiências de vidas diversificadas: vida profissional, histórico escolar, ritmo de aprendizagem, estrutura de pensamento, origens, etnias, idades, crenças etc. No entanto a riqueza desse universo, marcado pela diversidade e pluralidade, não é reconhecida e valorizada no ambiente escolar. Para atender essa diversidade que CURRÍCULO propor?
		
	 
	b. Um currículo multicultural, plural contemplando essa realidade.
	
	 6a Questão (Ref.: 201301141290)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Numa escola de Educação de Jovens e Adultos, desejava-se implantar um currículo que partisse da concepção de conhecimentos em rede e que se aproximasse da vida cotidiana. Assinale a opção coerente com essa concepção de organização curricular.
		
	 
	A aquisição do conhecimento orienta-se pela lógica da incorporação de saberes diversos que interagem entre si e que criam condições mais plenas de aprendizagem.
	
	 7a Questão (Ref.: 201301253754)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em pleno século XXI, ainda amargamos uma dura realidade de atraso e exclusão desvelada nas estatísticas que apontam dados alarmantes: Rummert (2002), revela que:
		
	 
	10% da população jovem ainda se encontra à margem de uma escolaridade básica, o que pelo censo realizado no ano de 2000 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) representa aproximadamente cerca de 16,6 milhões de pessoas.
	
	 8a Questão (Ref.: 201301640682)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando teóricos da Educação afirmam que ¿ensinamos o que somos¿, eles estão reforçando o conceito de:
		
	 
	Currículo Oculto
	
	 9a Questão (Ref.: 201301222680)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Mobral oferecia à população a alfabetização e as quatro primeiras séries do ensino fundamental: "Buscava-se instituir um movimento permanente de alfabetização e semiprofissionalização de adolescentes e adultos, durável enquanto persistissem as elevadas taxas de analfabetismo observadas no país" (BEISIEGEL, 1982: 174).
Analisando o papel político do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), podemos afirmar que:
		
	 
	5.  A compreensão dessa nova campanha de massa deve ser buscada não apenas nas idéias que conectam educação e desenvolvimento econômico, também na dimensão de sua utilização como instrumento de controle ideológico das massas.
	
	 10a Questão (Ref.: 201301141011)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na década de 1990 observa-se um movimento de desresponsabilização da União pela EJA. Assinale o item que NÃO caracteriza esse cenário histórico:
		
	 
	O MEC transfere para a esfera pública a responsabilidade pela EJA e exige dos municípios e estados a implementação imediata dessa política educacional.
	
		
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201301141457)
	
	Na disciplina Currículo, Juventude e Educação de Jovens e Adultos destacamos a importância do reconhecimento da diversidade e da alteridade na pratica educativa, tendo como perspectiva a aproximação da realidade dos educandos e a construção coletiva e horizontal de saberes e conhecimentos. Apresente