Buscar

AV1 - Licenciatura - Seminário da Prática I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Pensar atividade interdisciplinar no espaço escolar é realmente um grande desafio, pois segundo Fazenda (1994) o modo de conceber o conhecimento ainda remete o professor aos modelos de sua própria formação, como também à estruturação histórica da instituição - escola. Conhecer a realidade em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção, atualmente nos é sugerido como elemento auxiliar na organização do trabalho pedagógico. No que se refere ao encaminhamento ligado à proposta curricular, e contribuição de outras áreas do conhecimento; torna-se importante observar e, é Correto considerar que:
Alternativas:
a)As várias ciências, contribuem de maneira ínfima com a educação, pois cada uma possui especificidades que às vezes, são consideradas obsoletas no espaço escolar.
b)A escola sempre reservou espaço para a investigação e a pesquisa, mesmo seguindo a exigência do pensar além do objeto investigado, em sintonia com as demais áreas do conhecimento.
c)O processo de ensino e aprendizagem, no espaço escolar, sempre foi pautado na junção de áreas de conhecimento, disciplinas e conteúdos.
d)A compreensão dos aspectos filosóficos, sociais, históricos, econômicos, políticos e culturais ajudam a configurar e condicionar a Educação no espaço escolar.
2) O currículo inspira o "debruçar-se sobre o conhecimento". Pensar em interdisciplinaridade corresponde a pensar sobre o conhecimento histórico e as abordagens realizadas por intermédio do currículo no espaço escolar. Respeitando a participação do professor diante do trabalho interdisciplinar, no que se refere, às questões burocráticas ligadas ao planejamento, na escola, é Correto afirmar que compete ao professor:
Alternativas:
a)Participar da formulação, discussão e avaliação das atividades a serem realizadas durante o ano letivo.
b)Aguardar o planejamento de todas atividades realizadas pelo professor pedagogo, para iniciar sua aplicação em sala de aula.
c)Priorizar a participação dos pais e da comunidade, para a efetivação do trabalho interdisciplinar em sala de aula.
d) Alheio à realidade atendida, participar do trabalho interdisciplinar, favorecendo a organização fragmentada dos conteúdos.
3) Interdisciplinaridade, requer um conjunto de conhecimentos maior do que aquele advindo de uma formação específica. Sugere promoção de efetiva integração dos componentes curriculares das diferentes áreas do conhecimento. Ainda sobre interdisciplinaridade, é Correto afirmar que, implica em o professor:
Alternativas:
a)Conhecer, dominar e articular os conteúdos e metodologias específicas das diferentes áreas de conhecimento.
b)Organizar o desenvolvimento de atividades, impondo uma mesma regra para todas as disciplinas, nas diferentes áreas do conhecimento.
c)Padronizar comportamentos seguindo o delimitado pela elite e pela Patrulha escolar.
d)Manter metodologia especificamente voltada ao ensino tradicional, pois somente essa prática favorece o trabalho interdisciplinar.
4) Realize a leitura das afirmativas indicando (V) para Verdadeiras e (F) para Falsas.
( V ) No contexto de interdisciplinaridade, cabe ao professor estabelecer relações entre conteúdos de sua disciplina e de outras, sempre que o contexto exija,
( V ) Na interdisciplinaridade conceitos, teorias ou práticas ligadas à uma disciplina, auxiliam na compreensão de um recorte de conteúdo qualquer, ligado à uma outra disciplina,
( V ) Interdisciplinaridade permite incorporar ao trabalho docente as novas tecnologias de informação e comunicação,
( F ) A dinâmica em torno da interdisciplinaridade deixa de alcançar êxito quando o professor parte do conhecimento específico de cada área,
Alternativas:
a)V - V - V – F 
b)F - F - V - V
c)V - F - V - F
d)F - V - F - V
5) No contexto da interdisciplinaridade, é INCORRETO, considerar como atribuição do professor:
Alternativas:
a)A seleção e organização de conteúdos, e à sua transposição didática.
b)Conhecer o que os alunos sabem e o que é relevante saber para o seu desenvolvimento.
c)Trabalhar com a realidade do grupo e do meio em que vivem.
d)Condicionar a participação dos pais e da comunidade, para o desenvolvimento do trabalho interdisciplinar em sala de aula.

Outros materiais