Buscar

AV2 Etica na Saúde

Prévia do material em texto

a Questão (Ref.: 201401477020)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dr. Alberto se recusou a fazer parte de uma pesquisa no Hospital Geral onde trabalha alegando o ¿Princípio da Precaução¿. O que realmente ele quis dizer alegando este princípio é:
		
	
	Que, por ser religioso, não poderia atuar aos sábados e domingos por precaução.
	 
	Que temia pela existência de um risco na pesquisa mesmo que não soubesse exatamente qual era. Ou seja, temia um risco desconhecido.
	
	Não estava sendo devidamente remunerado para isto.
	
	Que desconhecia todos os voluntários e temia encontrar alguns amigos na pesquisa.
	
	Que não estava disponível fora do horário de trabalho para as reuniões.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401786388)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Entre os motivos para utilização de porcos e não macacos em alguns transplantes, encontra-se:
		
	
	o fato de porcos não terem a mesma consciência que os macacos quanto à morte e aos danos causados em seu corpo.
	 
	Em termos genéticos estamos mais próximos aos porcos do que aos macacos, apesar de nossa maior semlelhança física com estes últimos.
	 
	o risco de extinção dos gorilas, que possuem orgãos de tamanho semelhante aos humanos.
	
	a possibilidade de criação de porcos em cativeiro.
	
	alguns orgãos humanos somente são compatíveis com o organismo do porco.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401258982)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Murray Bookchin, do Institute for Social Ecology, de Vermont, USA, em um artigo de 1994 intitulado "History, Civilization, and Progress: Outline for a Criticism of Modern Relativism", responsabiliza o relativismo histórico pela ausência de uma ética social de organização das sociedades e clama por uma análise social menos "psicanalítica" e mais voltada para a eliminação de injustiças e desigualdades sociais. Por outro lado, este relativismo ao qual Bookchin se refere, fundamenta-se nos desdobramentos da chamada:
		
	
	Teoria do Big Bang
	
	Teoria do Sucesso
	
	Teoria do Financeiro
	 
	Teoria do Caos
	
	Teoria do Capitalismo
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401435833)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A reprodução assistida ficou muito famosa a partir do nascimento do primeiro bebê de proveta. Este evento está relacionado a seguinte técnica de reprodução humana:
		
	
	reprodução inócua
	
	fertilização integrada
	
	fertilização múltipla
	 
	fertilização in vitro
	
	reprodução eficaz
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401294513)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	M., 30 anos, apresenta, no momento, câncer de ovário. Sua família a apóia para a quimioterapia, apesar de todos os efeitos colaterais causados pela intervenção quimioterápica, como enjôos, queda de cabelo e fraqueza. O princípio da bioética que correlaciona-se com o caso proposto denomina-se:
		
	 
	Princípio do duplo efeito
	
	Princípio da decisão médica
	
	Princípio da tripla decisão
	
	Princípio da consciência de doença
	
	Princípio do fenômeno trivial
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401388658)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Eutanásia de duplo efeito é quando a morte é promovida indiretamente pelas ações médicas executadas com o objetivo de aliviar o sofrimento de um paciente terminal, como, por exemplo, a morfina que administrada para a dor pode provocar depressão respiratória e morte. É correto afirmar que:
		
	
	O objetivo da ação médica é promover o óbito de forma direta e, portanto, todas as consequências são assumidas.
	
	A eutanásia de duplo efeito é mais invasiva do que a eutanásia ativa e, portanto, é menos aceita pela comunidade médica mundial.
	
	A eutanásia de duplo efeito é o mais agressivo tipo de eutanásia e o mais repudiado pelos médicos e pacientes.
	 
	O objetivo da ação médica não é promover o óbito, mas assume-se seu risco em prol da amenização do sofrimento.
	
	A eutanásia de duplo efeito se dá em função de uma decisão do paciente e, portanto, nunca pode ser revogada.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401388706)
	Pontos: 0,8  / 1,5
	A principal questão ética envolvida no trato com idosos diz respeito ao falso pressuposto de que, por estar velho, o indivíduo perde sua condição decisória ou seu direito à preservação da privacidade. Ofereça argumentos que esclareçam em que situação a família pode ser intermediadora na relação do profissional de saúde com seu paciente idoso.
		
	
Resposta: A familia fica responsavel por dar os remedios nas horas exatas, como tambem fornecer informaç~pes importantes, que sejam necessarias, podendo desta maneira contribuir com os serviços médicos prestado pelo profissional de saúde , favorecendo um atendimento mais efetivo.
	
Gabarito: Esta intermediação só pode ser aceita mediante a comprovação da incapacidade do idoso em tomar suas próprias decisões e atitudes.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Esta intermediação só pode ser aceita mediante a comprovação da incapacidade do idoso em tomar suas próprias decisões e atitudes.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401447749)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem equipes de diferentes nomenclaturas e que correspondem a diferentes modelos de relação também. A equipe multidisciplinar, por exemplo, caracteriza-se por um grupo de profissionais que atua de forma:
		
	
	Independente e em diferentes ambientes de trabalho, estabelecendo entre si trocas técnicas e teóricas apenas através de papers e artigos.
	
	Interdependente e de modo a anular as fronteiras entre os saberes, fazendo com que todos os profissionais atuam em todas as esferas e especialidades.
	
	Dependente de exames e diagnósticos que possam identificar pontos de convergência ou não entre as especialidades.
	
	Interdependente, inter-relacionando em um mesmo ambiente de trabalho, através de comunicação formal e informal.
	 
	Independente em um mesmo ambiente de trabalho, utilizando-se de comunicação informal.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401381801)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Bruna é uma pessoa muito comprometida com a ética pessoal e coletiva. Está sempre envolvida em movimentos que integrem a natureza, a cultura e as pessoas, buscando divulgar e construir uma consciência de Ecologia Social. Ofereça argumentos que esclareçam o termo, correlacionando com o caso.
		
	
Resposta: A Ecologia social visa integrar o homem e o ecossitema, através da correlação direta entre natureza, e cultura, pois não ha desenvolvimento social sem a formação de uma etica que fundamente uma sociedade.
	
Gabarito: A Ecologia Social, integrando os estudos do homem e de seus ecossistemas através da compreensão da direta correlação entre natureza e cultura, demonstra que as relações deste com a sociedade passam necessariamente pela sanidade de suas relações não só com os demais membros de sua espécie, como também pelo modo relacional que estabelece consigo próprio e com seu ambiente. O esfacelamento deste conjunto inviabiliza qualquer tentativa de desenvolvimento. Bruna está envolvida nos processos de Ecologia Social.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401388713)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os profissionais de saúde submetem-se em sua atividade a tensões psicológicas provenientes do contato permanente com a dor alheia, tensões relativas ao seu desempenho que pode representar a diferença entre a vida e a morte de pessoas, além das pressões que muitos trabalhadores vivenciam, independente de suas áreas de atuação, como as condições salariais e de trabalho. Diante do exposto, é correto afirmar que:
		
	
	O hospital deve ter como foco principal o estudo de doenças e o avanço tecnológico, não devendo investir em relações humanas.
	
	Todo o processo de humanização em saúde deve passar exclusivamente pelo treinamento e capacitação das atendentes que recebem os pacientes no hospital.
	 
	Cuidar destes profissionaise humanizar suas relações de trabalho é o passo inicial de qualquer processo de atenção.
	
	Esses profissionais aprendem sozinhos a criar mecanismos de defesa e não precisam de cuidados ou atenção.
	
	O gestor de unidades de saúde deve investir somente em um aspecto da atenção em humanização da saúde: o relacionamento do médico com o paciente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes