Buscar

AV1 EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Os constantes avanços tecnológicos que se fazem, atualmente, rápidos e tão envolventes e nem sempre a sociedade percebe o que está ocorrendo proporcionados pela internet na educação provocou uma série de mudanças, por conta disso, faz-se necessário:
Alternativas:
a) Romper com velhos paradigmas educacionais centrados em currículos flexíveis que propiciem a produção do conhecimento.
b) Manter os currículos escolares fragmentados, focados na transmissão de conhecimento na escola.
c) Romper com velhos paradigmas educacionais muitas vezes centrados em currículos fragmentados e instrucionistas de informações. 
d) Buscar novos paradigmas de ensino, porém, mantendo os currículos tradicionais.
e) Lutar para a implementação de novos paradigmas de ensino, focado na transmissão de informação, visto que produção de conhecimento na escola é impossível.
2)Platão nos possibilita a fazer uma analogia sobre o uso das tecnologias no campo educacional e em relação aos paradigmas de ensino. Sendo assim, a obra que oferece a possibilidade dessa reflexão é o:
Alternativas:
a) Marcolino.
b) Mito da Caverna.
c) Astronauta.
d) Caverna Tridimensional.
e) Mito Platônico.
3) Os nativos digitais não necessitam da presença física para se comunicar, usam fortemente recursos a internet, além disso, confiam absolutamente nessa fonte de informação leem tranquilamente na tela do computador, não necessitando necessariamente do papel impresso: Tais características foram possíveis de serem percebidas na Webaula, através do vídeo do:
Alternativas:
a) Rafinha. 
b) Platão.
c) Marcolino.
d) Waldemar.
e) Paulo Freire.
4) Sabemos das infinitas possibilidades dos recursos tecnológicos, quando referimos ao campo educacional, o leque amplia-se. Dentre algumas propostas interessantes de uso das tecnologias na escola é por meio da construção de:
Alternativas:
a) Hardware.
b) Calculadoras.
c) Softwares.
d) Blogs.
e) Googles.
5) As redes informatizadas dispõem pela internet uma série de informações que são compartilhadas por diversos sujeitos e em lugares distintos, democratizando de maneira virtual, o acesso ao saber e reconfigurando novas formas de sociabilização e novas formas de ensinar e aprender. A partir da leitura do texto, podemos afirmar que:
Alternativas:
a) As mudanças tecnológicas alteram a sociedade, mas acaba não implicando em grandes transformações na educação.
b) As transformações tecnológicas acabam limitando a educação, visto que seu potencial não é aderir à técnica, mas voltar-se para os fins pedagógicos.
c) As modificações ocorridas com as novas tecnologias implicam em mudança substancial apenas no papel do aluno, não afetando o docente.
d) Os nativos digitais esperam apenas o ditar do mestre em aulas expositiva e negam o papel de sujeitos críticos diante da informação.
e) Com as alterações ocorridas por conta das novas tecnologias, os professores são convidados a participar dessas mudanças e utilizar de forma consciente os recursos tecnológicos no cotidiano educacional, alterando também o papel do aluno na forma de aprender, ou seja, os paradigmas de ensino.

Outros materiais