Buscar

av2 parasitologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408719962)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Hospedeiro que apresenta o parasito em fase de maturidade ou em fase de atividade sexual é classificado como:
		
	
	Hospedeiro intermediário
	 
	Hospedeiro definitivo
	
	Hospedeiro acidental
	
	Hospedeiro invertebrado
	
	Hospedeiro vetorial
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408337849)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O protozoário Trypanosoma cruzi é o agente etiológico da doença de Chagas ou tripanossomíase.  O T. cruzi é um protozoário flagelado, classificado da seguinte forma: Ordem: Kinetoplastida; Família: Trypanosomatidae. Marque a alternativa correta, sobre uma das formas evolutivas encontrada no homem do Trypanosoma cruzi:
		
	
	Tripomastigota - Fibras cardíacas.
	
	Amastigotas - Epitélio Esofageano.
	
	Amastigota - Sangue periférico.
	 
	Tripomastigota - Sangue periférico.
	
	Promastigosta - Sangue periférico.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408125370)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ao se alimentarem, os insetos hematófagos injetam saliva contendo uma substância anticoagulante, de forma a evitar a cascata de coagulação sangüínea. Juntamente com a saliva, são também inoculadas as formas infectantes de vários parasitas sangüíneos humanos. O parasita que apresenta UMA OUTRA via infectante é o:
		
	 
	Toxoplasma gondii
	
	Trypanosoma cruzi
	
	Leishmania sp.
	
	Plasmodium falciparum
	 
	Wuchereria bancrofti
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408672644)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A malária é uma doença infecciosa potencialmente grave, causada por parasitas (protozoários do gêneroPlasmodium) que são transmitidos de uma pessoas para outra pela picada de mosquitos do gênero Anopheles. É um problema importante em viagens para áreas de risco de transmissão e é a principal preocupação dos viajantes atendidos pelo CIVES (Centro de Informação em Saúde para Viajantes).  O principal transmissor na Região Amazônica é o Anopheles darlingi, que tem como criadouro grande coleções de água. O Anopheles aquasalis, que se prolifera em coleções de água salobra, predomina sobre o A. darlingi na faixa litorânea, inclusive no Rio de Janeiro.    (Fonte: http://www.cives.ufrj.br/informacao/malaria/mal-iv.html ). Os Plamodium necessitam de dois hospedeiros para que completem o ciclo evolutivo. Como é classificado este protozoário com relação a este tipo de ciclo biológico?
		
	
	Estenoxeno
	
	Eurixeno
	 
	Heteroxeno
	
	Monoxeno
	
	Endoparasita
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408366885)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a Amebíase: I.É uma infecção intestinal e extra-intestinal humana; II.Tem como agente etiológico a Entamoeba dispar; III.Os principais tipos de amebíase extra-intestinal são hepática, pulmonar, cerebral e cutânea; IV.Não pode ser considerada uma doença hídrica, pois o uso de água contaminada com cistos não é uma forma de infecção humana.
		
	
	Apenas I, II e IV estão corretas
	 
	Apenas I e III estão corretas
	
	Todas estão erradas
	
	I, II, III e IV estão corretas
	
	II, III e IV estão corretas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408126330)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Entre as parasitoses que acometem grande parte da população brasileira algumas caracterizam-se por apresentarem como principais medidas profiláticas: I - Andar sempre calçado; II - Ingerir carne sempre bem cozida; III - Beber água filtrada ou fervida e lavar bem as frutas e verduras; IV - Não nadar em águas estagnadas onde houver caramujos contaminados. Assinale a alternativa em que a parasitose esteja corretamente relacionada com a medida profilática indicada nos parênteses.
		
	
	Teníase (I), ascaridíase (II), ancilostomose (III), esquistossomose (IV).
	
	Ascaridíase (I), teníase (II), ancilostomose (III), esquistossomose (IV).
	
	Ancilostomose (I), teníase (II), esquistossomose (III), ascaridíase (IV).
	 
	Ancilostomose (I), teníase (II), ascaridíase (III), esquistossomose (IV).
	
	Esquistossomose (I), teníase (II), ascaridíase (III), ancilostomose (IV).
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408126281)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Cryptosporidium parvum é responsável pela criptosporidiose. A infecção humana foi relatada pela primeira vez em 1976. A partir de 1982 adquiriu importância como oportunista em pacientes com AIDS. A prevalência é de 5-10% em pacientes com AIDS e de 5-20% em crianças imunocompetentes (creches). Surtos de criptosporidiose têm sido relatados em diversos países. a) Qual a forma de transmissão desta parasitose? b) Quais os tipos morfológicos que eles apresentam? c) Qual sua forma infectante para o homem?
		
	
Resposta: Por alimentos contaminados. Afunilados . Crystosporidium parvum.
	
Gabarito: a) A infecção ocorre por meio da ingestão ou inalação de oocistos ou pela auto-infecção. A transmissão da criptosporidiose é feita pelas seguintes vias; - pessoa a pessoa - animal a pessoa - pessoa a animal b) Esporozoito, trofozoito, merozoito, gametas e oocisto c) oocisto
	
Fundamentação do(a) Professor(a): a)A infecção ocorre por meio da ingestão ou inalação de oocistos ou pela auto-infecção. A transmissão da criptosporidiose é feita pelas seguintes vias; - pessoa a pessoa - animal a pessoa - pessoa a animal b)Esporozoito, trofozoito, merozoito, gametas e oocisto c)oocisto
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408158860)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Segundo Rey (2008), os triatomíneos são insetos que variam entre 9,5 a 39,5mm de comprimento e apresentam uma cabeça aproximadamente cilíndrica. Essas espécies, na maioria das vezes, apresentam todas as condições necessárias para se tornarem vetores de doenças. Dentre as espécies de triatomíneos, duas se destacam no Brasil: Triatoma infestans e Triatoma brasiliensis. Com relação essa duas espécies, acima citadas, cite a(s) doença(s) que elas podem transmitir aos brasileiros e como ocorre esta transmissão:
		
	
Resposta:
	
Gabarito: O Triatoma infestans é o principal vetor de T. cruzi, na América do Sul, enquanto que, o Triatoma brasiliensis é a principal espécie vetora do T. cruzi no Nordeste. Eles transmitem o T. cruzi quando, principalmente a noite, picam o homem para se alimentarem de seu sangue, ao fazerem isso defecam e eliminam o T. cruzi, que são introduzidos no homem, quando este coça.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O Triatoma infestans é o principal vetor de T. cruzi, na América do Sul, enquanto que, o Triatoma brasiliensis é a principal espécie vetora do T. cruzi no Nordeste. Eles transmitem o T. cruzi quando, principalmente a noite, picam o homem para se alimentarem de seu sangue, ao fazerem isso defecam e eliminam o T. cruzi, que são introduzidos no homem, quando este coça.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408200191)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A cisticercose humana é doença gravíssima, pois os cisticercos se localizam no sistema nervoso central (neurocisticercose), nos olhos, músculos e nas víceras. Nestes locais, podem permanecer até 30 anos, determinando ataques epileptiformes, crises convulsivas, cefaléias, vômitos, alterações de visão, hidrocefalia e até mesmo a morte. O doente que apresenta cisticercose:
		
	
	comeu carne de porco com larvas da teania.
	 
	ingeriu ovos de Taenia solium.
	
	ingeriu ovos de Taenia saginata.
	
	comeu carne de vaca com larvas da teania.
	
	andou descalço em terras contaminadas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408124594)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O diagnóstico da Larva Migrans Cutânea ou Bicho Geográfico em humanos deve ser baseado na:
		
	 
	Seu diagnóstico é predominantemente clínico, ou seja, é baseado principalmente na observação das lesões produzidas pelas larvas.
	
	Pesquisa de larvas dos seus agentes etiológicos através da coproscopia;
	
	Pesquisa de microfilárias dos seus agentes etiológicos atravésda hemoscopia;
	
	Pesquisa de cisticercos por meio da coproscopia;
	
	Pesquisa de ovos e/ou larvas de seus agentes etiológicos através da coproscopia;

Outros materiais