TCc pedagogia

TCc pedagogia


DisciplinaPedagogia90.604 materiais586.807 seguidores
Pré-visualização1 página
QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE TEMA NA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA?
Utilizar a brincadeira como um recurso escolar é aproveitar uma motivação própria das crianças para tornar a aprendizagem mais atraente. 
Brincar é sinônimo de aprender, pois o brincar e jogar nos traz possibilidades para avançar no raciocínio, desenvolvendo o pensamento, o relacionamento em grupo ou em equipes, o que favorecerá a crianças em ser, um ser respeitoso favorecendo-lhes dialogo na aprendizagem a autonomia moral e intelectual que fazem parte do currículo escolar.
DENTRE OS AUTORES CITADOS NO TRABALHO, QUAL DELES É O MAIS IMPORTANTE DENTRO DO TEMA ESCOLHIDO? JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA, EFETUANDO COMENTARIOS E CITAÇOES.
Jean Piaget é o mais importante, Piaget pensa o ser social como o indivíduo que se relaciona com os outros, seus semelhantes, de forma equilibrada. Entretanto, Piaget faz uma ponderação muito interessante sobre relação equilibrada, a qual, segundo ele, somente pode existir entre pessoas que estejam no mesmo estágio de desenvolvimento.
 Na concepção de Piaget, o jogo é em geral a assimilação que se sobressai à acomodação, uma vez que o ato da inteligência leva ao equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, sendo a última prorrogada pela imitação. Conforme a criança vai se socializando o jogo vai adquirindo regras ou então a imaginação simbólica se adapta de acordo com as necessidades da realidade. O símbolo de assimilação individual dá espaço às regras coletivas, objetivos ou aos símbolos representativos ou a todos.
Fica claro que para Piaget (ao longo de sua extensa obra) que os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual