Buscar

levantamento de demandas yone1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE \* MERGEFORMAT�2�
IONE CALDAS WANZELER
LEVANTAMENTO DE DEMANDAS:
(CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-BAIXA VERDE)
Levantamento de Demandas apresentado à disciplina de Estágio II do Curso de Serviço Social – do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, como requisito parcial para avaliação.
Nome da Tutora Externa - Neuzilene Neves Fernandes 
Nome da Supervisora de Campo - Nazaré Veloso 
CAMETÁ
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇAO..................................................................................................................4
1 LEVANTAMENTO DE DEMANDAS.............................................................................5
2 DESCRIÇÃO DO PROCESSO......................................................................................6
3 DEMANDA A SER TRABALHADA...............................................................................7
4 CONSIDERAÇÕES fINAIS............................................................................................8
5 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA...................................................................................9
INTRODUÇÃO
O presente trabalho propõem apresentar, o Levantamento de demandas realizado no campo de estagio supervisionado do curso de serviço social através do Centro de Referencia de Assistência Social-CRAS baixa-verde, tem como objetivo apresentar um estudo da instituição e de suas demandas com o proposito de habituar as demandas assim como analisar e relatar ações e programas desenvolvidos nesse setor voltado para a sociedade.
O Centro de Referência de Assistência Social-CRAS é uma instituição publica onde são oferecidos serviços especializados voltado as famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social sendo esta a porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É uma instituição que proporciona aos seus usuários o acesso aos programas ofertados pelo governo como: Bolsa família, serviço de convivência e fortalecimento aos idosos, serviço de convivência e fortalecimento de crianças e adolescentes, carteira do idoso, esses atendimentos são realizados por meio da entrevista ou visita domiciliar.
Dessa forma, as demandas expostas pelo CRAS-Baixa Verde são variadas e urgentes geradas pelos serviços socioassistenciais de caráter preventivo, proativo e protetivo. Assim será abordado nesse trabalho às demandas existentes, assim como as suas necessidades, prioridades e razões e de que forma são atendidas e suas ações que corresponde a melhor forma de atender as necessidades de suas demandas a serem atendidas.
O CRAS baixa-verde tem uma equipe multidisciplinar para que tenha a possibilidade de receber as mais variadas demandas que adentram a instituição como: crianças e adolescentes, idosos e ribeirinhos. É importante abordar que o SUAS-Sistema Único de Assistência Social tem o objetivo de prevenir as ocorrências de situações de vulnerabilidade social e risco social 
Por meio de aquisições e fortalecimento de vínculos e comunitário garantir os direitos de cidadania, onde esse acolhimento e feito pelos técnicos da instituição para que sejam feitas as devidas providencias cabíveis diante de cada situação, que busca melhor atender as necessidades dessas demandas.
O Assistente social e o profissional responsável em acompanhar e diagnosticar os usuários em situações de risco ou vulnerabilidade social, utilizando das ferramentas técnico-operativas necessárias para promover ações sociais como as entrevistas, visitas domiciliares, reuniões, palestras voltadas a comunidade ou a família. O objetivo desse profissional e buscar a intervenção dentro das necessidades encontradas.
No âmbito dos estudos e pesquisas realizadas no decorrer do estagio foi possível analisar as varias situações importantes para a formação profissional, sobretudo no que diz respeito ao processo de identificação das demandas que e de suma necessidade para compreender suas problemáticas, por meio de um levantamento de demandas que proporciona um conhecimento mais aprofundado das diversas situações ocorridas aos usuários dentro da instituição.
1 LEVANTAMENTO DE DEMANDAS
. 
A demanda é resultado das relações entre estado e a sociedade que adquirem particularidade distinta dentro do contexto no qual o processo de empobrecimento das classes subalternizadas é cada vez maior gerada pelo avanço tecnológico do trabalho tanto urbano quanto rural. O levantamento das demandas é importante para a instituição no que diz respeito ao estudo através de pesquisas realizadas pelos técnicos da instituição que antecedem um plano de ação e estratégia para intervir junto à população em um determinado problema que atinge um individuo ou grupo na família ou comunidade na busca de soluções para estes problemas.
Nas condições que o serviço social que programam nas instituições prestadoras dos serviços sociais ações de enfrentamento a questão social expressa nas diversas formas de exclusão social como: desemprego, empobrecimento, violência urbana e rural, falta de acesso dos direitos econômicos e sociais, fome, condições de habitação. Diante disso, cabe ao assistente social buscar as respostas que devem ultrapassar as necessidades imediatas do atendimento, a demanda requer do profissional, competência para solucionar a equação entre as necessidades reais da população e as habilidades institucionais.
Para Silva (2006), mostrar interesse em estar com eles é o maior apoio que se pode dar. Parece simples, mas em muitas famílias estabelece-se uma rotina de conversas rápidas, visitas raras e burocráticas que não ajudam em nada os pais idosos.
De acordo com autor é importante ressaltar a importância da família no cotidiano dos idosos esse apoio estabelece um grande passo a ser dado para que ele se sinta, mas acolhida sendo esta uma ferramenta muito importante para convivo social e familiar na sociedade.
O CRAS é o ponto de referencia das políticas publicas a população menos favorecida estudo e análise das famílias que compõem o CRAS estão: crianças em situação de rua, adolescente e jovem em situação de vulnerabilidade social, idosos com idade igual ou superior a 60 anos (sessenta), em situação de vulnerabilidade social, beneficiários do BPC, mães de usuários do PBF, decorrente da pobreza, ausência de renda, nulo acesso aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos. Identificou-se com a supervisora de estágio na reunião da equipe do CRAS, onde conjuntamente com o grupo podem-se identificar as demandas em que envolvem a comunidade territorial do CRAS Utilizaram-se a metodologia para delimitar as demandas as atribuições através da pesquisa documental e nas reuniões da equipe. 
Todas as famílias e indivíduos que buscam a instituição passam por um atendimento socioassistencial passa por técnicos administrativos, psicólogo e assistente social é essa equipe de profissionais que atende essas demandas na qual a instituição oferece diversos direitos que são garantidos a esse publico.
Faz-se necessário entender que o profissional precisa ter o conhecimento dessas demandas para depois ter a possibilidade de desenvolver uma ação profissional eficaz pra tal demanda resultante das sequelas que a sociedade capitalista deixa registrada. Precisa ser capaz de desenvolver uma prática profissional voltada para peculiaridades da realidade em que atua. 
2 DESCRIÇÃO DO PROCESSO
Serão expostas nesse momento as demandas que são trabalhadas na instituição concedente de estagio CRAS (Centro de referencia de assistência social) núcleo baixa-verde foram observadas durante o processo de varias demandas, sendo assim a metodologia para esse trabalho ocorreu por meio de pesquisas bibliográficas e dos conhecimentos adquiridos durante as observações detalhadas da equipe do Cras nos atendimentos as unidades.
2.1 primeiras demanda: serviço
de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes.
	Demanda
	Causas
	Consequências
	Ações de Enfrentamento e Estratégias
	Atores Envolvidos
	Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social
Crianças e adolescente de 7 a 14 anos 
	 Desigualdade
Precariedade no acesso escolar
Evasão escolar
	Crianças e adolescente fora do ambiente escolar
Aumento de criança e adolescente em situação de risco social
	Insersão das crianças e adolescentes no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos
Intervenção social planejada para orienta os usuários na construção e reconstrução de suas historias e vivencias individuais, coletivas e familiares
	Crianças e adolescentes e suas famílias
Psicólogo
Pedagogo
Assiste social
	Pontos fortes
	Pontos fracos
	Recursos Necessários
	Responsáveis
	Prazos
	Vínculos familiares
Protegidos
Sociabilidade entre as crianças e adolescentes
 
	Crianças e adolescentes exposto as diversas formas de violencia
	Humanos: equipe multifuncionais CRAS
Materiais: lápis, papel,caderno e espaço adequado
	Gestores e equipe do CRAS.
	A longo prazo conforme a necessidade
2.2 segunda demanda: serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para com os idosos
	Demanda
	Causas
	Consequências
	Ações de Enfrentamento e Estratégias
	Atores Envolvidos
	A importância do vínculo familiar na vida do idoso 
	 Os idosos evidenciam ter problemas em se incluir com o outro.
	Impulsionar cada vez mais os idosos a apresentar-se própria opinião e saber o seu valor na sociedade
	O propósito será realizar encontros periódicos, onde através de palestras, roda de conversa, atividades como bordar, por exemplo, venha reestabelecer esses vínculos.
	Ione caldas wanzeler
Nazaré dos santos
Fernando Lisboa.
	Pontos fortes
	Pontos fracos
	Recursos Necessários
	Responsáveis
	Prazos
	Os idosos que visitam os encontros evidenciam empenho em trocar conhecimentos, entretanto necessitam de estímulo pra prosseguir o processo da vida. 
	A instituição tem dificuldade em manter os idosos nas atividades, pois não oferece espaço adequado para receber esse publico, material para desenvolver as atividades.
	Os recursos materiais utilizados seriam papeis, agulha de bordar, tela de bordar, pince tinta guache, cola tesoura, agulha de crochê.
	Ione caldas wanzeler
Nazaré veloso
Thais souza.
	Estimativa de aplicabilidade de cada ação será no inicio de 2019
2.3 Terceira demanda: Carteira do Idoso como direito da terceira idade
	Demanda
	Causas
	Consequências
	Ações de Enfrentamento e Estratégias
	Atores Envolvidos
	Falta de acesso dos idosos ao beneficio da carteira do idoso 
	Falta de informação.
	Ausência do acesso dos idosos ao beneficio assegurado por lei no estatuto do idoso
	Inclusão dos idosos no cadastro único para gerar Nis para carteira do idoso.
	Assistentes sociais
Componente da equipe CRAS
	Pontos fortes
	Pontos fracos
	Recursos Necessários
	Responsáveis
	Prazos
	Acesso gratuito ou desconto de, no mínimo 50% no valor das passagens interestaduais de acordo com estatuto do idoso 
	Não saber ao certo quais seus direitos garantidos por lei
	Humano: equipe profissional CRAS
Materiais necessários para produzir as carteiras
	Gestores e equipes
	A médio prazo
2.4 Quarta demanda: famílias em situações de extrema pobreza
	Demanda
	Causas
	Consequências
	Ações de Enfrentamento e Estratégias
	Atores Envolvidos
	Familias em situações de vulnerabilidade social 
	Falta de informação.
	Ausência do acesso dos idosos ao beneficio assegurado por lei no estatuto do idoso
	Inclusão dos idosos no cadastro único para gerar Nis para carteira do idoso.
	Assistentes sociais
Componente da equipe CRAS
	Pontos fortes
	Pontos fracos
	Recursos Necessários
	Responsáveis
	Prazos
	Acesso gratuito ou desconto de, no mínimo 50% no valor das passagens interestaduais de acordo com estatuto do idoso 
	Não saber ao certo quais seus direitos garantidos por lei
	Humano: equipe profissional CRAS
Materiais necessários para produzir as carteiras
	Gestores e equipes
	A médio prazo
2.5 Quinta demanda: (BPC) Beneficio de prestação continuada.
	Demanda
	Causas
	Consequências
	Ações de Enfrentamento e Estratégias
	Atores Envolvidos
	Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência e pessoas em vulnerabilidade social. 
	Declínio funcional do idoso
Ausência de recurso financeiros que garantem sua sobrevivência
	A impossibilidade de participar de forma plena e efetiva na sociedade
Igualdade de condições com as demais pessoas
	Inclusão dos idosos e pessoas com deficiência no cadunico para a concessão do beneficio
	Assistentes sociais
Componente da equipe CRAS
	Pontos fortes
	Pontos fracos
	Recursos Necessários
	Responsáveis
	Prazos
	Garantia de um salario mínimo mensal a pessoa que atende o perfil do programa
	Pessoas com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que não possuir meios de prover a própria manutençao
	Humano: equipe profissional CRAS
	Gestores e equipes
INSS
	A longo prazo enquanto houver a necessidade
3 DEMANDA A SER TRABALHADA
A demanda a ser trabalhada e o serviços de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) com idosos, na qual esta foi verificada a maior carência desses usuários durante o processo de estagio e durante a pesquisa do levantamento de demandas na instituição, foi constatada o quão importante tem o papel da família na vida dos idosos que tanto tem suas restrições tanto físicas quanto psicológico.
No campo de proteção básica de ações para com os idosos o CRAS Baixa-Verde desenvolve um papel muito importante para fortalecer esse vinculo, e a partir desse contexto são desenvolvidas diversas ações principalmente protetivas com objetivo de fortalecer as famílias no processo do envelhecimento para com idoso além de ampliar e garantir e garantir os direitos de acordo com estatuto do idoso.
Por isso, a ideia de fazer esses encontros acontecerem dentro do CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social da Baixa Verde foi lançado, levando em consideração que o processo de envelhecimento não pode ser evitado, onde o corpo sofre com alterações físicas e psicológicas, mas muitos transtornos podem ser evitados com esclarecimentos e orientações aos idosos a terem qualidade de vida durante a velhice. Por esta razão serão apresentados aos idosos, oficinas, palestras e mostrar a família o quanto e importante a inserção dos idosos no meio social para que ele não venha envelhecer de forma precoce, sendo que é possível fazer um estilo de vida baseado em estimular principalmente a memoria e o corpo.
Para Ceneviva (2004), o Estatuto do Idoso, estabelece prioridade absoluta às normas protetivas ao idoso, elencando novos direitos e estabelecendo vários mecanismos específicos de proteção os quais vão desde precedência no atendimento ao permanente aprimoramento de suas condições de vida, até a inviolabilidade física, psíquica e moral.
Segundo Ceneviva (2004) os idosos tem sua proteção e direitos garantidos no estatuto do idoso no que configura aprimorar suas condições de vida tanto social quanto familiar, os problemas sociais é um dos maiores problemas que visa a desvalorização e o conhecimento de direitos. Portanto, através dos encontros que acontece no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com idosos no CRAS Baixa-Verde é perceptível o estímulo dado a este pequeno grupo inicial, dessa forma, ocupando suas mentes com atividades criativas, roda de conversa, histórias de vida dos sujeitos envolvidos, palestras, esclarecimentos sobre seus direitos, desencadeando dentro de cada um o conhecimento, este que ninguém poderá tirar.
Formar a intervenção social planejada cria situações desafiadoras estimulam e orientam os usuários na construção e reconstrução de suas historias de vivencias individuais e coletivas, desse modo ampliar trocas
de experiência entre os idosos e fortalecer vínculos familiares, possui caráter preventivo e proativo pautado na defesa dos direitos dos idosos.
4 CONSIDERAÇÕES fINAIS
Sabe-se que é através do estágio que se pode estabelecer a relação entre a teoria e a prática, tendo a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional Assistente Social e suas práxis e a sua contribuição na formação do estudante em Serviço Social. Assim pode-se observar que o processo de estágio deve acontecer constantemente, para que assim se possa demonstrar o potencial da profissão do Assistente Social, que muitas das vezes não é reconhecida e valorizada.
O processo de levantamento de demandas proporciona ao acadêmico de serviço social no campo do estagio uma proximidade da realidade vivenciada na atuação da profissão, onde é possível perceber as dificuldades que todos os usuários que frequenta a instituição, principalmente os idosos que conta sempre com a ajuda da família ou de terceiros para assim ter acesso aos seus direitos como a carteirinha do idoso.
Contudo, compreende-se que o CRAS Baixa Verde como porta de entrada da Assistência Social objetiva fortalecer a convivência familiar e com a comunidade, através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de orientar os cidadãos quanto aos benefícios assistenciais. 
Diante disso, nota-se a importância do profissional em Serviço Social para atender as demandas sociais encontradas. Neste caso, a demanda em realizar ações de fortalecimento de vínculos com as famílias dos idosos das áreas de abrangência do referido CRAS é de grande importância, mesmo diante as dificuldades encontradas para que esses usuários cheguem ate o centro.
Durante o período de estagio na instituição pude observar a ausência de informações que possam aprimorar as duvidas dos usuários referentes aos programas e serviços oferecidos pela instituição, além da precariedade da estrutura do ambiente por se tratar de públicos fragilizados como os idosos que precisam de um local adequado para receber esses usuários. No entanto referente a equipe profissional do CRAS Baixa-verde busca sempre corresponder da melhor forma possível o atendimento as demandas e seu publico que ali frequenta.
A análise real é importante no levantamento de demandas a ser trabalhada na instituição possibilitando a observação e suas necessidades, por esta razão que é essencial realizar no período do estagio com intuito de compreender todo o processo de gestão que ocorre na instituição.
O estágio proporcionou uma experiência muito importante para meu desenvolvimento como acadêmico pude perceber como é a realidade social dos usuários que precisam de atendimento na instituição e quão importante tem o papel do assistente social diante dos enfrentamentos sociais tendo como finalidade de cumprir seu papel de intervir e garantir os direitos dos usuários.
REFERêNCIAS
Iamamoto. Marilia v. O SERVIÇO SOCIAL NA CONTEPORANEIDADE: TRABALHO E INFORMAÇÃO PROFISSIONAL. 5. Ed. São Paulo: Cortez, 2001
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm> Acesso em: 31 ago.2017.
Política Nacional de Assistência Social PNAS/2004. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2005.
COSTA, Francimar Felipa da Silva; PÁDUA, Maria Augusta Carolino; ALVARENGA, Selma Vieira – As demandas do Serviço Social no atendimento a pessoa idosa. Disponível em: <http://www.portaldoenvelhecimento.com/revistanova/index.php/revistaportal/article/viewFile/618/673> Acesso em 12/03/2018.
PIERITZ, Vera Lúcia Hoffmann – Planejamento e administração em serviço social/ Vera Lúcia Hoffmann Pieritz. Indaial: Uniasselvi, 2016.
Vera Lúcia Hoffmann – Reflexões sobre a Importância e a Necessidade do Estágio Supervisionado em Serviço Social na Educação Superior a Distancia no Brasil. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/56.pdf> Acesso em 12/03/2018.
		
Centro Universitário Leonardo Da Vinci
Curso Bacharelado em Serviço Social
IONE CALDAS WANZELER
SES0385 
� EMBED Word.Picture.8 ���
LEVANTAMENTO DE DEMANDAS:
(CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-BAIXA VERDE)
CAMETÁ
2018
� HYPERLINK "http://www.grupouniasselvi.com.br/pt_br/inde" \o "\"Grupo UNIASSELVI\" ���
_1350883678.doc
_1156253328.bin

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais