Buscar

Processadores Multicore

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Processadores Multicore
Os processadores multicore (processadores com dois ou mais núcleo) tem grande variedade no mercado. Os fabricantes AMD e Intel tomaram esse rumo pelo fato de que os processadores antigos estavam atingindo frequências muito altas, e os sistemas de refrigeração não estavam suportando.
Os multicore além de ter uma grande potência em processamento, os processadores que têm múltiplos núcleos tem grande vantagem sobre os processadores antigos, que trabalhavam com apenas um núcleo de processamento. Os processadores multicore, podem executar varias tarefas ao mesmo com menos geração de calor.
	Esse tipo de arquitetura de processadores (multicore) permite que as instruções possam ser executadas por mais de um núcleo simultaneamente. As variáveis em processadores multicore são o número de núcleos de processamento no chip, o numero de níveis de memória cache e a extensão que a memória cache e compartilhada.
Exemplos de Processadores multicore:
Athlon X2 (AMD)
Uma vantagem presente nesta arquitetura que comparada com as arquiteturas da Intel de dois núcleos, é o controlador de memória que está embutida dentro do processador. Desta forma as atividades realizadas no processador são gerenciadas pelo próprio processador e não pelo controlador da placa mãe, sendo assim o controlador da placa mãe fica restrito para controlar os periféricos, isso reduz o gasto na compra da placa mãe. Apesar de seus processadores não serem os melhores do mercado, a AMD ganha espaço no mercado pelo custo benefício.
http://www.productwiki.com/upload/images/amd_athlon_x2_1-400-400.jpg
Core Duo (Intel)
	O Core duo chegou ao mercado em 2006, eles possuem memória cache L2 compartilhada, sendo que a memoria cache L1 de 32KB dedicada para instruções para 32KB de dados.
	Cada núcleo contém uma unidade de controle térmico que gerencia a dissipação de calor do chip, melhorando o desempenho do processador. Além disso, o processador possui uma complexa lógica de gerenciamento de energia e um controlador avançado de interrupção, que executa tarefas de: escalonamento de interrupção de E/S para o núcleo adequado.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/de/thumb/1/13/Core_Duo_logo.jpg/200px-Core_Duo_logo.jpg
http://www.intel.com/portugues/multi-core
http://www.tecmundo.com.br/hardware
http://newsroom.intel.com/

Outros materiais