Buscar

prova fundamentos ed. especial e inclusiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100913 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Com a introdução do construtivismo de Emília Ferrero no Brasil, a partir da década de 1980, muitas experiências escolares foram desenvolvidas em alunos com deficiência intelectual e surdos - os que mais demonstravam dificuldades em ler e escrever corretamente a Língua Portuguesa. Tais estudos tiveram como resultado que tipo de procedimento educacional?
c )
foram responsáveis pelo rompimento de barreiras teóricas importantes para a aprendizagem na educação especial. (CORETA)
QUESTÃO 2
Durante décadas, a formação de professores para a educação especial foi feita separadamente da formação geral de professores. O grande exemplo disso foram os cursos adicionais ao antigo curso normal, que formaram especialistas em educação especial ao nível do ensino médio. Alguns cursos normais e de graduação em Psicologia e Pedagogia tiveram a disciplina com qual denominação?
a )
Psicologia dos excepcionais. (CORRETA)
QUESTÃO 3
Sobre o atendimento educacional especializado, é correto afirmar que:
I Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino.
II. O atendimento educacional especializado deve ser realizado no mesmo turno da classe comum, na própria escola ou centro especializado em que realize esse serviço educacional.
III. O atendimento educacional especializado não precisa estar articulado com a proposta pedagógica do ensino comum.
IV. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
 
e )
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas (CORRETA)
QUESTÃO 4
Apesar de a paralisia cerebral ser caracterizada por uma disfunção motora, é comum que venha acompanhada por outros distúrbios associados à função cerebral, que podem ser deficiência cognitiva, visual, auditiva, linguística, sensitiva cortical, de atenção, vigilância e comportamento. Também é frequente a presença de outros problemas, o mais comum deles é:
b )
epilepsia. (CORRETA)
QUESTÃO 5
Considerando as diretrizes do Ministério da Educação em relação à avaliação pedagógica de alunos com deficiência intelectual e levando em conta o contexto do ensino médio, o professor deve:
b )
criar estratégias considerando que tais alunos podem demandar ampliação do tempo para a realização dos trabalhos. (CORRETA)
QUESTÃO 6
O atendimento educacional especializado tem como função:  
c )
identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. (CORRETA)
QUESTÃO 7
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares (p. 25), "considera-se deficiência física uma variedade de condições que afetam o indivíduo em termos de mobilidade, de coordenação motora geral ou de fala, como decorrência de lesões neurológicas, neuromusculares e ortopédicas, ou, ainda, de má-formações congênitas ou adquiridas".
Existem cinco categorias de deficiência física, quais são elas?
c )
Monoplegia, hemiplegia, paraplegia, tetraplegia, amputações. (CORRETA)
QUESTÃO 8
O paradigma da inclusão - que substitui a ideia de integração - atribui responsabilidades maiores à sociedade e ao Estado no sentido de que: 
a )
existam condições de acessibilidade e inclusão para todas as pessoas, independentemente das limitações físicas, sensoriais ou cognitivas. (CORRETA)

Continue navegando