Buscar

Exemplo Avaliação

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DE DIREITO CONSTITUCIONAL
PROCESSO LEGISLATIVO:
Processo ordinário comum, Processo sumário e Processo de lei complementar.
Exercício: O Presidente da república apresentou um PL reorganizando o plano de carreira do funcionalismo público, em classes de A a E cuja diferença entre uma e outra é de 3%. Apresentado à câmara dos deputados, após emendas e discussões parlamentares, culminou o seguinte texto com alteração da diferença aumentada para 5%. Depois o PL seguiu para a casa revisora, que propôs mais emendas, retornando em seguida para a casa iniciadora que rejeitou as emendas, enviando o autógrafo ao presidente que a sancionou, promulgou e publicou.
Resposta: Tal lei será considerada inconstitucional de acordo com o art. 166, II e IV, CF. Não pode haver emenda parlamentar que importe em modificação de dotação orçamentária com aumento de despesa.
O único PL proposto pelo PR que pode sofrer emenda parlamentar é a Lei Orçamentária.
Maioria relativa art. 47, CF
Maioria absoluta 69
Foi apresentado PL no SF, após longa discussão, foi aprovado nesta casa, seguindo em seguida para casa revisora, que após discussão aprovou...
Após 17 dias foi considerado vetado pelo PR retornando para 
Sanção pode ser tácita.
No estado do Tocantins foi editada Lei que encontra-se em plena vigência que prevê a possibilidade de no caso de crime hediondo praticado em determinadas áreas poderá ter por sanção penas cruéis. Diante do fato apresentado existe possibilidade de intervenção? Se positiva explique qual o tipo de intervenção?
Resposta: Sim, existe a possibilidade de intervenção Art. 34, VII, CF, que deverá ser provida na forma do Art. 36, III, CF.
Art. 36. A decretação da intervenção dependerá:
III - de provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representação do Procurador-Geral da República, na hipótese do art. 34, VII, e no caso de recusa à execução de lei federal;
O Gov. MG apresentou PL na Assembleia regulamentando quanto as propriedades improdutivas, possibilidade da aplicação de sanção aos seus proprietários...
Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:
I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;
Parágrafo único. Lei complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias relacionadas neste artigo.
Art. 19, III, CF, se delegar para um estado, deverá delegar para todos os Estados.
EC aprovada modifica o texto do art. 22, excluindo do inciso I legislar sobre direito do trabalho. A partir do momento que deixa de ser competência da união e não é de competência dos municípios, passa a ser competência residual dos Estados.
COMPETÊNCIAS:
Exclusiva da União: art. 21, CF.
Privativa da União: art. 22, CF.
Comum a todos os Entes: art. 23, CF.
Concorrente: art. 24, CF.
Municípios: art. 30, CF.
Residual dos Estados: art. 25, § 1º, CF.
Distrito Federal: Município + Estado Membro – art. 21, XIII e XIV e art. 22, XVII
Qual o princípio norteador da repartição constitucional de competências? Princípio da predominância do interesse. 
Interesse local Município
Interesse Regional Estados
Interesse Geral União
DF

Outros materiais

Perguntas Recentes