Trabalho projeto multidisciplinar Ultima Versão
19 pág.

Trabalho projeto multidisciplinar Ultima Versão


DisciplinaAdmistrativo49 materiais186 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Página | \ufffdPAGE \* MERGEFORMAT\ufffd1\ufffd
UNIVERSIDADE CRUZEIRA DO SUL \u2013 UNICSUL
ADMINISTRAÇÃO
Bruna Aguiar Pires de Sousa
Cibele
Felipe Dias Bighetti
Pamela Alencar
Rodrigo Domingos dos Santos
Rogério Rufo Junior
PROJETO MULTIDISCIPLINAR \u2013 AMBIENTE FINANCEIRO
EMPRESA: CORREIOS - EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS
SÃO PAULO - SP
2018
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL \u2013 UNICSUL
Bruna Aguiar Pires de Sousa \u2013 RGM:18827799
Cibele Faria \u2013 RGM:
Felipe Dias Bighetti \u2013 RGM: 19970854
Pamela de Alencar Machado \u2013 RGM:19217617
Rodrigo Domingos dos Santos\u2013 RGM:19255128
Rogério Rufo Junior \u2013 RGM:18877621
	
PROJETO MULTIDISCIPLINAR \u2013 AMBIENTE FINANCEIRO
EMPRESA: AGÊNCIA FRANQUEADA DOS CORREIOS - EXPEDICIONÁRIOS
Trabalho de projeto, apresentado ao curso de Administração, requerido como pré-requisito para a conclusão da disciplina Projeto Multidisciplinar \u2013 Ambiente Financeiro, Sob a orientação do Prof. Jean Cavaleiro e do tutor Rogério Campos.
SÃO PAULO \u2013 SP
2018
RESUMO
O estudo apresenta alguns dados de demonstrativos e resultados de ordem financeira referente à Agência Franqueada dos Correios \u2013 Expedicionários, situada em Franco da Rocha. Foi realizado uma análise da situação financeira dessa empresa, que atua no segmento de execução das atividades auxiliares relativas ao serviço postal. Em geral, a pesquisa teve como objetivo buscar e avaliar tais dados financeiros, analisar os mesmos aprimorando os conhecimentos sobre as franquias do Correio. A metodologia utilizada foi de pesquisas de campo, com o envolvimento de teoria e prática para levantar informações sobre a origem da organização, ramo de atuação, situação da gestão financeira e demonstrativos financeiros e contábeis. Análises relativas aos balanços patrimoniais do ano de 2016 e 2017 da empresa foram realizadas. Estas análises tiveram a finalidade de apresentar os resultados dos índices de liquidez, endividamento, e das análises horizontal e vertical. Foi feita a descrição dos tipos de orçamentos empresariais existentes no Grupo, bem como o apontamento das principais dificuldades com a apresentação de sugestões de melhoria em relação às previsões. Em geral, concluiu-se que a situação financeira da empresa, encontra-se em condições positivas.
Palavras chave: Análise financeira. Demonstrativos financeiros. Liquidez.
ABSTRACT
The study presents some data of demonstration and results on the Franchised Agency of the Post - Expeditionary, located in Franco da Rocha. The existence of an analysis of the existence of an undertaking is the responsibility of the postal service. In general, a survey had the duration and the ability to obtain financial data, in order to improve knowledge about the mail franchises of the Post. The methodology used was the field research, based on theory and practice to obtain information about the origin of the organization, field of activity, financial situation and financial and accounting statement. Analyzes related to the balance sheets of the company's 2016 and 2017 years were carried out. These analyzes had the purpose of presenting the results of liquidity, indebtedness, and the horizontal and vertical analyzes. A description was given of the types of company budgets existing in the Group, as well as a description of the main difficulties with a presentation of loyalty suggestions in relation to the forecasts. In general, which is a financial company, is in positive terms
Keywords: Financial analysis. Financial statement. Liquidity.
SÚMARIO
3RESUMO	\ufffd
7INTRODUÇÃO	\ufffd
8A EMPRESA	\ufffd
9BREVE HISTÓRICO	\ufffd
9ACONTECIMENTOS ENTRE OS ANOS DE 1500 E 1797	\ufffd
13PERÍODO DCT	\ufffd
14PERÍODO ECT	\ufffd
14CONCEITO DE FRANQUIA	\ufffd
15FRANQUIAS AGF	\ufffd
16CAPITAL INICIAL PARA ABRIR UMA FRANQUIA DOS CORREIOS	\ufffd
17A MISSÃO, A VISÃO E OS VALORES QUE IDENTIFICAM OS CORREIOS E EM QUE SE BASEIA ESTE CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA:	\ufffd
24Área Financeira	\ufffd
24Recebimento de contas	\ufffd
25ESTRUTURA HIERÁRQUICA, PERFIL E FUNÇÕES DO SETOR FINANCEIRO	\ufffd
26Organograma dos Correios	\ufffd
27Trabalhe nos Correios	\ufffd
31- Balanços Patrimoniais	\ufffd
31- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)	\ufffd
31- Análise dos índices de liquidez	\ufffd
31- Análise vertical e horizontal dos dois últimos balanços	\ufffd
32- Cálculo de custos e despesas	\ufffd
32- Tipo de Orçamento	\ufffd
32- Situação da gestão financeira da empresa analisada	\ufffd
\ufffd
INTRODUÇÃO
O Correio vem melhorando significativamente seus índices e já apresenta um desempenho de 98% de qualidade nas entregas de encomendas, ou seja, a cada 100 objetos, 98 chegam ao destinatário rigorosamente no prazo.
Em reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido, os Correios firmam sua posição como a primeira marca que vem à mente dos brasileiros quando se trata de entrega de encomendas. Pela quinta vez consecutiva, a empresa recebeu o troféu Top of Mind na categoria \u201cServiço de Entrega de Encomendas\u201d, atingindo, este ano, seu melhor índice, com cinco pontos percentuais a mais que em 2017. 
O Top of Mind é a maior premiação sobre lembrança de marcas do Brasil, promovida, desde 1991, pela Folha de São Paulo e pelo Data Folha. Nesta edição, foram ouvidas 6.670 pessoas em 119 municípios do país. Ao responder, de maneira espontânea, à pergunta \u201cQual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando você pensa em serviço de entrega de encomendas? \u201d, 37% dos entrevistados lembraram o nome \u201cCorreios\u201d e 20% lembraram a marca Sedex.
http://blog.correios.com.br/correios/
Desta forma esse trabalho traz um pouco sobre esse tipo de serviço e como funcionam, além de algumas características gerais e específicas de uma grande empresa.
O trabalho a seguir se propõe a analisar a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e descrever em linhas gerais sobre o surgimento da empresa, como chegou no Brasil, e como funciona o seu setor financeiro, apresentando análises de uma de suas Franquias. A divisão do conteúdo foi feita de tal forma que, primeiramente apresentamos a empresa, com seu histórico, missão, visão, valores, número de funcionários, principais fornecedores, produtos vendidos e segmentos de atuação. Em segundo, abordamos a área financeira do Grupo, com seus controles financeiros, política de gerenciamento de riscos, contas a pagar, contas a receber, como também realizamos as análises dos resultados demonstrativos financeiros da AGF. Em terceiro, relatamos como é realizado o orçamento empresarial, detalhando os principais diferenciais. E em quarto, apresentamos as conclusões das análises realizadas e algumas sugestões de melhoria. Com as informações levantadas pode-se ter uma noção da importância dos Correios no mundo, considerando que é uma das maiores redes do segmento, o que o torna um assunto de alto interesse para ser estudado dentro de uma análise empresarial, que é a proposta desse projeto.
A EMPRESA
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) é uma empresa pública federal responsável pelo sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil. A Constituição Federal do Brasil prevê a exclusividade da união sobre a entrega de correspondências de interesse específico do destinatário e esse serviço reservado só pode ser prestado, exclusivamente, pelo operador encarregado pela sua universalização, a ECT, como forma de financiar a prestação dos serviços deficitários aos cidadãos. A legislação brasileira prevê o monopólio somente nos serviços de: carta; cartão postal; correspondência agrupada e telegrama. 
A MISSÃO, A VISÃO E OS VALORES QUE IDENTIFICAM OS CORREIOS E EM QUE SE BASEIA ESTE CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA:
I.	Negócio: Soluções que aproximam;
II.	Missão: Conectar pessoas, instituições e negócios por meio de soluções postais e logísticas acessíveis, confiáveis e competitivas;
III.	Visão: Ser a primeira escolha do cliente nos produtos e serviços oferecidos;
IV.	Valores:
A) Integridade em todas as relações, pautada na ética,