Buscar

3.0ACUMULAÇÃO PRIMITIVA DO CAPITAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ACUMULAÇÃO PRIMITIVA DO CAPITAL
		1.
		A transição do feudalismo para o capitalismo é um tema recorrente tanto nas Ciências Sociais em geral, como no Serviço Social em particular, tendo em vista que a sociedade capitalista emergente engendrou problemas inéditos que passaram a ser objeto destas duas disciplinas. Assinale a alternativa que apresenta duas pré-condições fundamentais que possibilitaram a gênese do sistema capitalista:
	
	
	
	A Revolução Industrial que introduziu a mecanização e a Revolução Francesa que pôs a burguesia no poder.
	
	
	A revolução científica do século XVI que colocou a ciência a serviço da produção e a gênese do Estado Absolutista que destruiu o Estado Feudal.
	
	
	A acumulação primitiva de capital através do comércio no seu mais amplo sentido e a formação de uma classe trabalhadora livre, sem propriedades.
	
	
	A reforma protestante que eliminou a teoria da usura e o movimento iluminista que municiou intelectualmente a burguesia contra a ideologia feudal.
	
	
	O desenvolvimento das manufaturas centralizadas que incorporou o artesanato e a unificação da moeda que eliminou os particularismos feudais.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Com o surgimento do capitalismo o trabalhador deixa de ser explorado por um senhor particular para ser explorado pela classe dos capitalistas. A responsabilidade da manutenção e reprodução do trabalhador e de sua família passa a depender da:
	
	
	
	Reprodução do trabalho no mercado dominado pelo capital.
	
	
	Substituição dos meios de produção no mercado dominado pelo capital.
	
	
	Continuidade da exploração do trabalho escravo .
	
	
	Submissão da mão de obra livre no mercado dominado pelo capital.
	
	
	Venda da sua força de trabalho no mercado dominado pelo capital.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Quando se tem muitos peixes e não se sabe fazer cestos, estes se tornam tão valiosos quanto as toneladas de peixes. O que existe de igual nesta troca? Marque V(verdadeira) ou F(falsa) (justifique suas respostas): ( ) Os peixes e os cestos resultaram de trabalho. ( ) Os peixes são oriundos de comunidade de pescadores e os cestos de um grupo de artesãos, mas o trabalho deles se tornou equivalente na troca. ( ) Os peixes e a produção dos cestos resultaram da exploração da forças de trabalho. ( ) É com base nesta dimensão dupla da mercadoria que podemos entender segundo Marx a origem da forma dinheiro como valor, ou seja, quando várias mercadorias são trocadas por uma só ¿ o dinheiro. A sequência correta é:
	
	
	
	V- V- V- V
	
	
	V - V - V - F
	
	
	V- V - F - V
	
	
	V - V - F - F
	
	
	F - F - V- V
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A primeira Revolução Industrial caracterizou-se por realizar profundas mudanças socioeconômicas, entre as quais se destacam: I. A expulsão do homem do campo e de sua vida comunitária, lançando-o no anonimato das cidades industriais. II. O fomento da educação escolar dos trabalhadores, pois a tecnologia requeria conhecimento para lidar com as máquinas. III. O estabelecimento de jornadas de trabalho de até 16 horas e do trabalho infantil, desencadeando desemprego entre os homens. IV. A diminuição ao mínimo do uso da mão de obra devido à produção eletrônica, que permitiu ao trabalhador mais tempo de lazer. Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Somente as afirmativas I e III são corretas.
	
	
	Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
	
	
	Somente as afirmativas III e IV são corretas.
	
	
	Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
	
	
	Somente as afirmativas I e II são corretas.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		No marco do que se tem denominado de teoria social crítica, a questão social é
	
	
	
	uma disfunção ou ameaça à ordem e à coesão social.
	
	
	uma expressão que nasce para designar o fenômeno do pauperismo na primeira década do século XX.
	
	
	constitutiva do desenvolvimento do capitalismo, pois ela não se suprime se este se conserva.
	
	
	produzida pela ineficácia de métodos de gestão social.
	
	
	uma situação natural, resultante de conflitos individuais que expressam o desejo da igualdade social.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O neoliberalismo, proposição consagrada em 1990, com a adoção de políticas de ajustes num contexto de crise global do modelo de acumulação capitalista, possui como característica, dentre outras,
	
	
	
	forte intervenção estatal no mercado, como uma estratégia para o enfrentamento do desemprego e subemprego e da informalidade do trabalho.
	
	
	implantação de mecanismos de incentivo ao mercado para a manutenção da estabilidade no trabalho
	
	
	prioridade de investimento em políticas sociais como forma de combate à pobreza.
	
	
	instituição de medidas trabalhistas que fortalecem o sistema de proteção social direcionado aos trabalhadores.
	
	
	o privilegiamento do mercado e a responsabilização das causas e a superação dos problemas sociais sob a perspectiva individual.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		De que forma ocorre o processo de acumulação no modelo econômico capitalista?
	
	
	
	No modelo econômico capitalista, ocorre um processo circular, no qual o capital é acumulado e gera um volume de lucros, que são distribuídos.
	
	
	No modelo econômico capitalista, ocorre um processo circular, no qual o capital é acumulado e gera um volume de lucros, mas estes não são investidos.
	
	
	No modelo econômico capitalista, ocorre um processo circular, no qual o capital é acumulado e gera um volume de lucros, que não são reinvestidos para aumentar a capacidade de seus funcionários, e sim dos burgueses.
	
	
	No modelo econômico capitalista, ocorre um processo circular, no qual o capital é acumulado e gera um volume de lucros e dívidas, que são fundamentais a empresa e ao funcionário.
	
	
	No modelo econômico capitalista, ocorre um processo circular, no qual o capital é acumulado e gera um volume de lucros, que são reinvestidos para aumentar a acumulação.
	
Explicação:
No modelo econômico capitalista, ocorre um processo circular, no qual o capital é acumulado e gera um volume de lucros, que são reinvestidos para aumentar a acumulação. P.13 do livro.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		"Sustentando-se na análise de Marx, e a partir da observação do comportamento do capitalismo contemporâneo, David Harvey discute, em O Novo Imperialismo, a necessidade de reavaliação histórica do conceito de acumulação primitiva de capital. Para o geógrafo inglês, não haveria nessa categoria de acumulação nada de antiquado; pelo contrário, estaria ela ainda cumprindo papel fundamental na reprodução do sistema capitalista (alguns daqueles mecanismos discutidos por Marx teriam sido inclusive aprimorados e desempenhariam hoje um papel ainda mais destacado). Percebendo a necessidade de reativação do debate, o autor sugere como chave analítica o conceito de acumulação por despossessão (HARVEY, 2009); trata-se, portanto, de uma proposta de atualização do termo clássico marxista para sua inserção na discussão do capitalismo avançado." (PENHAVEL, P. F. C.. Capitalismo avançado e acumulação primitiva.) Segundo Marx, a acumulação primitiva de capital foi:
	
	
	
	Uma forma pré-histórica de acumulação de riqueza.
	
	
	Uma consequência do aumento de produtividade obtido pelo fordismo.
	
	
	Uma etapa anormal da acumulação capitalista.
	
	
	Um momento particular do colonialismo espanhol.
	
	
	Um processo histórico de dissociação do produtor e os meios de produção.

Outros materiais