Buscar

MELHORAMENTO VEGETAL APOSTILA

Prévia do material em texto

MELHORAMENTO VEGETAL
Genitores potenciais :
Variedades Comerciais - as variedades em desenvolvimento visam substituir aquelas em uso. Em conseqüência, as variedades em cultivo devem constituir a primeira opção como fonte de genitores. A probabilidade de se obterem linhagens superiores em cruzamentos entre variedades comerciais é relativamente alta.
Linhagens-elite - podem-se agregar vantagens de competição ao programa de melhoramento ao incluir, nos cruzamentos, as principais linhagens em fase final de avaliação, visando ao desenvolvimento de variedades. A inclusão de linhagens nos blocos de melhoramentos antes de se completar a sua avaliação final pode resultar na necessidade de eliminação de populações segregantes, caso algum aspecto limitante seja detectado na linhagem envolvida. Todavia, é prática comum entre os melhoristas o uso de linhagens como genitores, com posterior eliminação dos cruzamentos cuja superioridade é questionável.
Linhagens com características específicas - muitas vezes, registra-se uma linhagem que não possui bom desempenho geral, mas é portadora de uma ou mais características de interesse específico. Por exemplo, a Universidade Estadual de Kentucky, EUA, lançou a linhagem de fumo KY 171 para fins experimentais ou para uso nos programas de melhoramento. Esta linhagem apresenta baixos teores de nicotina e folhas verde-escuras, características de considerável interesse para a indústria tabagista, porém não foi lançada como nova variedade, em razão da baixa estabilidade de produção.
Acessos de bancos de germoplasma - os BAGs são excelentes fontes de variabilidade. Os acessos dos bancos de germoplasma em geral são catalogados e podem ser requisitados para fins de pesquisa ou melhoramento. O melhorista deve ter cautela adicional ao usar acessos do BAG no programa de desenvolvimento de variedade, uma vez que a maioria dos acessos apresenta uma ou mais características indesejáveis às variedades comerciais. Os acessos PI 408251, PI 86023 e Ichigowase foram utilizados na UFV no programa den desenvolvimento de variedades de soja com melhor sabor para a alimentação humana. Estes acessos apresentam diversas limitações agronômicas que impedem seu uso como ovas variedades.
MÉTODOS PARA SELEÇÃO DE GENITORES
 Muitos programas de desenvolvimento varietal conduzem grande número de cruzamentos na expectativa de que um deles resulte em uma combinação gênica superior que possa ser selecionada e lançada como nova variedade. Por exemplo, no programa de melhoramento de trigo do Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo (CIMMYT), no México, são realizados cerca de 2.000 cruzamentos por ano para atender ao seu programa internacional. Se um método eficaz para a escolha de genitores fosse adotado, o número de cruzamento poderia ser reduzido consideravelmente.
O ganho genético pode ser estimado pela seguinte equação:
G=h2D em que G= ganho genético
 h2 = herdabilidade
 D= diferencial de seleção
Para maximizar o ganho genético, devem-se maximizar o diferencial de seleção (D) e a herdabilidade para a característica-objetivo da seleção (h2). Para aumentar o valor de D, deve-se selecionar um menor número de indivíduos superiores na população. Existem duas alternativas para se elevar a herdabilidade. A primeira é a redução da variância de ambiente por meio da utilização de ambientes mais uniformes. A segunda é o aumento da variância genética , por meio da utilização de genitores não aparentados.
Comportamento por si dos genitores - de acordo com este critério, um bom cruzamento é aquele que envolve os dois melhores genótipos disponíveis e que a média dos genitores estabelece o desempenho da progênie. Este é o caso quando a maior parte da variância genética é aditiva. Matzinger et al. (1976) indicaram a predominância de variância genética aditiva para a maioria dos caracteres agronômicos em diversas espécies. Muitos autores concordam com esta teoria e recomendam o uso dos melhores genótipos como genitores.
Genótipo para características importantes - esse método enfatiza a complementariedade entre os genitores para as características correlacionadas com a característica principal do programa.
Quando a seleção para a característica de interesse é relativamente difícil, pode-se fazer a seleção indireta, isto é, por meio de outras características correlacionadas com a primeira. Este critério também tem sido adotado para a escolha de genitores. Por exemplo, para a seleção de genitores com o objetivo de desenvolver uma variedade altamente produtiva, pode-se considerar outras características agronômicas correlacionadas com a produtividade. Um grande número de características tem sido reportado como correlacionado com o rendimento de grãos como: índice de área foliar, ângulo d inserção foliar, índice de colheita, número de sementes, tamanho de sementes, capacidade de perfilhamento ou ramificação, eficiência no uso da água e taxa fotossintética (Grafius, 1976). Com base neste método, o melhorista deve escolher genitores que se complementam. A presença de características desejáveis em ambos os genitores pode resultar na reunião destas em um único indivíduo, portanto superior aos seus genitores.
Histórico do genitor - este talvez seja o mais importante critério para a escolha e genitores para o melhoramento animal. O velocista da raça quarto –de-milha, Signed to fly, pai de outros reconhecidos eqüinos campeões, teve no ano de 1996 suas coberturas avaliadas em cerca de U$8.000,00 em razão de sua comprovada habilidade de transferir aos descendentes ótima características. Este critério enfatiza a importância da capacidade de combinação. Neste método, a escolha de genitores baseia-se em informações sobre o histórico dos genótipos como genitores. Caso este método seja adotado, as variedades mais ovas não serão incluídas nos blocos de cruzamentos,m pois o histórico do seu comportamento como genitores só será conhecido alguns anos após seu lançamento. A variedade de soja UFV-1, por exemplo, foi utilizada em diversos cruzamentos, durante muitos anos, e, por seu potencial, tornou-se genitora de várias outras variedades.
Pedigree do genitor - este critério, também muito utilizado no melhoramento animal, enfatiza a importância da diversidade genética. Tanto no melhoramento animal quanto no de espécies alógamas, a diversidade genética encontra-se correlacionada com a heterose, o que justifica a consideração deste critério na seleção de genitores. A diversidade genética entre os potenciais genitores pode ser avaliada com base nas características agronômicas, no grau de parentesco entre os genótipos ou, mesmo, no nível de polimorfismo expresso em nível molecular.
Método da capacidade combinatória - evidências experimentais têm indicado que mesmo cruzamentos envolvendo genitores com comportamento muito medíocre põem resultar em progênies com elevado potencial. A variedade de Cevada Morex, lançada m 1987 em Minesota, EUA, foi desenvolvida a partir do cruzamento Cree/Bonanza. Esses genitores apresentavam rendimento de grãos e teor de extrato de malte abaixo da média. Entretanto, Morex após o seu lançamento, ornou-se a variedade de maior sucesso no meio-oeste americano, em função da sua elevada produtividade e do seu mais alto teor de extrato de malte dentre as variedades disponíveis na época.
Método dos marcadores moleculares - nos casos em que a diversidade genética é importante, como nas variedades híbridas, os marcadores moleculares podem Ser utilizados para estimação da distância genética entre genótipos e para orientação do melhorista na escolha de genitores.

Outros materiais