A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
APOL DE ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS

Pré-visualização | Página 2 de 3

da dança para lecionar as aulas com estilos pré-definidos como o balé clássico e o jazz, pois essas modalidades não possuem uma técnica própria. 
D. O trabalho de expressão corporal e de intenção na dança não precisa ser inserido nas aulas de danças com estilos definidos como o balé clássico, jazz e a dança contemporânea, pois estas aulas têm objetivos mais específicos. 
E. As aulas de balé clássico e jazz com objetivos de rendimento e profissionalização podem ser iniciadas em qualquer faixa etária.
02 - Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Atividades rítmicas e expressivas: a dança na educação física sobre os pontos a serem considerados para subsidiar o trabalho do professor na dança, relacione corretamente cada um deles às suas respectivas características: 
1. Objetivo da aula
2. Divisão das fases da aula 
3. Síntese integradora 
4. Avaliação formativa 
( ) Realiza-se pela observação do professor. É importante para nortear o desenvolvimento das próximas aulas. 
( ) Nesse momento, os discentes podem compartilhar as suas experiências mediante discussões e reflexões com o grupo. 
( ) Conecta-se intimamente com o planejamento e com o conteúdo da aula. 
( ) Suas quatro etapas são: parte inicial, parte principal, parte avaliativa e parte final.
 A. 2-3-4-1 B. 1-2-4-3 C. 4-3-2-1 D. 3-4-1-2 E. 4-3-1-2
03 - Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Atividades rítmicas e expressivas: a dança na educação física sobre as influências da dança no Brasil, analise as proposições: 
I. A cultura brasileira, inclusive nas danças, tem influências indígenas, africanas e européias fundindo-se como forma de expressão corporal e de linguagem de um povo. 
PORQUE 
II. A capoeira foi registrada como bem da cultura imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E. As asserções I e II são proposições falsas. 
04 - Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Atividades rítmicas e expressivas: a dança na educação física sobre a dança na segunda infância e adolescência, analise as assertivas e marque V para verdadeiras e F para falsas: 
I. ( ) Nessa fase, o professor não deve enfatizar a especialização das técnicas de dança e habilidades motoras, mas, sim, possibilitar uma grande diversidade de exploração dos movimentos, sem se preocupar com o rendimento. 
II. ( ) Nessa fase, ocorre a aproximação entre meninas e meninos, surgindo a necessidade de exibição corporal, porém também ocorrem casos de timidez, o que pode atrapalhar o desempenho nas aulas. 
III. ( ) Nessas faixas etárias, ocorrem poucas alterações hormonais e mudanças físicas, não sendo necessário que o professor considere esses aspectos em seus planejamentos de aula. 
IV. ( ) Por meio da dança, os alunos podem vivenciar experiências corporais e emocionais como raiva, alegria e tristeza. O trabalho com essas sensações contribui para o seu desenvolvimento. 
A. V-F-V-F B. V-F-V-V C. F-V-V-V D. V-V-F-F E. F-V-F-V
05 - Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Atividades rítmicas e expressivas: a dança na educação física sobre a habilidade de apreciação da dança, leia as afirmativas: 
I. Para uma efetiva apreciação de espetáculos de dança, é necessário ter conhecimentos básicos sobre os elementos de dança.
II. A apreciação crítica da dança não exige nenhum conhecimento na área – a dança é uma linguagem corporal que todos estão aptos a apreciar sem informações prévias.
III. A dança como linguagem artística não necessita de uma apreciação crítica, uma vez que, como arte, a dança tem total liberdade de expressão.
IV. O apreciar é uma das habilidades a serem construídas pelo professor de educação física. 
A. I e IV B. I e II C. II e IV D. I e III E. III e IV
06 - Considerando essa citação e os conteúdos do livro-base Atividades rítmicas e expressivas: a dança na educação física sobre o planejamento e a estrutura de uma aula de dança, enumere, na ordem seqüencial, as explicações que se relacionam a cada estrutura: 
1. Parte inicial 
2. Parte principal 
3. Parte avaliativa 
4. Parte final 
( ) Essa parte pode ser realizada em grupo ou individualmente. Nela, abordam-se os conteúdos novos e, também, relembram-se os já abordados em aulas anteriores, aprimorando as habilidades já trabalhadas. 
( ) Esse momento tem duração máxima de 10% da aula e consiste na preparação para a aplicação dos conteúdos. É possível realizar seqüências coreográficas objetivando o aquecimento muscular e articular. 
( ) Os alongamentos de baixa intensidade e relaxamentos são os exercícios mais adequados para essa parte da aula. É possível permitir que os alunos comentem as experiências vividas durante a aula. 
( ) Nessa etapa, o aluno pode exercitar as movimentações aprendidas por meio de seqüências coreográficas e exercícios de improvisação. Nesse momento, o professor tem a possibilidade de analisar a continuidade dos conteúdos para as próximas aulas. 
A. 3-1-2-4 B. 2-4-3-1 C. 2-1-4-3 D. 1-3-2-4 E. 2-1-3-4
07 - Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Atividades rítmicas e expressivas: a dança na educação física sobre as habilidades e capacidades a serem trabalhadas nas aulas de dança infantil, assinale a alternativa correta: 
A. Habilidades: concentração, criatividade e ritmo.
B. Capacidades: memorização, flexibilidade e ritmo.
C. Capacidades: ritmo, flexibilidade e coordenação motora
D. Habilidades: coordenação motora, flexibilidade e concentração. 
E. Capacidades: criatividades, ritmo e memorização.
08 - Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Atividades rítmicas e expressivas: a dança na educação física sobre a dança educativa analise as afirmativas: 
I. A dança educativa pode ser abordada em diferentes faixas etárias, espaços e finalidades. 
II. A dança educativa fortalece a comunicação e a ação do aluno como construtor da sua própria história e comunidade. 
III. A dança educativa objetiva vivências corporais e de comunicação considerando as diferentes interações sociais. 
IV. O encaminhamento metodológico da dança educativa busca a formação de bailarinos profissionais a partir de conteúdos sistematizados. 
A. I e II B. I e III C. III e IV D. I, II e III E. II, III e IV
09 - Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Atividades rítmicas e expressivas: a dança na educação física sobre as propriedades do som identificadas pelo ouvido humano, enumere na ordem seqüencial as propriedades que se relacionam a cada característica:
1. Altura 2. Intensidade 3. Timbre. 
( ) É a qualidade física do som, que permite diferenciar sons emitidos por fontes diferentes. 
( ) Mensurada em hartz é a qualidade que nos permite de diferenciar sons graves e agudos. 
( ) É a qualidade do som que nos permite diferenciar sons fortes e fracos é mesurada em decibéis. 
A. 1–2–3 B. 3-2-1 C. 1-3-2 D. 3-1-2 E. 2-1-3
10 - Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Atividades rítmicas e expressivas: a dança na educação física sobre os conteúdos da dança e seus quatro elementos estruturalmente, relacione corretamente os elementos às suas respectivas possibilidades. 
1. Ação corporal 2. Tempo 3. Espaço