Buscar

Esquizofrenia: Sintomas e Testes Neuropsicológicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESQUIZOFRENIA
O QUE É?
A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica endógena, e se caracteriza pela perda do contato com a realidade. A pessoa pode ficar fechada em si mesma, com o olhar perdido, indiferente a tudo o que se passa ao redor ou, os exemplos mais clássicos, ter alucinações e delírios. Ela ouve vozes que ninguém mais escuta e imagina estar sendo vítima de um complô diabólico tramado com o firme propósito de destruí-la. Não há argumento nem bom senso que a convença do contrário.
Antigamente, esses indivíduos eram colocados em sanatórios para loucos, porque pouco se sabia a respeito da doença. No entanto, nas últimas décadas, houve grande avanço no estudo e tratamento da esquizofrenia que, quanto mais precocemente for tratada, menos danos trará aos doentes.
O QUE CAUSA?
Não se sabe quais são as causas exatas da esquizofrenia. 
A hereditariedade tem uma importância relativa, pois, sabe-se que parentes de primeiro grau de um esquizofrênico tem chance maior de desenvolver a doença do que as pessoas em geral. Por outro lado, não se sabe como seria o modo de transmissão genética da doença. 
Fatores ambientais (ex., complicações da gravidez e do parto, infecções) que possam alterar o desenvolvimento do sistema nervoso no período de gestação parecem ter importância no aparecimento da esquizofrenia.
Estudos feitos com métodos modernos de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética mostram que alguns pacientes tem pequenas alterações cerebrais, com diminuição discreta do tamanho de algumas áreas do cérebro. Alterações bioquímicas dos neurotransmissores cerebrais, particularmente da dopamina, parecem estar implicados na doença.
SINTOMAS
Esquizofrenia envolve uma série de problemas tanto cognitivos quanto comportamentais e emocionais. Os sintomas costumam variar e entre eles estão inclusos: 
Delírios 
 Alucinações
Pensamento Desorganizado
Habilidade Motora Desorganizada ou anormal
Além dos sinais citados, outros parecem estar relacionados com a esquizofrenia. Uma pessoa com a doença pode:
Não aparentar emoções
Não fazer contatos visuais
Não alterar as expressões faciais
Ter fala monótona e sem adição de quaisquer movimentos que normalmente dão ênfase emocional ao discurso.  
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
 “ Pacientes esquizofrênicos demonstram alterações no desempenho em uma grande variedade de testes neuropsicológicos. Estima-se que déficits cognitivos podem ser identificados em 40% a 60% dos indivíduos acometidos por essa condição psiquiátrica. Vários estudos clínicos sugerem que alterações cognitivas podem ser observadas desde o início dos sintomas da esquizofrenia.”
AVALIAÇÕES
Quociente de Inteligência
 Atualmente, o quociente de inteligência é avaliado pela utilização de extensas baterias de testes psicométricos, como a escala WAIS-R (Wechsler Adult Intelligence Scale – Revised) , que são constituídas por diferentes subtestes, voltados ao exame de processos cognitivos, tais como: nível geral de informação, pensamento lógico e abstrato, habilidades verbais e aritméticas, capacidades viso - espaciais e viso - construcionais, atenção, memória e destreza psicomotora. 
Fatores como nível de instrução formal, faixa etária, presença de doença física ou psiquiátrica e utilização de drogas psicoativas podem interferir no desempenho em vários subtestes cognitivos, alterando de maneira significativa o índice final do quociente de inteligência.
AVALIAÇÕES
Processos de Atenção
O teste neuropsicológico mais frequentemente utilizado no estudo das alterações dos processos de atenção em pacientes esquizofrênicos é o "Continuous Performance Test" (CPT). Nesse tipo de teste neuropsicológico, o indivíduo é solicitado a identificar rapidamente um estímulo alvo entre vários estímulos distratores ou não relevantes. Pacientes esquizofrênicos apresentam tipicamente um comprometimento nos processos de discriminação sinal/ ruído, ainda que não apresentem erros quanto ao critério de identificação.
Pacientes esquizofrênicos também são avaliados em relação à capacidade de aquisição de informações. Em um desses testes, o "Span of Aprehension" (SOA), uma seqüência de até 10 itens (letras, números ou figuras geométricas) é apresentada em curtos intervalos de tempo. Posteriormente, o indivíduo deve identificar os itens anteriormente apresentados na seqüência inicial, a partir de um conjunto maior de elementos. Aproximadamente 40% dos pacientes esquizofrênicos têm desempenhos abaixo dos níveis encontrados em indivíduos “normais”. 
 AVALIAÇÃO
 Pacientes esquizofrênicos também tendem a apresentar resultados mais baixos em relação ao "Digit Span", um teste relativamente simples, que consiste na repetição verbal de seqüências cada vez maiores de números, até que se estabeleça a quantidade máxima de dígitos a serem repetidos sem erros (o chamado "span" de atenção). Pacientes esquizofrênicos tendem a apresentar mais erros de repetição e "span" de atenção significativamente mais baixo do que indivíduos pertencentes a um grupo controle.
AVALIAÇÃO
Processos de Memória
Pacientes esquizofrênicos apresentam alterações no desempenho em uma grande variedade de testes de memória.
Utilizando a Wechsler memory scale (WMS), uma extensa bateria de testes de memória, foi observado que pacientes esquizofrênicos tendem a apresentar resultados significativamente mais baixos do que indivíduos do grupo controle em relação às funções de memória verbal e visual. A maioria dos estudos voltados à comparação de processos de memória verbal e visual na esquizofrenia encontrou um grau de comprometimento semelhante entre essas duas modalidades de memória.
O resultado do teste de memória declarativa "Selective reminding test" (SRT) sugere que pacientes esquizofrênicos têm dificuldades na aquisição de novas informações, ainda que exista um comprometimento mais significativo dos processos de reacessamento de material previamente aprendido.
AVALIAÇÃO
Funções Executivas
Entre as dificuldades cognitivas mais significativas observadas em pacientes esquizofrênicos estão aqueles processos relacionados às habilidades de abstração e de flexibilidade conceitual envolvidas na solução de problemas. Essas anormalidades cognitivas têm sido amplamente investigadas por meio da utilização do "Wisconsin card sorting test" (WCST), um teste neuropsicológico frequentemente empregado na avaliação de processos relacionados a áreas pré-frontais do lobo frontal. Um grande número de estudos clínicos e experimentais tem indicado que pacientes esquizofrênicos tendem a apresentar desempenhos mais pobres do que a população em geral no WCST. Esses resultados indicam que pacientes esquizofrênicos apresentam dificuldades significativas em relação à utilização de conceitos abstratos na resolução de tarefas cognitivas. 
TRATAMENTO
O tratamento da esquizofrenia visa ao controle dos sintomas e a reintegração do paciente. O tratamento da esquizofrenia requer duas abordagens: medicamentosa e psicossocial. 
O tratamento medicamentoso é feito com remédios chamados antipsicóticos ou neurolépticos. Eles são utilizados na fase aguda da doença para aliviar os sintomas psicóticos, e também nos períodos entre as crises, para prevenir novas recaídas. A maioria dos pacientes precisa utilizar a medicação ininterruptamente para não ter novas crises. Assim o paciente deve submeter-se a avaliações médicas periódicas; o médico procura manter a medicação na menor dose possível para evitar recaídas e evitar eventuais efeitos colaterais. 
As abordagens psicossociais são necessárias para promover a reintegração do paciente à família e à sociedade. Devido ao fato de que alguns sintomas (principalmente apatia, desinteresse, isolamento social e outros) podem persistir mesmo após as crises, é necessário um planejamento individualizado de reabilitação do paciente. Os pacientes necessitam em geral de psicoterapia, terapia ocupacional, e outros procedimentos que visem ajudá-lo a lidar com mais facilidade com as
dificuldades do dia a dia. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.saudemental.net/o_que_e_esquizofrenia.htm
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462000000500011
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/esquizofrenia
http://drauziovarella.com.br/letras/e/esquizofrenia/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes