Buscar

Michal Kalecki

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Michal Kalecki foi um economista Polonês, especializado em macroeconomia. Sua teoria parte do estudo da evolução dos principais componentes da demanda efetiva. 
A grande preocupação de Kalecki foi estudar os ciclos econômicos, pois estes determinavam a sua preocupação com o desemprego, a capacidade ociosa e a queda do nível de renda nacional. Neste contexto, o princípio da demanda efetiva terá um papel fundamental na explicação do nível de emprego e renda.
Na teoria da demanda efetiva diz que em uma economia mercantil, como a capitalista, se produz com o propósito de vender as mercadorias por seu preço de produção, e com isso obter o lucro que elas contêm. Por esta razão é o mercado quem determina os níveis de atividade econômica (produto, emprego, lucros e salários). O limite de tais níveis está fixado no curto prazo pela amplitude das capacidades produtivas existentes.
Semelhante a teoria de Keynes, Kalecki nota uma instabilidade fundamental da atividade econômica em uma economia “capitalista”. Para Kalecki, a economia capitalista e dinamicamente instável.
Kalecki estuda também as economias capitalistas dividindo as classes sociais em capitalista e trabalhador, existindo, porém, o consumo dos trabalhadores e consumo dos capitalistas, na qual haverá lucros e salários que, a articulação destas categorias é fundamental para explicar a dinâmica do sistema.
Apesar da macroeconomia ter algumas semelhanças com a teoria de Keynes, há contradições entre elas. Na teoria Kaleckiana a função de consumo não importa, pois os investimentos que determinam a atividade econômica. Outra diferença importante é que Kalecki coloca “o capitalista” no centro dos processos econômicos investidos, ou seja, os lucros são determinados pelos os investimentos.

Outros materiais