Buscar

FUNDAMENTAÇÃO LINGUISTICA II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nota: 100
Disciplina(s):
Fundamentação Linguística
Questão 1/5 - Fundamentação Linguística
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“– Ele é zambezonho.
 – Ele não aquieta o espírito.
 [...]
 – Ele parece uma pessoa que já faleceu há que anos.
 – Tem os ombros repuxados para cima, demais...
 – É crocundado.
 [...]
 – Ruimatismos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSA, Guimarães. No Urubùquaquá, no Pinhém. Rio de Janeiro: José Olympio, 1965. p. 88. 
O fragmento da obra de Guimarães Rosa mostra as inúmeras possibilidades de expressar-se por meio da língua que conhecemos. De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução aos fundamentos teóricos da Linguística sobre conceitos de linguagem e de língua, relacione corretamente os termos listados a seguir às suas respectivas noções: 
1. Língua natural
2. Língua de sinais
3. Língua planejada
4. Língua artificial
5. Novilíngua 
(  ) Trata-se de uma realização da língua natural.
(  ) É desenvolvida pelo ser humano naturalmente.
(  ) Consiste na língua que o escritor George Orwell criou para o romance 1984.
(  ) Língua que pode ser elaborada pela ficção.
(  ) O esperanto pode ser considerado um exemplo quando abordado pela comunidade que utiliza essa língua. 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Nota: 20.0
	
	A
	5 – 2 – 1 – 3 – 4
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
	
	C
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	D
	2 – 1 – 5 – 4 – 3
Você acertou!
A sequência correta é a d) 2 – 1 – 5 – 4 – 3. Segundo o livro-base: “1. Língua natural – [...] podemos caracterizá-la como algo desenvolvido pelo ser humano naturalmente. 2. Língua de sinais – [...] a respeito da língua de sinais ser ou não natural [...], devemos responder que sim, a língua de sinais é uma realização da língua natural [...]. 3. Língua planejada – [...] em geral, para quem usa [...] [uma língua como o esperanto], é preferível tratá-la como língua planejada. Contudo, fora dessa comunidade, ela é tratada como língua artificial. 4. Língua artificial – [...] como ficam as línguas da ficção, empregadas em livros e filmes, como o[s] [idiomas] quenya e sindarin, das obras de J. R. R. Tolkien [...]? Nesses casos, vemos línguas artificiais, pois foram especialmente inventadas para uma situação ficcional. 5. Novilíngua – [...] a novilíngua, de George Orwell, [...] [é uma língua artificial criada para o romance 1984]” (livro-base, p. 29,30).
	
	E
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
Questão 2/5 - Fundamentação Linguística
Atente para a seguinte afirmação: 
“[A] ideologia não se define como o conjunto de representações, nem muito menos como ocultação de realidade. Ela é uma prática significativa; sendo necessidade da interpretação, não é consciente – ela é efeito da relação do sujeito com a língua e com a história em sua relação necessária, para que se signifique”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ORLANDI, E. P. Interpretação: Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 2ª. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 1998. p. 48.
Tendo em vista a dada afirmação e os conteúdos do livro-base Introdução aos fundamentos teóricos da Linguística sobre análise do discurso e ideologia, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A ideologia está presente nos discursos de uma minoria, dependendo da classe social do indivíduo.
	
	B
	A ideologia se constitui em uma ilusão de liberdade de expressão e pode ser definida como um conjunto de representações dominantes na sociedade.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra b). A “ideologia é um conjunto de representações dominantes de uma classe dentro de uma sociedade e [...] há várias classes dentro dessa mesma sociedade, então, há ideologias em conflito [...]. [...] Para alguns teóricos, a ideologia teria um poder ilusório de fazer com que os indivíduos de uma sociedade se sentissem livres para dizer o que quisessem” (livro-base, p. 140 e 141).
	
	C
	As notícias de jornal, por exemplo, são objetivas porque utilizam a 3ª pessoa e, por isso, não há ideologia.
	
	D
	Os romances policiais, por exemplo, são construídos de modo parcial, com o uso da 1ª pessoa, e por isso não há ideologia.
	
	E
	A ideologia constante nos textos (ou discursos) pode ser identificada pelo modo automático, por meio de programas de computador.
Questão 3/5 - Fundamentação Linguística
Atente para a seguinte passagem de texto: 
“Com base nos estudos postulados envolvendo mudança de som, foi possível verificar até que ponto semelhanças entre duas ou mais línguas eram devidas a empréstimo linguístico, ao mero acaso, ou, principalmente, a recorrentes correspondências de sons, o que apontava para uma mesma ascendência genética”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GABAS Jr, Nilson. Linguística histórica. In: BENTES, Anna Christina; MUSSALIM, Fernanda (Org.). Introdução à Linguística: Domínios e fronteiras. v. 1, p. 77-104. São Paulo: Cortez, 2007. p. 93,94. 
Considerando a dada informação e os conteúdos do livro-base Introdução aos fundamentos teóricos da Linguística sobre linguística histórica e o método-histórico comparativo, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) O processo de transformação de uma língua em outra é comprovado por meio de exemplos da velocidade com que as mudanças linguísticas ocorrem.
II. ( ) O tronco linguístico indo-europeu abriga as famílias Latina (português, espanhol, francês etc.); Celta (bretão, irlandês, gaulês etc.); Eslava (russo, polonês, tcheco etc.); Germânica (inglês, holandês, alemão etc.).
III. ( ) A Linguística Articulatória estabeleceu as relações genéticas entre as línguas.
IV. ( ) O esforço em reconstruir os sons de uma língua, como o grego e o latim, deu origem à linguística histórica. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F
Você acertou!
A alternativa correta é a letra e) F – V – F – F. Segundo o livro-base, a afirmativa I é falsa, porque é “por intermédio das descobertas e comprovações de que a transformação de uma língua em outra não é repentina que se obtém um conjunto de exemplos para descrever processos que são comuns a várias línguas no mundo” (livro-base p. 96). A afirmativa II é verdadeira, pois o tronco linguístico indo-europeu é composto pelas seguintes famílias: a) Latina (português, espanhol, francês), b) Celta (bretão, irlandês, gaulês), c) Eslava (russo, polonês, tcheco), d) Germânica (inglês, holandês, alemão) (livro-base, p. 99). A Afirmativa III é falsa, já que é o método histórico-comparativo que “nomeia uma série de combinações capazes de estabelecer e comprovar relações genéticas entre as línguas” (livro-base, p. 100,101). A afirmativa IV é falsa, pois “foi a busca pelo proto-indo-europeu, ou seja, a busca da reconstrução até uma língua que tenha dado origem à família de línguas que descendem do indo-europeu, que acabou dando origem à linguística histórica e à Linguística como ciência” (livro-base, p. 96).
Questão 4/5 - Fundamentação Linguística
Considere a citação a seguir:
“A ocorrência de alofones depende da posição, ou seja, ambiente ou contexto em que estes ocorrem. [...] Outro tipo de alofonia tratada nesse modelo não depende do contexto, e os alofones são chamados de variantes livres. Dois segmentos em variação livre ocorrem no mesmo ambiente sem prejuízo de significado. Ou seja, temos duas pronúncias possíveis”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Thais C. Fonética e fonologia do português: Roteiros de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 2010, p. 133.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Introdução aos fundamentos teóricos da Linguística sobre variação livre, assinale a alternativa
correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Variação livre consiste na escolha entre um ou outro idioma.
	
	B
	Variação livre é o conceito que abrange os sons das semivogais.
	
	C
	Variação livre consiste na escolha entre uma ou outra pronúncia.
Você acertou!
“Variação livre pode ser relacionada ao conceito de idioleto [...]. Trata-se de uma marca de variação estilística de escolha do falante por um tipo de pronúncia ou outro” (livro-base, p. 63).
	
	D
	Variação livre é o acento de intensidade que distingue o significado.
	
	E
	Variação livre é a escolha entre um ou outro aspecto da fonética.
Questão 5/5 - Fundamentação Linguística
Atente para o excerto de texto a seguir:
“[O] estudo direto, [...] [a] observação da língua viva, realizada por um grupo muito grande de linguistas que constitui um imenso movimento e apresenta uma variedade quase infinita de matizes [...]. Referimo-nos ao estruturalismo ou, para usar um termo frequente em nossos dias, à Linguística Descritiva”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAURER jr., Theodoro Henrique. Linguística histórica. Alfa. São Paulo, v. 11, 19-42, 1967. p. 19.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução aos fundamentos teóricos da Linguística sobre a ciência Linguística e suas dicotomias, analise as seguintes asserções:
I. A Linguística Geral (LG) preocupa-se em formular hipóteses para questões referentes à língua e à linguagem, enquanto a Linguística Descritiva (LD) ocupa-se em comprovar ou refutar as hipóteses levantadas pela LG.
PORQUE
II. O principal objetivo da LD é corroborar ou não as hipóteses geradas pela LG. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Você acertou!
É importante a compreensão de que, embora as preocupações de ambas (Linguística Geral e Linguística Descritiva) sejam diferentes – a LG busca formular hipóteses nos estudos de linguagem e a LD objetiva principalmente a elaboração de gramáticas e dicionários –, a LD somente pode comprovar ou não hipóteses levantadas pela LG a partir da utilização dos conceitos fornecidos pela própria LG. Em outras palavras, “[...] considerando que a Linguística Geral pudesse gerar uma hipótese de que todas as línguas do mundo apresentam sons nasais, basta que a Linguística Descritiva encontre uma língua que não apresenta essa característica para desconstruir essa hipótese. Contudo, mesmo para fazer isso, a Linguística Descritiva se valerá de conceitos trazidos da Linguística Geral. [...] [Portanto, a] Linguística Descritiva não busca meramente comprovar ou desconstruir conceitos da Linguística Geral ou fornecer-lhe dados: seu principal objetivo é escrever gramáticas e dicionários que sejam referência para o uso dessa língua” (livro-base, p. 37).
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais