Buscar

Educação Física - Seminario

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Educação Física
 na
 Idade Antiga
(Oriente e Ocidente) 
Feito por: Darling Ferro
Educação Física na Idade Antiga
(3.500 A.C à 474 D.C.)
	A Educação Física na Idade Antiga continua merecendo o mesmo destaque alcançado na pré-história. Mas já é possível fazer uma análise mais apurada das atividades físicas registradas através da escrita. É possível arriscar uma classificação onde identificamos finalidades de ordem terapêutica, guerreira, esportiva e educacional.
Esse período esta divido em dois momentos.
Antiguidade Oriental (China, Índia e Egito).
Antiguidade Ocidental (Grécia e Roma).
Antiguidade Oriental
	É com os CHINESES, HINDÚS, EGÍPCIOS, entre outros povos do oriente que podemos afirmar que começa realmente a História da Educação Física.
		Os chineses parecem haver sido os primeiros a racionalizar os movimentos humanos, eles realizavam exercício físicos com finalidades terapêuticas, higiênicas além do caráter guerreiro. 
		Criaram o Cong-Fou (a arte do homem) surgido por volta de 2700 a.C. - praticado pela seita Tao-Tsé, onde a pessoa executava os movimentos nas mais diversas posições, obedecendo a certos critérios sobre respiração, tudo de acordo com a doença a ser tratada. 
China
Índia
		A índia é reconhecida como a nação que conseguiu atingir o maior grau de elevação espiritual de toda a humanidade. 
		Entre as práticas hindus destacamos a yoga como a sua manifestação suprema. A parte desse sistema que trata do corpo físico chama-se hatha-yoga e é fundamentalmente uma ginástica de posições com a utilização de uma respiração adequada. 
6
Egito
 		O povo egípcio foi sem dúvida quem atingiu o mais alto grau de aperfeiçoamento no terreno esportivo. Muitos exercícios acrobáticos praticados hoje, já eram do domínio dos egípcios. 
		A ginástica egípcia já valorizava o que se conhece hoje como qualidades físicas, tais como: equilíbrio, força, flexibilidade e resistência. Já usavam, embora rudimentares não só da luta como também da natação, remo, atletismo, etc....
7
Antiguidade Ocidental
 
		Agora com um estágio civilizatório mais avançado, é possível observar que o Ocidente teve inúmeras influências da civilização Oriental. 
Antiguidade Ocidental
	
	Grécia ( Atenas e Esparta) 
	 Roma.
Grécia
Atenas
	 Em Atenas educava-se o jovem aristocrata. A preparação guerreira estava em segundo plano. A atividade física “ginástica” era uma iniciação para os desportos elegantes e a vitória desportiva. 
Atenas
		Desde os 14 anos, os rapazes exercitavam-se num recinto privado, onde os sábios do pedótriba praticavam salto, disco, dardo, solos (espécie de lançamento de peso),acrobacias, danças, etc.
		 Inclusive existia uma teoria do treino, na qual se aplicavam os princípios da especificidade e individualização. 	
		Também existiam diversos sistemas de treino, cada vez mais especializados, bem como uma parte destinada ao aquecimento no início de cada sessão.
Esparta
		Já em Esparta, os exercícios físicos tinham a finalidade de preparação do guerreiro com objetivo militar que compreendia o civismo, a fortificação do corpo e a energia física e espiritual.
 
Esparta
 		A sociedade espartana era considerada rígida, os homens viviam para a vida militar, ao nascer eram avaliados para saber se estavam aptos e saudáveis para defender seu povo.
		 Com sete anos de idade o menino era enviado pelos pais ao exército e começava a vida de preparação militar com muitos exercícios físicos e treinamento. 
		Com 30 anos ele se tornava um oficial e ganhava os direitos políticos. 
		A menina espartana também passava por treinamento militar e muita atividade física para ficar saudável e gerar filhos fortes para o exército.
Roma
		Os ideais romanos de beleza física e saúde devem muito aos gregos, que eram, muitas vezes, contratados como tutores tanto para a educação intelectual quanto para a educação física.
Roma
		Em Roma a Educação Física estava voltada, também, para os aspectos da higiene e da saúde corporal. A compreensão de Educação Física para os romanos relacionava-se com a preparação militar pura e simples, em um primeiro momento.
		Posteriormente, quando se inicia a decadência do Império Romano, outros elementos são introduzidos para formar novo conceito. Nesse momento ela é o meio através do qual são preparados, além do guerreiro conquistador, o gladiador hábil e resistente para vencer os combates sangrentos nas arenas e circos romanos.
		 A perda de visibilidade e importância dos exercícios que prosseguiu com a queda do Império Romano continuou de maneira acentuada na Idade Média.
Referências
 http://historiaufmt.blogspot.com.br/2011/04/povos-mesopotamicos.html
http://www.civilizacaoantiga.com/2009/05/civilizacao-persa.html
http://universodahistoria.blogspot.com.br/2008/03/os-maiores-guerreiros-da-antiguidade.html
www.carloshistoria.blogspot.com 
http://www.infoescola.com/historia/civilizacao-hindu/
http://www.historiadomundo.com.br/chinesa/civilizacao-chinesa.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antigo_Egito#Cria.C3.A7.C3.A3o_animal
   http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/egito-antigo.htm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando