Buscar

AD1 - HPA I - 2015 1º - Gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1 2015 1º
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro
Gabarito
Com base nas aulas 1 a 5, preencha as lacunas das afirmativas abaixo. Cada questão desta atividade vale 0,2 ponto, totalizando 5,0 pontos.
Questão 1: Todas as empresas buscam conviver muito de perto tanto com a eficiência quanto com a eficácia, pois isso representa o perfeito equilíbrio. No entanto, sabe-se que, ao lidar-se com pessoas, as funções eficiência e eficácia carecem ser continuadamente observadas e controladas, para manter-se a probabilidade de alcançar os resultados previamente planejados. 
Questão 2: O administrador deve, primeiramente, prever os resultados a serem alcançados, definindo objetivos e metas. Em seguida, deve definir tarefas e responsabilidades, no projeto ou no empreendimento. Para tal, deve criar uma estrutura composta de funções, especializações e atribuir tarefas e competências para cada membro da equipe. Ver página 13.
Questão 3: Maximiniano, em Teoria geral da Administração (200) define a prática administrativa como “o processo de tomar decisões sobre objetivos e pessoas”. Um conceito mais abrangente pode ser explicitado da seguinte forma: Administração é a realização dos objetivos organizacionais de forma eficiente e eficaz, por meio do planejamento, da liderança e do controle dos recursos organizacionais. Ver página 13.
Questão 4: Na alta administração, predomina o exercício das habilidades conceituais. Na gerência média, prevalecem as habilidades humanas. Na chefia operacional, são mais importantes as habilidades técnicas. Ver página 24.
Questão 5: A impossibilidade de haver concorrência (aumento de oferta) e expansão comercial da produção artesanal (permitir novas trocas entre produtos de outras regiões) recebeu o nome de cartel. . Ver página 34.
Questão 6: Diferentemente dos feudos, nos quais o trabalho tinha por finalidade a subsistência da comunidade, nos burgos existiam profissionais cujas habilidades propiciavam um comércio de produtos necessários à vida social – como roupas e ferramentas agrícolas, por exemplo, e isso lhes assegurava um certo status na sociedade. Ver página 31.
Questão 7: Com a emergência das corporações de ofício na alta Idade Média, surgiu a divisão do trabalho sob forma de especialização na produção de determinados bens. Ver página 31.
Questão 8: Na produção artesanal, o produto é feito por encomenda, sendo produzido um de cada vez com o uso de ferramentas manuais. O artesão tem pleno domínio do processo produtivo, pois conhece e realiza todas as tarefas. Por isso as mercadorias costumam ter preço acima do alcance da maior parte da sociedade, pois a produção é uma forma de arte. Ver página 36.
Questão 9: Na produção em massa, ao contrário, o produto é feito em série, em grandes quantidades, de forma padronizada. Os trabalhadores são divididos em postos de trabalho ao longo da linha de produção e ficam responsáveis por apenas uma ou duas tarefas. Ver página 37.
Questão 10: Na produção em massa, as mercadorias atingem um preço mais baixo e acessível à grande maioria da sociedade. Feitas em grande quantidade, seu custo obrigatoriamente cai. As peças são feitas a máquina e padronizadas, sendo todas iguais, pois seguem um mesmo processo de produção. Há grande economia de tempo, pois usa-se a linha de montagem, na qual o trabalho é fragmentado em tarefas dispostas em sequência. Ver página 37.
Questão 11: Criadas as primeiras fábricas com a mecanização do trabalho e a implantação da divisão do trabalho, começaram a surgir novos problemas. Entre esses novos problemas, dois deles demandavam soluções imediatas: 
a) gerenciar a nova força de trabalho;
b) treinar os operários no uso das máquinas, objetivando maior produtividade; Ver página 44.
Questão 12: Com o surgimento das primeiras fábricas, as respostas para as questões de como gerenciar a nova força de trabalho e dela obter maior produtividade vieram dos estudos de Adam Smith, Babbage e Whitney. Ver página 45. 
Questão 13: O processo de parcelamento do trabalho tem as seguintes características:
a) O trabalho é decomposto em suas tarefas repetitivas mais simples e básicas;
b) O trabalho é fragmentado em partes que resultam em divisão e especialização da mão de obra;
c) O trabalho é sequenciado em termos do que se precisa executar na linha de montagem. Ver página 46.
 
Questão 14: A produção em massa visava a minimizar os custos e a maximizar o volume padronizando os produtos que eram feitos em série, em grandes quantidades. O princípio adotado era o de economia de escala. Na customização em massa, o foco está no cliente e no mercado. Seu objetivo é fornecer variedade e padronização através de um processo de produção flexível e receptivo. Ver página 47.
Questão 15: Em sua avaliação crítica ao sistema capitalista de produção, Karl Marx identificou os seguintes efeitos nocivos para o trabalhador:
a) a hierarquização do trabalho;
b)a depreciação da força do trabalho;
c) a submissão do trabalhador às ordens e à disciplina do capital.
Marx criou o conceito de trabalhador parcial – o trabalhador individual que fica apropriado e anexado, durante toda a vida, a uma função específica. Outra crítica marxista ao sistema capitalista de produção foi a separação entre trabalho manual e trabalho intelectual. Ver página 49.
Questão 16: A dinâmica e a rotinização do processo de produção eram impostas aos trabalhadores prevalecendo à homogeneidade de suas ações, pois todos os produtos deveriam ser feitos no mesmo ritmo e com os mesmos movimentos. O nome desse estudo era tempo e movimento. Ver página 57.
Questão 17: O modelo taylorista de gestão era voltado para a busca de soluções para o alto desperdício de materiais, matéria-prima e tempo, e para o baixo nível de produtividade dos trabalhadores daquela época. Como proposta de solução, Taylor concentrou-se na aplicação de métodos e técnicas de engenharia industrial com foco na análise e racionalização do trabalho. Os objetivos a serem alcançados eram a máxima produção e a minimização dos custos. Ver página 59.
Questão 18: Taylor analisou o trabalho em seus mínimos detalhes. Dividiu-o em tarefas e, para cada tarefa, estabeleceu os movimentos e seus respectivos tempos de execução. “Com isso, chegou a um padrão ótimo de produção – o dia ótimo de trabalho”, expresso em número de unidades produzidas. Treinando o operário na realização de tais movimentos no tempo mínimo necessário, seria possível alcançar o the best way, única maneira de executar um trabalho para maximizar a eficiência de cada operário. Ver página 65.
Questão 19: A eficiência almejada por Taylor era a eficiência produtiva. Na busca da eficiência, as palavras-chave eram: padronização (homogeneização da produção); seleção científica (o trabalhador deve desempenhar a tarefa mais compatível com suas aptidões), treinamento (para que o trabalho seja mais eficaz) e supervisão (gerenciamento). Ver página 66.
Questão 20: Taylor teve inúmeros seguidores, em sua maioria engenheiros que se dedicaram aos estudos de racionalização do trabalho e da produção. Foram eles: Lilian Gilbreth, Frank Gilbreth e Henry Gantt. A maior contribuição de Henry Gantt foi a criação de um gráfico de planejamento e controle (cronograma). Frank B. Gilbreth foi um engenheiro americano que acompanhou Taylor no esforço de aumentar a produtividade nas fábricas. Desenvolveu estudo de tempos e movimentos nas linhas de produção, tal como fizera Taylor. Lilian Gilbreth dedicou-se aos estudos de Psicologia Industrial. Junto com seu marido, publicou dois livros: Introdução à administração científica e Estudo da fadiga. Ver página 69.
Questão 21: O taylorismo contribuiu enormemente para o alcance de maior eficiência produtiva nochão de fábrica. Fayol entendeu que era preciso ir mais longe: analisar a Administração dentro de uma perspectiva teórica mais ampla. Ver página 76.
Questão 22: No que tange aos princípios de Fayol, podemos afirmar que comandar é gerir o pessoal e coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os esforços. Ver página 80.
Questão 23: Segundo Fayol, ao zelar pelo cumprimento das metas e diretrizes, o dirigente da organização assumia o papel de direção e comando. Ver página 82.
Questão 24: Cadeia escalar são diversos níveis de autoridade existentes numa organização e que são dispostos em escalas hierárquicas e ligadas entre si através de relações de mando e subordinação. Ver página 86.
Questão 25: A departamentalização por função consiste na criação de órgãos administrativos específicos para cada função-chave e suas respectivas subfunções. Segundo Gulick, cada área funcional pode ser dividida em departamentos. Ver página 87.

Outros materiais