Buscar

Sociedade, Educação e Cultura PROVA II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Sociedade, Educação e Cultura 
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX 
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na forma como os problemas, desafios e impasses são encarados no interior das organizações, é possível identificar posturas diferentes, entre elas encontram-se identificadas como ?Solução Sintomática? e a ?Solução Fundamental?. Com relação às definições dessas soluções, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Solução sintomática.
II- Solução fundamental.
(    ) Apresenta resultados rapidamente, transfere a responsabilidade para outras pessoas e/ou adia as soluções que devem ser tomadas.
(    ) A solução costuma agir localizadamente, ou seja, somente sobre os sintomas do problema; porém a médio ou longo prazo o problema reaparece.
(    ) Requer mais conhecimento e maior tempo de observação e aplicação, porém, normalmente, faz com que o mesmo problema não torne a acontecer.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - II.
	 b)
	II - II - I.
	 c)
	I - II - I.
	 d)
	I - I - II.
	2.
	A pós-modernidade é considerada por muitos estudiosos como um movimento que ditou novos discursos, estilos de vida e formas de conceber o mundo. Quais seriam os principais valores da pós-modernidade?
	 a)
	Ruptura, verdade, progresso e niilismo.
	 b)
	Razão, verdade, progresso e felicidade.
	 c)
	Crise, razão, vazio e felicidade.
	 d)
	Ruptura, crise, crítica, vazio e niilismo.
	3.
	Gestão escolar se constitui no ato de gerir a dinâmica cultural da escola, afinando as diretrizes e políticas educacionais públicas à implementação do projeto político-pedagógico. Todavia, este ato possui significados e finalidades que ultrapassam tal definição. Com relação aos significados e finalidades da gestão escolar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Fomentar um ambiente educacional de autoridade, disciplina e obediência.
(    ) Contemplar as transformações socioeconômicas e culturais da sociedade, bem como as experiências locais e regionais.
(    ) Promover uma aprendizagem efetiva e significativa dos alunos e desenvolver competências que a sociedade demanda.
(    ) Favorecer um processo de comunicação e diálogo aberto, articular interesses diferentes, estabelecer unidade na diversidade, resolver conflitos e atuar convenientemente em situações de tensão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	4.
	O trabalho e o desenvolvimento teórico sobre a gestão escolar é um conteúdo bem explorado na educação atual. Neste tema, estão direcionadas questões educacionais importantes para a escola brasileira, como a falta e a má utilização de recursos públicos. Em destaque, os baixos salários dos profissionais da educação e problemas estruturais e físicos das escolas. Tal contexto poderá ter uma melhor condução se orientado por uma gestão democrática e participativa nas unidades de ensino. Neste sentido, analise as afirmativas as seguir:
I- A gestão democrática do ambiente escolar pressupõe a participação ampla dos profissionais no processo decisório.
II- Uma gestão democrática é realizada sem a presença das famílias, pois os pais são leigos em assuntos educacionais. 
III- Uma gestão democrática é efetivada com a ampla interferência de políticos nas escolas. 
IV- Uma gestão democrática do sistema de ensino é conquistada com a colaboração de diversos setores da comunidade escolar.   
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	5.
	A gestão escolar é um dos temas centrais da educação contemporânea. Nela, estão grande parte dos problemas educacionais brasileiros (em especial na educação pública) como a falta e a má utilização de recursos, que se materializam no baixo salário destinado aos profissionais da educação, assim como a precariedade de recursos básicos aos alunos (falta de material escolar, uniformes e merenda). Tal situação pode ser resolvida com uma gestão democrática e participativa nas unidades de ensino. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma gestão democrática do ambiente escolar necessita da participação dos profissionais da educação. 
(    ) Uma gestão democrática é realizada sem a presença das famílias, pois os pais são leigos em assuntos educacionais.  
(    ) Uma gestão democrática é efetivada com a ingerência de políticos nas escolas. 
(    ) Uma gestão democrática do sistema de ensino é conquistada com a participação de agentes políticos.    
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	6.
	A noção de disciplina, isto é, uma forma organizada e hierarquizada de gerenciar os seres humanos que trabalham em uma organização, pode ser compreendida de várias formas. Nos modelos organizacionais mecanicistas, a disciplina e a hierarquia são uma das principais formas de relacionamento do indivíduo com o seu trabalho e com seus companheiros. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA que melhor contempla a afirmação anterior:
	 a)
	A disciplina fabril teve como inspiração o modelo de disciplina militar, sendo um paradigma o exército moderno de Frederico, Rei da Prússia.
	 b)
	A disciplina, na concepção mecanicista, é ruim para o trabalho industrial, ao retirar o potencial criativo dos indivíduos.
	 c)
	A disciplina fabril se inspirou nas artes plásticas, em gênios como Antônio Gaudí, que realizaram verdadeiras obras-primas.
	 d)
	Para Max Weber, a disciplina forma uma burocracia ineficiente e inoperante, ao retirar a iniciativa dos indivíduos.
	7.
	As organizações sociais estão intimamente ligadas ao cotidiano dos indivíduos, em especial, por estes serem, em geral, ligados a elas nas mais distintas relações sociais, como alunos, trabalhadores ou mesmo como consumidores. Assim compreendendo, como podemos classificar uma organização que busca apenas o lucro para seus acionistas, sem demonstrar consideração para com os seus colaboradores e até mesmo clientes?
	 a)
	Organizações classificadas como sistemas políticos, pois os acionistas que lucram com a organização pagam pesados impostos aos governantes.
	 b)
	Organizações classificadas como cérebros, pois apenas com uma eficiente gestão estratégica a organização conquista seu lucro.
	 c)
	Organizações classificadas como instrumento de dominação, pois são instrumentos de exploração do homem.
	 d)
	Organizações classificadas como instrumento de libertação, pois possibilitam lucros para os acionistas.
	8.
	Segundo Barth (2007), o homem pós-moderno configura-se na pluralidade, novidade, secularização, irracionalidade e imersão no universo. Quanto à ideologia presente na vida do homem pós-moderno, algumas questões são apontadas por ele, como o materialismo, o hedonismo, o consumismo e o relativismo. Com relação aos significados de relativismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O que se tem postulado é que o prazer faça parte da vida das pessoas a qualquer preço, não importando, muitas vezes, as consequências, até mesmo a perda do emprego.
(    ) De um modo geral, tem se aceitado que tudo é permitido, desde que você tenha um bom salário.
(    ) Neste cenário, tem predominado a subjetividade, a qual dita as regras, ou seja, nada é totalmente bom ou mau. Assim, as verdades são oscilantes.
(    ) Dentre os ideais predominantes do homem pós-moderno está o consumo. O resultado disso é a cultura
do desperdício, em que se vive para consumir, e essa é a única imagem valorizada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BARTH, Wilmar Luiz. O homem pós-moderno, religião e ética. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 37, n. 155, mar. 2007. Disponível em:<revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/teo/article/view/.../1308>. Acesso em: 20 out. 2017
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	9.
	Existem diversas formas de classificar as organizações na sociedade: por aspectos religiosos, escolares, clubes e produtivos. Há aquelas em que os administradores buscam aumentar o ritmo e a eficiência, reduzindo a liberdade de ação dos indivíduos em favor do controle exercido por suas máquinas e supervisores. As organizações assim definidas dizem respeito às organizações em forma de:
	 a)
	Sistemas políticos.
	 b)
	Organismos.
	 c)
	Máquinas.
	 d)
	Sistemas de dominação.
	10.
	A ?pós-modernidade? é um conceito utilizado por sociólogos para uma melhor compreensão dos dilemas contemporâneos. Muitas são as características que podemos relacionar ao tempo pós-moderno em diversos campos, como o econômico e o político. Também, em nosso cotidiano, podemos observar alterações nas relações humanas, se as compararmos com as gerações que nos antecederam. Com relação às modificações nos aspectos comportamentais promovidos pela atual conjuntura social, analise as afirmativas a seguir:
I- Na pós-modernidade, temos uma diminuição da privacidade individual. 
II- Na pós-modernidade, temos uma ampliação do consumismo. 
III- Na pós-modernidade, temos uma maior rigidez moral.  
IV- Na pós-modernidade, temos uma sociedade pluralista e diversificada. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais