A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
TRABALHO SUPERVISIONADO CONTABEIS I

Pré-visualização | Página 3 de 3

um problema específico, a concretizar um projeto, um desejo, mas também pode se referir à direção e administração que se realiza em um negócio, uma empresa e uma organização.
5.4 Conceitos de Sistemas de Informação
Conforme a Comissão de Valores Mobiliários (CMV) de n° 29 de 05 de fevereiro de 1986, compreende-se por sistema de informação um conjunto articulado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e edição de relatórios que permite: 
a) tratar as informações de natureza repetitiva com o máximo possível de relevância e o mínimo de custo; 
b) dar condições para, através da utilização de informações primárias constantes do arquivo básico, juntamente com técnicas derivadas da própria contabilidade e/ou outras disciplinas, fornecer relatórios de exceção para finalidades específicas, em oportunidades definidas ou não.
Sistema de informação é aquele que, no seu elemento principal, o poder da informação, é sem duvida de extrema importância dentro da empresa. Seu objetivo principal é armazenar, tratar dados para fornecer informações e apoiar as funções ou processos de uma organização.
Iudícibus e Marion (2007, p. 52) consideram que a abordagem sistêmica é base para a contabilidade que pode ser conceituada como o método de identificar e mensurar permitindo decisões e julgamentos adequados por parte dos usuários das informações contábeis.
Sistema de informações integrado é considerado como um conjunto de elementos que se interagem entre setores para se atingir metas ou objetivos. Basicamente, possui elementos como entrada que envolve captação e reunião de elementos que entram no sistema para serem processados, processamento que converte insumo (entrada) em produto e saída que envolve a transferência de elementos produzidos até o seu destino final.
Neste contexto, é importante a necessidade da utilização de ferramentas eficientes e flexíveis, as quais forneçam informações integradas, tornando-se imprescindíveis aos administradores para estarem inteirados de todas as etapas e processos das atividades organizacionais.
De acordo com Pereira e Oliveira (2008, p.24), são operações fundamentais dentro de um sistema de informações contábil gerencial, onde há a necessidade de se trabalhar, com uma estrutura flexível. Tendo em vista o caráter gerencial da informação contábil para as empresas. 
Considerando atualmente o campo de atuação, se torna mais flexível no mundo tecnológico, os bons resultados contábeis e empresariais, passam a necessitar, de modo geral, a capacidade de organização de sua base de informações. Muito mais sucesso terá o profissional que aproveitar ao máximo as oportunidades que novas tecnologias de informação oferecem.
6. REFERENCIAS
ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. São Paulo: Atlas, 1996.
ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria. São Paulo: Atlas, 2010. Auditoria: Um Curso Moderno e Completo. 7ª. Edição, São Paulo: Atlas, 2007.
ATTIE, William. Auditoria Interna. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2007. Auditoria: conceitos e aplicações. 5ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial: Teoria e Prática. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2007.
IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos. Introdução à teoria da contabilidade para o nível de graduação. 04 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
OLIVEIRA, Luís Martins de; PEREZ JUNIOR, José Hernandez; SILVA, Carlos Alberto dos Santos. Controladoria Estratégica. São Paulo: Atlas, 2009.
PEREIRA, Antônio Nunes Et Al. A qualidade da pesquisa contábil no Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE. Editada pelo Conselho Federal de Contabilidade, Brasil, n. 169, p. 19-29, Ano XXXVII ? Janeiro/Fevereiro 2008.
http://www.cvm.gov.br/export/sites/cvm/legislacao/deliberacoes/anexos/0001/deli029.
http://queconceito.com.br/gerenciamento.
http://webartigos.com/artigos/o-sistema-de-informacao-para-a-contabilidade/68718.
https://www.google.com.br/search?q=cvm+29&rlz=1C1CHZL_pt-BRBR763BR763&oq=cvm&aqs=chrome.1.69i57j69i59j69i60l2j69i61j0.3562j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/decreto/d7979.htm.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.