Buscar

Revisão Psicofarmacologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Revisão Psicofarmacologia 
1) Defina os conceitos a seguir: 
a) Fármaco: estrutura química conhecida; propriedade de modificar uma função fisiológica já existente. Não cria função.
b) Pró-fármaco: Fármacos em sua forma inativa ou substancialmente menos ativas que quando administrados, sofrerão uma biotransformação, passando a produzir metabólitos ativos.
c) Medicamento: fármaco com propriedades benéficas, comprovadas cientificamente. Todo medicamento é um fármaco, mas nem todo fármaco é um medicamento.
d) Dose: é a quantidade a ser administrada de uma vez a fim de produzir efeitos terapêuticos.
e) Dosagem é a frequência de administração e duração do tratamento. Entende-se por dose do medicamento, a quantidade capaz de provocar uma resposta terapêutica desejada no paciente, preferencialmente sem outras ações (efeitos colaterais) no organismo.
f) Dispensação O procedimento de dispensação deve assegurar que o medicamento de boa qualidade seja entregue ao paciente certo, na dose prescrita, em quantidade adequada, com informações sufi cientes para o uso correto, além de embalado de forma a preservar a qualidade do produto. Trata-se do atendimento de um paciente único, com consequentes necessidades e características únicas e específicas, a ser levadas em conta no momento da dispensação.
g) Forma farmacêutica é o estado final que as substâncias ativas apresentam depois de serem submetidas às operações farmacêuticas necessárias, a fim de facilitar a sua administração e obter o maior efeito terapêutico desejado.

Outros materiais