Buscar

adm 1

Prévia do material em texto

1.
		A pesquisa salarial tem por objeto a investigação de dados, tais como:
	
	
	
	Dados relativos a benefícios (assistência médica, odontologia, seguro de vida, refeição), contratações em um determinado período.
	
	
	Absenteísmo, turnover, meritocracia e entrevistas de desligamento.
	
	
	Salário, remuneração variável (bônus, PLR, comissões), punições e advertências.
	
	
	Dados relativos a benefícios, turnover e absenteísmo.
	
	
	Salário, remuneração variável (bônus, PLR, comissões), dados relativos a benefícios (assistência médica, odontologia, seguro de vida, refeição.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O gestor de RH com responsabilidade pela administração dos cargos e salários de uma organização, com regularidade desenvolve pesquisas salariais. Tais pesquisas normalmente consideram um leque de empresas com as quais estabelece uma troca de dados e informações sobre os salários praticados. Esse conjunto de empresas normalmente é chamado de mercado, que reúne:
	
	
	
	Apenas empresas de uma mesma localidade;
	
	
	Empresas do mesmo segmento de mercado e/ou ramo de atividade e/ou localização geográfica e/ou porte e¹ou origem do capital;
	
	
	Empresas do mesmo porte e ramo de atividade, independentemente da localização geográfica;
	
	
	Empresas de uma mesma localidade, mas de diferentes portes, segmentos de mercado, ramo de atividade ou origem do capital;
	
	
	Apenas empresas concorrentes entre si;
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Um caderno de coleta de dados da Pesquisa Salarial deve conter as seguintes informações, EXCETO
	
	
	
	informações extrassalariais
	
	
	Organograma da empresa Pesquisadora
	
	
	Descrições de crgo da empresa pesquisada
	
	
	Dados cadastrais da empresa pesquisada
	
	
	Informações Salariais
	
Explicação:
O caderno de coleta deve conter informações precisas sobre:
Apresentação
A apresentação é realizada com uma carta-convite do responsável pela área de RH, contendo, entre outras informações, o agradecimento pela participação e a confirmação da confidencialidade que será dada às informações coletadas.
Instruções para preenchimento da pesquisa
A instrução de preenchimento serve tanto para a ficha cadastral quanto para os gabaritos de resposta salarial
e extrassalarial.
Relação das empresas participantes
Deverá conter a relação das empresas participantes confirmadas na pesquisa.
Relação dos cargos pesquisados
Deverá conter a relação dos cargos pesquisados e respectivas descrições sumárias que serão utilizadas no processo de identificação dos cargos entre a pesquisa e a empresa pesquisada.
Dados Cadastrais da empresa a ser pesquisada
Neste item, devemos elaborar um breve questionamento sobre aspectos gerais da empresa para formar uma melhor ideia de seu porte e da sua ligação com outros grupos financeiros, para que na compilação final dos dados tenhamos a imagem correta de cada uma das empresas.
Razão social?
Inscrição no CNPJ?
Origem da empresa e sua fundação?
Principais atividades?
Outras empresas que pertencem ao grupo financeiro?
Descrições simplificadas e com as respectivas especificações
 
 informações salariais
É um formulário que deverá ser preenchido de acordo com as orientações concedidas na apresentação do manual, contendo as seguintes informações:
código do cargo na pesquisa, nome do cargo, quantidade de ocupantes (frequência), salário, horas trabalhadas do cargo pesquisado, data base da categoria, jornada de trabalho do cargo pesquisado, quantidade de salários pagos no ano para o cargo pesquisado, bônus pago para o cargo pesquisado, PLR paga para o cargo pesquisado.
 Informações extrassalariais
É um formulário que deverá ser preenchido de acordo com as orientações concedidas na apresentação do manual, contendo as informações sobre os principais benefícios concedidos, tais como:
Assistência Médica;
Assistência Odontológica;
Previdência Privada;
Concessão de automóvel.
Organograma da empresa pesquisadora
Para que possamos ter uma visão mais abrangente das empresas participantes,  devemos solicitar a apresentação de um organograma com os principais níveis hierárquicos, dando uma visão de posicionamento dos cargos dentro dessa estrutura, saber a quem se subordinam e para quem são os cargos subordinados. Com isso, temos uma dimensão mais objetiva do cargo.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A administração de cargos e salários possui alguns desafios, entre os quais o de buscar, permanentemente, o chamado equilíbrio externo. Nesse contexto é apresentado o conceito de valor absoluto dos cargos. Que ferramenta apoia, de forma mais decisiva, de uma forma geral, esse equilíbrio externo e a definição do valor absoluto dos cargos?
	
	
	
	Pesquisa salarial.
	
	
	Descrição e especificação dos cargos.
	
	
	Levantamento de funções.
	
	
	(CBO) - Classificação brasileira de ocupação.
	
	
	Faixas salariais e amplitude salarial.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Sobre a PESQUISA SALARIAL, marque a única opção CORRETA.
	
	
	
	O número de empresas a compor uma pesquisa salarial varia de acordo com o nível de detalhamento e precisão da pesquisa, bem como do tempo disponível para a sua condução e conclusão.
	
	
	Para que uma pesquisa salarial seja válida, todos os cargos da empresa sem exceção devem fazer parte dela.
	
	
	Selecionar empresas de um mesmo mercado ou região onde atuam não representa um aspecto significativo para os resultados de uma pesquisa salarial.
	
	
	A partir do momento em que uma empresa é convidada a fazer parte de uma pesquisa salarial, ela é obrigada a aceitar o convite e responder ao questionário.
	
	
	O ponto mais importante de uma pesquisa salarial é divulgar a todas as empresas participantes a lista com os nomes de cada empresa e seus respectivos salários.
	
Explicação:
A seleção das empresas que participarão da pesquisa influenciará diretamente no resultado que será obtido, uma vez que o perfil de cada empresa incidirá diretamente no nível de salários e benefícios pesquisados, podendo representar um fator de sucesso do processo.
As empresas selecionadas deverão estar em conformidade com critérios que garantam a perfeita adequação ao perfil da empresa pesquisadora.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Um determinado grupo de empresas é normalmente selecionado, quando da realização de pesquisas salariais. Esse grupo, também chamado 'mercado' ou 'painel', possui entre suas características:
	
	
	
	Empresas concorrentes, independentemente do tamanho ou da localização geográfica.
	
	
	Ramo de atividade, localização geográfica, número de empregados e mês de data-base.
	
	
	Origem do capital, ramo de atividade, porte e quantidade de fábricas localizadas nos grandes centros.
	
	
	Segmento de mercado, ramo de atividade, porte, origem do capital e localização geográfica.
	
	
	Políticas salariais agressivas, com liderança em seus segmentos de mercado.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A pesquisa salarial pode ser feita por alguns meios que relacionamos a seguir. Todos estão corretos, com EXCEÇÃO de um deles que NÃO corresponde a um destes meios. Marque a opção que NÃO corresponde:
	
	
	
	Informações confidenciais e subjetivas conseguidas com os fornecedores
	
	
	Telefonemas ou e-mails entre especialistas em salários
	
	
	Reuniões com especialistas em salários
	
	
	Questionários a serem preenchidos pelas empresas pesquisadas
	
	
	Visitas e entrevistas a empresas
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Considerando a proposta e a intençãode uma pesquisa salaria, leia as opções que seguem e marque aquela que melhor define o conceito.
	
	
	
	Averbamento das condições de práticas salariais que visa o bom relacionamento entre concorrentes.
	
	
	Verificação dos valores salariais de um segmento que objetiva a retirada dos maiores talentos de uma organização para agregar valor à empresa que encomendou a pesquisa.
	
	
	Prática que tem como premissa a elaboração das descrições de cargo feitas com empresas de um mesmo segmento de modo a chegar a uma estruturação de valores de salários para que não haja uma grande concorrência no mercado.
	
	
	Estudo do comportamento salarial praticado em certo setor empresarial, onde podemos conhecer os salários praticados por outras organizações, bem como a reação do mercado à política salarial imposta pelo Governo
	
	
	Estudo dos níveis de remuneração pagos por duas organizações em uma comunidade, para funções distintas nos seus requisitos e natureza.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes