Buscar

Discursiva Formação Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (292179)
Formação Social, Histórica e Política do Brasil (SES45)
Prova: 3408976
QUESTÃO:
1. Getúlio Vargas (1882-1954), sem sombra de dúvidas, representa um dos políticos brasileiros mais debatidos e estudados. É por muitos admirado e, por outros, detestado. Ele esteve governando o Brasil em dois momentos diferentes: um que foi de 1930 a 1945 e outro de 1951 a 1954. No primeiro mandato, governou no regime de “Estado Novo” e foi quando colocou em prática as principais ações que o consagraram como um presidente nacionalista e de forte intervenção/presença do Estado/governo na economia e em meio à sociedade. Disserte sobre as principais ações do governo de Getúlio Vargas ainda no primeiro período de governo.
RESPOSTA ESPERADA:
As principais características do governo Vargas no regime de Estado Novo foram projetos que visavam à sensibilização do sentimento de nacionalismo e de forte investimento no setor industrial.
Com estas medidas, o governo de Vargas favorecia o fortalecimento da burguesia, do proletariado urbano e, ao mesmo tempo, o desmantelamento das elites rurais que estiveram no Governo Federal ao longo de toda política do café com leite.
Foi o momento em que a economia da indústria têxtil ultrapassou a produção agrícola e foi implementada a estruturação da indústria de base que visava a produzir máquinas e ferramentas pesadas, a siderurgia, a metalurgia e a indústria química. Também foi o momento em que ocorre um forte deslocamento da população dos meios rurais para os centros urbanos. 
Aos trabalhadores urbanos é o momento em que o governo lançará a legislação trabalhista, a justiça do trabalho e a estrutura dos sindicatos, que representavam uma estrutura favorecedora das necessidades dos empregadores em meio aos trabalhadores.
No campo político, ocorreram a centralização e o autoritarismo político, apoiados pelos grupos do exército, que ocuparam diversos espaços do poder executivo.
O governo de Vargas fez fortes intervenções nas instituições de educação, foi o momento em que ocorreu a nacionalização do ensino, em especial nas escolas que eram controladas pelos grupos de imigrantes e que ensinavam em outro idioma, não o brasileiro, ocorrem as fundações dos grupos SESI, SENAI, SENAC E SESC.
Foi criado o DIP, o Departamento de Imprensa e Propaganda, que visava a fazer propaganda política do governo, utilizando-se dos meios do rádio e do cinema que estavam se tornando populares no Brasil.
QUESTÃO:
2. A passagem da monarquia à república no Brasil foi um processo lento. Neste contexto de transição, podemos indicar vários pontos de convergências, que no conjunto contribuíram para o fim da monarquia. Esses pontos de convergência, ou fatores econômicos, sociais e culturais, foram fundamentais para a efetiva transição. Disserte sobre os fatores que provocaram essa transformação do regime político monárquico para o republicano.
RESPOSTA ESPERADA:
A Proclamação da República foi o ápice de um processo de desgaste da monarquia. Este processo foi iniciado ainda com a Guerra do Paraguai, que consumiu muitos recursos do orçamento. Ali o exército também se fortaleceu como grupo político, mas também foi alvo de descaso por parte do governo, com falta de investimentos. No exército também houve a penetração de ideias positivistas e contrárias à monarquia, que resultou na questão militar. Por outro lado, a escravidão, que vinha sendo abolida gradativamente por leis governamentais, gerava antipatia dos cafeicultores, que rumavam para as fileiras do Partido Republicano. O Brasil se urbanizava e se industrializava, os imigrantes substituíam os trabalhadores escravos. Entre os republicanos havia a defesa do federalismo contra a centralização monárquica. Todos estes fatores levaram à derrocada da monarquia.
QUESTÃO:
3. Quando instalado o regime militar, em 1964, o país se encontrava mergulhado em uma forte crise econômica, e neste contexto o golpe militar apresentava-se e justificava-se como sendo uma promessa de que o país superaria esta realidade. Inicialmente, os resultados econômicos acabaram por apresentar um elevado crescimento do Produto Interno Bruto - PIB - e uma sensível redução das taxas de inflação, porém em pouco tempo este estado econômico se desfez e novamente o país mergulhava em um momento de crise econômica. Diante disto, disserte sobre outros pontos e aspectos que acabaram por revelar o milagre econômico como frustrado.
RESPOSTA ESPERADA:
Um dos principais pontos do plano de desenvolvimento implementado pelo regime militar foi a forte dependência com o sistema e mercado internacional, o direcionamento prioritário da produção industrial ao mercado externo, bem como grandes quantias emprestadas junto a bancos internacionais. Outro aspecto é com relação ao PIB - Produto Interno Bruto - escamoteava todo um reverso provocado pelo crescimento econômico, que acaba por aprofundar os problemas sociais e atribuía altos custos ambientais para produzir os números de crescimento. Uma das leis que regia os investimentos e os projetos do governo era a de “fazer o bolo crescer, para depois dividir”, porém acabou por se revelar pela concentração de poder e de capitais. Ocorreu também o aprofundamento das desigualdades sociais, caracterizada em especial pelo arrocho salarial para com os grupos de trabalhadores e a valorização salarial somente das classes médias e altas. Para as condições sociais ficarem ainda mais graves, o governo passou a reduzir os investimentos e até a retirar projetos no campo social, da saúde e da educação.

Outros materiais