Buscar

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO caso 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO´
O processo de colonização e organização do Brasil Colônia
Você deve estar estudando no Curso de Nivelamento em Conhecimentos Gerais o que é o fenômeno da Globalização. Se não acessou ainda esse Curso, saiba que ele está disponível em sua webaula, abaixo das disciplinas presenciais em que está matriculado e que poderá ajudar na ampliação de seus conhecimentos sobre a atualidade. Uma das consequências do processo da chamada globalização é a necessidade de que em alguns assuntos (comércio, por exemplo) os países tenham uma legislação compatível entre si. Vocês sabiam que alguns portugueses costumam afirmar que foram eles, lá no Século XV, que deram início ao processo de globalização, com as grandes navegações? Pois é... Diante desse quadro, responda:
O que foi e o que representou o fenômeno das Grandes Navegações? É possível relacionar o descobrimento do Brasil com este fenômeno?
As grandes navegações foi um conjunto de viagens marítimas que possibilitou a expansão de território. Através das navegações foi possível a descoberta, de novos mares, novos povos, novas culturas, novas fauna e flora descoberta pelos europeus. Na época eles acreditavam que havia outros territórios que eram dominados por animais, ou seres estranhos. Foi através dessas grandes viagens e expansão de território que descobriram o Brasil. 
Qual o direito aplicado pelos portugueses na colônia brasileira? 
O direito aplicado pelos portugueses foi o Direito Lusitano. No inicio da colonização era utilizado forais para a solução de questões locais. E com divisão das capitanias hereditárias, as funções judiciais foram dadas aos donatários que tinha a função de administrar, julgar, acusar. Eles tinha domínio de poder sobre tudo que pertencia a suas terras. 
Faça uma pesquisa e procure saber se o território onde está localizada a cidade na qual você mora poderia ser considerado como território da colônia portuguesa na América na virada do Século XVI para o Século XVII? 
Não porque Portugal colonizou primeiro a costa litoral do país.

Outros materiais