Buscar

Resumo de direitos humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo de direitos humanos
O movimento revolucionário de independência norte americano tem grande valor para a disciplina “direitos humanos”.
Pautada no ideais iluministas esta revolução atingiu seu ápice após a guerra dos 7 anos entre França e Inglaterra.
O ponto central da independência dos EUA foi o descontentamento dos colonos americanos contra as medidas de tirania adotadas pela coroa inglesa.
Os revolucionários americanos bem instituídos e com uma concepção filosófica fortemente calvinista mudaram o rumo da história do homem criando direitos existentes até hoje (cont. fed.)
Revolução Francesa 89.
Caracterizou-se por ser um processo social e político com objetivo principal a extinção da monarquia e a proclamação da república.
Também de cunho iluminista tal revolução foi influenciada indiretamente na revolução norte americano.
Nas duas situações identifica-se claramente a falácia do estado e a franca incompetência de seus governantes no sentido de atender as necessidades da população.
A Revolução francesa culminou com a declaração dos direitos do homem e do cidadão reconhecendo em seu texto princípios domo: Igualdade, legalidade, liberdade, estado laico, propriedade, segurança jurídica, resistência à opressão, associação política, prevenção do estado de inocência, livre manifestação do pensamento.
Cai na prova, possivelmente.
11.03
As Dimensões de direitos humanos
Primeira Geração: das liberdades públicas
Segundo Geração: dos direitos econômicos e sociais.
Terceiro Geração: dos direitos de solidariedade.
Primeira Geração dos direitos humanos (ou dimensão): É fruto da independência norte americana e da revolução francesa. É considerada um marco divisor e o núcleo fundamental dos direitos do homem, por meio das liberdades públicas criam-se direitos oponíveis ao estado, é uma forma de limitar a atuação militar. A natureza dessas liberdades (direitos)mostra-se relacionada diretamente a direitos subjetivos garantindo a todo ser humano e o seu objeto uma conduta. É a faculdade ou poder de agir ou não agir, fazer ou não fazer, ir ou de ficar, usar ou não usar. Art. 5
Segunda Geração fato histórico que marcou a declaração dos direitos, econômicos sociais. Foi o fim da primeira guerra mundial. 
Coube a constituição Weimar e 1919 a consagração desses direitos.
A maior contribuição na difusão dessas ideias foi da Alemanha que defendeu não ser mais possível ao estado moderno contentar-se apenas com o reconhecimento da independência jurídica do indivíduo. 
Devendo para tanto criar-se condições mínimas que permitam assegurar a independência social do indivíduo.
Diferente da primeira geração, a segunda busca não só os direitos naturais mas a sociedade organizada “instituição de serviços públicos correspondentes ao objeto social desses direitos”. Direitos trabalhistas e previdenciários. Art. 6
Estudar Teoria das ações afirmativas.
Terceira Geração: Após o fim da segunda guerra mundial foi criada em 1945 a ONU, logo depois em 10.12.48 foi assinada a declaração universal dos direitos do homem, promulgada pela assembleia geral das nações unidas.
A partir daí criou-se terreno fértil para que em 79 Karel Vaza K reconhecesse a existência de uma terceira geração de direitos humanos, chamadas de direito de solidariedade.
Os principais direitos de solidariedade são o direito a paz, desenvolvimento, patrimônio comum da humanidade, auto determinação dos povos, comunicação, meio ambiente – Ramo difuso.
Direitos humanos – Direito natural – Indivíduo – Sociedade.
Direitos fundamentais – Direito positivo – Cidadão – Estado. 
Os direitos e liberdades fundamentais são os direitos e liberdade protegidos pelas normas de nível constitucional.
18.03.15
Dignidade da pessoa humana.
1 Conceito 
2 Direitos humanos e direitos fundamentais 
3 Jus naturalismo
1 Conceito a locução “direitos humanos” talvez seja uma das expressões em direito que mais traga sentido pejorativo de injustiça. Essa proposição é normalmente relacionada com impunidade, restrita à aqueles que defendem marginais. Conforme aprendemos até aqui esse conceito de mostra errôneo, uma vez que independentemente de sua condição social todo homem merece proteção de seus direitos. Por isso podemos afirmar que no estado democrático de direito toda pessoa deve ter sua dignidade respeitada, independentemente da origem, raça, etnia, gênero, idade, condição econômica e social, orientação sexual, credo, convicção política.
Direitos humanos são direitos mínimos para que o homem viva em sociedade.
2 Direitos humanos e direitos fundamentais podem ser definidos, como, princípios vigentes em uma ordem constitucional que traduzem a concepção de dignidade humana.
Já os direitos humanos são cláusulas básicas, superiores e supremas que todo indivíduo deve possuir em face da sociedade. São reinvindicações morais e políticas que todo ser humano almeja perante a sociedade e o governo.
Verificar
3 Jus naturalismo A ideia de direito natural que caminha ao lado do direito positivo sempre esteve presente na história da humanidade.
Direito natural é o conjunto mínimo de preceitos dotado de caráter universal, imutável, que surge da natureza humana e que se configura como um dos princípios de legitimidade do direito. Os direitos naturais são inerentes ao indivíduo e precedem a formação do estado.

Outros materiais

Outros materiais