Buscar

Casos Concretos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1° Caso Concreto -
Gergilei Assaltou um banco na comarca de Cabo Frio. Em sede policial Gergilei foi indiciado no Art. 157 CP (Roubo) na ação penal comprovou-se que Gergilei, em desespero só assaltou o banco para obter dinheiro a fim de custear um transplante de medula do filho acometido de leucemia. O juiz beneficiou Gergilei com uma excludente de licitude supra penal excluindo a sanção penal sobre o réu. Ante o fato comente a conduta de Gergilei e a decisão do Juiz à luz dos princípios norteadores do direito penal.
R: A conduta de Gergilei teve como princípios norteadores: Legalidade, lesividade, adequação social, culpabilidade, humanidade e intervenção mínima.
2° Caso Concreto - 
Duvanor deu dois tiros em seu vizinho o qual, socorrido e levado para o hospital sobreviveu, no processo o crime o juiz entendeu que Duvanor agiu em estrito cumprimento do dever legal considerando Duvanor respondeu processo com base nos artigos: 121, 14 §3 CP e que o mesmo foi beneficiado pelo artigo 23 do código penal, comente doutrinariamente as espécies de normas jurídicas penais presentes no caso concreto.
R: De acordo com o crime cometido, tivemos 3 tipos de normas jurídicas presente: Incriminadoras (Art.121), Declarativas (Art.14) e Permissivas (Art.23).
3° Caso Concreto -
Turillo em uma briga de bar desferiu golpes a faca em Nestor, o qual socorrido por terceiros foi levado para o hospital mais próximo. Em virtude de uma greve hospitalar o atendimento a Nestor foi comprometido e implicou em seu falecimento. Responda juridicamente com base no Art. 13 se Turillo poderá responder pelo evento morte.
R: Sim, causa superveniente relativamente independente. (concausa)
4° Caso Concreto -
Tertúlio desferiu dois tiros em Tonico, após uma discussão de trânsito levando para o hospital e operado e com boas chances de sobrevivência, Tonico convalescendo na enfermaria foi surpreendido pela visita de Pirillo, um antigo inimigo. Pirillo valendo-se da imobilidade de Tonico, injeta-lhe substâncias tóxicas através do tubo de soro matando-o. Comente, a luz do Art. 13 do Código Penal se Tertúlio poderá responder pela morte de Tonico
R: Não, causa superveniente absolutamente independente. (concausa)
5° Caso Concreto -
Gergilei em meio a uma discussão com nestor, correu em direção a sua casa para buscar revolver. Ao voltar. Gergiley não encontrando mais o seu desafeto, pois nestor temendo o pior fugiu do local. transtornado gergiley dirigiu-se a casa de nestor e do lado de fora. escondido ficou aguardando que Nestor saísse para matá-lo. A esposa de gergiley temendo que seu marido fizesse uma loucura foi até ele e o convenceu a desistir da empreitada delituosa. Ante o fato comente a situação jurídica de gergiley a luz do Inter Criminis.
R: Ele cogitou o crime e preparou, porém não efetuou o ato delituoso.
6° Caso Concreto -
Pirineu planejou matar sua esposa, Gergileia, afim de receber a indenização de seguro. De acordo com o cogitado Pirineu adquiriu um frasco de veneno e ministrou a substância no suco de laranja ingerido pela vítima. Gergileia começou a passar mal, momento em que, coincidentemente, um assaltante adentrou na casa subtraindo vários bens e dando um tiro mortal em Gergileia. O laudo cadavérico constatou que indiferentemente do ferimento a bala mortal a quantidade de veneno ingerido pela vítima provocaria a sua morte. Ante o fato responda a luz do artigo 13 se Pirineu poderá responder pela morte de sua esposa.
R: Sim, superveniente concorrente relativamente independente.
Resenha - Garantismo Penal
O Garantismo Penal é uma doutrina criada por Luigi Ferrajoli possuindo uma visão garantista englobando na elaboração da lei penal, a escolha dos bens jurídicos protegidos sua validade, o respeito pelas normas e suas garantias e vários outros. O garantismo não se trata apenas de leis positivadas no ordenamento e sim na premissa de um Estado Democrático de Direito.
No âmbito do Direito Penal, muitos condenados não cumprem suas penas na totalidade estabelecida no julgamento se estiver vivo, saem revoltados da cadeia ou até mesmo, morrem na prisão. A sociedade não vê um ex-detento com bons olhos, não lhes dando oportunidade para mudar de vida e muitas vezes são abandonados por seus próprios familiares, todavia, acabam voltando para o crime. O garantismo defende que não adianta uma liberdade sem respeito com suas regras, mas sim, aquela que possui uma liberdade, guardando o bem jurídico que deve ser tutelado.
Os principais princípios do Garantismo Penal são: princípio da retributividade, contrária a abolição; princípio da legalidade, não há crime sem lei anterior que o defina; princípio da necessidade, somente buscar o Direito Penal em último caso e tentar resolver o conflito em outro ramo; princípio da lesividade, deve lesar um bem jurídico ou apresentar perigo; princípio da materialidade; princípio da culpabilidade, não se tem crime se não foi por querer; princípio da jurisdicionalidade, o processo está relacionado com as penas criminais que devem ser impostas segundo a Constituição; princípio acusatório, julgador é distinto do acusador; princípio do encargo da prova, o réu não deve provar sua inocência, todavia é a acusação que deve provar sua responsabilidade criminal; princípio do contraditório, a partir do processo o réu tem direito de saber de que lhe é acusado e que ele tem direito de se defender das devidas acusações

Outros materiais