Trabalho Empresa Bonitta (2)
19 pág.

Trabalho Empresa Bonitta (2)


DisciplinaAdiministração Anhanguera3 materiais51 seguidores
Pré-visualização4 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
 Centro de Educação a Distancia
Curso:
Administração
SÉRIE: 4ª
Disciplinas Norteadoras:
 - Atividades Complementares;
 - Análise de Custos;
 - Gestão de Projetos;
 - Microeconomia;
 - Sistemas de Informação Gerencial;
 - Seminário Interdisciplinar IV.
ALUNO (A): 
RA: 
NOME DO TUROR EAD: 
 
 cidade
Temática Interdisciplinar: 
Empresa Bonita
Proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) apresentada ao Curso tal da Faculdade tal com o intuito de interpretar uma situação-problema para exercitar a aplicação prática dos conteúdos interdisciplinares; integrar de forma clara e coesa os tópicos do roteiro de conteúdos com a finalidade de esclarecer a importância dos assuntos abordados nas disciplinas deste semestre na prática profissional.
Disciplinas integradoras Análise de Custos; Comportamento Organizacional; Gestão de Projetos; Microeconomia; Sistemas de Informação Gerencial; Seminário Interdisciplinar IV.
Sumário:
1. Introdução .................................................................................................... 04
2. Desenvolvimento ......................................................................................... 05
2.1. Ferramenta RACI ..................................................................................... 05
 2.2. Métodos Econômicos ................................................................................ 06
2.3. Implantação de Programas QVT ............................................................... 07
2.4. Sistemas de Informação ............................................................................ 13
2.5. Sistema NP da Empresa ............................................................................ 15
Considerações finais ........................................................................................ 17
Referências ....................................................................................................... 18
Introdução:
O corrente trabalho dissertará a respeito da Empresa Bonitta, uma tradicional marca do setor calçadista, que faz parte das empresas que atuam no Rio Grande do Sul; Atuando há 30 anos no mercado, atende principalmente a linha de calçados femininos. 
Ocorre que, como muitas empresas na situação atual do Brasil, a Bonitta sofreu grandes decaídas econômicas com a falta de demandas calçadistas. Geradora de muitos empregos a Empresa está desesperadamente atrás de elaborações de gestões práticas que solucionem o problema atual, gerando assim um levantamento financeiro para melhor administração empresarial. 
Desenvolvimento:
2.1 Ferramenta RACI 
Entender primeiramente o que é e como funciona uma ferramenta de implantação de sistema dentro de uma empresa é essencial para seu melhor desenvolvimento. A ferramenta RACI é um sistema de gráficos que ilustra o objetivo da tarefa e a ação necessária para cada pessoa. Isso ajuda a reduzir a confusão nas expectativas aumentando, por sua vez, a eficiência do projeto. Nesse contexto, as decisões são tomadas mais rapidamente, a responsabilidade é clara e a carga de trabalho é distribuída uniformemente. 
Uma matriz RACI serve para integrar todos dentro da empresa e distribuir de uma forma justa todas as funções, equilibrando todos os lados, sem tarefas extras e sem aglomeração num setor só. Para garantir a colaboração e o sucesso do projeto, é crucial que todos os envolvidos no projeto compreendam seus papéis e responsabilidades e os de outros membros do projeto. Isso é especialmente importante quando as equipes de projeto são mais complexas devido ao seu grande tamanho, envolvimento de membros da equipe distribuídos ou dependência de funcionários de vários departamentos.
O professor Evandro Silva Paes diz que \u201cQuanto maior o grau de desenvolvimento dessas competências, maior é a maturidade dessa empresa (ou seja, o quão hábil é essa organização para gerenciar seus projetos) e mais consistentes são os resultados dos seus projetos\u201c, (Gestão de Projetos, 2016, página 164.). 
	Matriz RACI
	 PESSOAS
	
	
	
	
	ATIVIDADE
	PEDRO 
	MARCOS
	MARI
	LUANA
	ELIZA
	Definir Plano de Melhoria no Design calçadista
	 
 C
	 
 R
	
 I
	
 R
	
 A
	Projetar técnicas para implantação do exercício
	 
 R
 
	
 I
	
 A
	
 C
	
 R
	Desenvolver o plano de melhoria 
	
 C
	
 A
	
 R
	
 R
	
 I
	Testar técnica
	 I
	 R
	 I
	 C
	 A
	
	LEGENDA RACI
	
	
	R \u2013 O RESPONSÁVEL
	A \u2013 A AUTORIDADE
	C \u2013 O CONSULTADO
	I \u2013 O INFORMADO
Acima apresentamos a tabela RACI, moldada com um plano de desenvolver uma nova linha de design calçadista, no intuito de chamar a atenção do público para desencadear um novo índice de consumo, visando assim aumentar a escala econômica da empresa. 
Organizações privadas ou públicas de grande porte que trabalham seguindo uma metodologia de gerenciamento de projetos formalizada, com escritórios de projetos e toda uma estrutura padronizada para aprovação, planejamento e realização de projetos, podem optar por organizar seus projetos sob a forma de programas e agrupar esses programas sob portfólios. O nível do portfólio garante que a organização alcance suas metas estratégicas. O nível do programa permite agrupar projetos que compartilhem necessidades semelhantes para otimização dos recursos.
2.2 Métodos Econômicos
Microeconomia é o estudo do comportamento econômico individual e particular, ignorando o conjunto geral da economia, mas focando apenas nos mercados específicos e nas ações de produtores e consumidores.
Também conhecida como a Teoria dos Preços, esta é a parte das Ciências Econômicas que estuda o fenômeno da formação dos preços dos bens de consumo e serviços, assim como os fatores de produção, a partir da análise de mercados específicos e do comportamento das unidades de consumo (os indivíduos, as famílias, etc.).
Para este caso da Empresa Bonitta, elaboramos uma pesquisa de mercado para estimar equações de demanda e oferta de produtos, o que virá a seguir no quadro:
	DEMANDA: Qd= 240-P
	
	Qd= 240-80
Qd= 160
Qd: Qo
240-P= 60+P
240-60= P+P
2P= 180
P= 180/2
P= 90,00
 O preço de equilíbrio é de R$ 90,00.
	
	Qd= 240-P
Qd= 240-90
Qd= 150
	Qo= 60+P
Qo60+90
Qo= 150
	
	
2.3. Implantação de Programas QVT
Podemos avaliar que a empresa se encontra na escassez de vendas, com a economia em colapso os preços da matéria-prima para a produção do produto sobem, consequentemente, fazendo com que o preço final se eleve.
2.3 Implantação de Programas QVT
A qualidade de vida no trabalho está diretamente relacionada a um conjunto de ações que uma empresa adota para melhorar o grau de satisfação de um colaborador com sua função e com o ambiente de trabalho, visando os impactos que este bem-estar pode trazer aos resultados positivos da organização.
O termo qualidade de vida no trabalho ou QVT, como é, comumente, denominado em ambientes corporativos, por profissionais de recursos humanos ou de gestão de pessoas, surgiu em meados dos anos 60, em meio à transição da era industrial para a era digital, a qual as empresas estavam apenas preocupadas com os avanços tecnológicos.
No entanto, foi na década de 70 que este conceito ganhou força, quando Louis Davis, professor da Universidade da Califórnia usou o termo qualidade de vida no trabalho