Buscar

quantitativo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Avaliação I - Redação Individual (351962) - Métodos Quantitativos (ADG13)
 Prova: 4938691
QUESTÃO:
1. Uma determinada rede de lojas de departamentos de vestuário conta com 112 lojas distribuídas em todo o país e mais de 13 milhões de clientes. Seguindo uma tendência do mercado, esta varejista, que reportou receita líquida da ordem de quase R$ 2 bilhões em 2008, passou também a disponibilizar produtos financeiros aos consumidores como facilidades para o pagamento das compras e créditos ao consumidor como vendas financiadas, empréstimos pessoais, títulos de capitalização e seguros através de parcerias com outros setores. No quarto trimestre de 2008, o resultado da área de Serviços Financeiros foi de R$ 16,5 milhões, montante 342,9% maior do que o mesmo período do ano anterior.
Ela iniciou a utilização de um sistema em 2008. A implantação da ferramenta na empresa começou com uma análise geral do negócio, o sistema foi utilizado em cerca de 100 campanhas de marketing direto. Após a utilização, conseguiram desenvolver modelos produtivos que ajudaram a definir as campanhas de marketing, respondendo a questões como: para quem ofertar? por qual canal? o que ofertar? e como abordar? Entretanto, para chegar aos modelos desejados, o software analisa uma enorme quantidade de características dos clientes, atitudes, preferências e comportamentos. 
Uma campanha de empréstimo pessoal teve um retorno de 4 pontos percentuais a mais para clientes selecionados por meio de modelagem estatística com relação a clientes apontados sem o recurso. Para uma campanha de vendas de seguros de empréstimo pessoal, foi realizado um teste com os 15 mil clientes mais propensos a responder positivamente. Comparando o teste com outra campanha realizada sem a utilização da modelagem estatística, o resultado foi 28% melhor. De acordo com o estudo de caso citado, escreva uma redação com o tema: COMO A ESTATÍSTICA PODE MELHORAR UMA REDE VAREJISTA.
FONTE: Adaptado de: <http://www.spss.com.br/cases/>. Acesso em: 18 jul. 2014.
RESPOSTA ESPERADA:
A estatística é uma ferramenta essencial para análise de mercado, podendo ser utilizada em diversos setores pela empresa, seja no administrativo, financeiro, logístico, marketing e até mesmo no desenvolvimento de seu planejamento estratégico.
As pesquisas estatísticas podem ser direcionadas para a análise do mercado ou do negócio, podendo identificar possíveis clientes, ou nichos de mercado. 
Com relação ao produto, pode verificar quais os locais que o possível cliente pode vir adquirir o produto ou serviço, desde a faixa etária e classe social.
Além de proporcionar uma visão mais detalhada do cenário estudado, a estatística oferece medidas de posição que podem esclarecer o tipo de investimento ou produto mais procurado, entre outras variáveis.
 2. Avaliação II - Individual e sem Consulta (351963) - Métodos Quantitativos (ADG13)
 Prova: 4938725
X = Questão Cancelada
	01
	02
	03
	04
	05
	06
	07
	08
	09
	10
	D
	D
	C
	C
	A
	B
	B
	B
	A
	C
 3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (351964) - Métodos Quantitativos (ADG13)
 Prova: 4938751
QUESTÃO:
1. Em determinadas pesquisas estatísticas, o pesquisador pode estar interessado em fenômenos que envolvem o comportamento de mais de uma variável. Essa possível influência de uma variável e outra é abordada no estudo da correlação entre variáveis. Uma das ferramentas utilizadas nesse estudo é o gráfico de dispersão. Analise os gráficos da figura a seguir, e depois identifique e explique brevemente os dois tipos de correlação ilustrados por esses gráficos.
RESPOSTA ESPERADA:
GRÁFICO A: Correlação linear positiva: o incremento de uma das variáveis do estudo leva ao incremento da outra variável envolvida no estudo.
GRÁFICO B: Correlação linear negativa: o incremento de uma das variáveis do estudo leva à redução da outra variável envolvida no estudo.
QUESTÃO:
2. Toda pesquisa deve ter um objetivo determinado para saber o que se vai procurar e o que se pretende alcançar. A elaboração de uma pesquisa parte desde a definição do problema até a interpretação dos dados. Todas as fases devem ser tratadas com seriedade e objetividade. Analise a charge a seguir e justifique por que a definição do problema é essencial para que se obtenha uma pesquisa bem estruturada.
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/_-VzcAgiU2gA/TNxyezXfpdI/AAAAAAAABCE/i43K3i5M0L0/s1600/censo-2010_03.jpg>. Acesso em: 1 set. 2014.
RESPOSTA ESPERADA:
Ao ter como objetivo a realização da pesquisa estatística, é necessário definir claramente o problema que se quer sanar, e as perguntas elaboradas devem estar claras para que tenhamos uma pesquisa de sucesso. É por meio desta definição clara e objetiva que as demais etapas se concretizarão de forma adequada. Na definição do problema, é necessário compreender “o quê?” a pesquisa tratará.
QUESTÃO:
3. As medidas de dispersão são utilizadas para verificarmos se perdemos alguma informação significativa quando utilizamos as medidas de posição (média, por exemplo). Dentre as medidas de dispersão que estudamos, descreva o que é a “Amplitude” e calcule-a da seguinte amostra: 1,72 – 1,53 – 1,82 – 1,50 – 1,77 – 1,84 – 1,67 – 1,89.
RESPOSTA ESPERADA:
Amplitude é a diferença entre o maior e o menor dado da pesquisa ou amostra.
Amplitude = 1,89 – 1,50.
Amplitude = 0,39.
4. Avaliação Final (Objetiva) - Individual e sem Consulta (351965) - Métodos Quantitativos (ADG13)
 Prova: 4938767
X = Questão Cancelada
	01
	02
	03
	04
	05
	06
	07
	08
	09
	10
	11
	12
	13
	14
	15
	A
	C
	B
	A
	D
	C
	B
	B
	B
	A
	C
	C
	C
	D
	D

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais