Buscar

testes imuno 6 - 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		A imunidade mediada por célula é um tipo de resposta imune que não envolve:
		
	
	
	 
	Antígenos
	
	
	Linfócitos T
	
	
	Linfócitos B
	
	
	Plasmócitos
	
	 
	Anticorpos
	
	
	2.
	
		É um tipo de ensaio sorológico muito empregado nos laboratórios clínicos, cujo princípio se baseia na ligação direta para anticorpo contra um antígeno que é colocado em um suporte sólido, como em poços de uma microplaca. Esse ensaio é definido como:
		
	
	
	 
	RIA
	
	
	ELISA
	
	
	Reação de precipitação
	
	
	Hemaglutinação
	
	 
	Tipagem
	
	
	3.
	
		Qual alternativa a seguir representa uma característica de linfócitos T?
		
	
	
	
	Não reconhecem antígenos apresentados via complexo de histocompatibilidade principal (MHC).
	
	
	São células que sintetizam e secretam anticorpos.
	
	 
	São originados na medula óssea, mas amadurecem no timo.
	
	
	Não são encontrados nos órgãos linfóides secundários.
	
	
	Após ativação se diferenciam em plasmócitos.
	 Gabarito Comentado
	
	
	4.
	
		Sobre os linfócitos T, responda a alternativa correta:
		
	
	
	 
	secretam citocinas
	
	 
	são ativados por eosinófilos
	
	
	apresentam antígenos às células B
	
	
	são originados e amadurecidos na medula óssea
	
	
	são células fagocíticas
	 Gabarito Comentado
	
	
	5.
	
		Um indivíduo ao ter seu sangue testado para determinação do grupo sanguíneo através da hemaglutinação induzida por anticorpos, obteve como resultado o tipo A, o que significa dizer que, houve reação ao ser utilizado:
		
	
	
	
	Não houve aglutinação
	
	
	Anti-B
	
	
	Anti-O
	
	
	Anti-BO
	
	 
	Anti-A
	
	
	6.
	
		No que diz respeito à diferença entre o mecanismo de ação de vacinas e soros hiperimunes, podemos afirmar que:
		
	
	
	 
	As vacinas são exemplos de imunização passiva e os soros hiperimunes, exemplos de imunização ativa.
	
	
	Vacinas e soros hiperimunes não geram memória imunológica.
	
	
	As vacinas não geram memória imunológica.
	
	 
	Soros hiperimunes são exemplos de imunização passiva.
	
	
	Vacinas são exemplos de imunidade adquirida e soros hiperimunes, exemplos de imunidade inata.
	
	1.
		Os linfócitos T e B durante o desenvolvimento encontram antígenos próprios e tais células realizam deleção clonal através de um processo conhecido como apoptose ou morte celular programada. Por exemplo, células T que se desenvolvem no timo inicialmente não expressam nem CD4 nem CD8. Tais células posteriormente adquirem ambos CD4 e CD8 e se chamam células duplo-positivas e expressam baixos níveis de αβ TCR. Tais células realizam seleção positiva após interagirem com moléculas de MHC classe I ou classe II expressadas no epitélio cortical. Durante este processo, células com baixa afinidade pelo MHC são selecionadas positivamente. As células não selecionadas são eliminadas pelo processo de deleção clonal que se baseia em:
		
	
	
	
	anergia
	
	 
	apoptose
	
	 
	atrofia
	
	
	hipotrofia
	
	
	autotolerância
	 Gabarito Comentado
	
	
	2.
	
		A autoimunidade é um fenômeno fisiológico, em que há a reação de anticorpos com auto-antígenos em indivíduos sadios. Uma das principais doenças de autoimunidade é conhecida como lúpus eritematoso sistêmico. Com relação as característica da doença podemos afirmar que:
		
	
	
	
	É uma doença autoimune que afeta somente os órgãos teciduais.
	
	
	Não apresenta capacidade de desencadear manifestações neurológicas.
	
	
	É uma doença autoimune que afeta apenas o sistema renal.
	
	x
	A principal consequência são as reações imunológicas provocadas pela produção de auto-anticorpo contra vários componentes intracelulares.
	
	
	A doença é desencadeada por apenas processos inflamatórios causados por bactérias.
	
	
	3.
	
		A autotolerância é um estado imunitário mantido por um mecanismo de deleção clonal que ocorre no Timo e na Medula óssea, durante o amadurecimento linfocitário. Neste processo são eliminados clones de linfócitos auto -reactivos. O mecanismo mencionado é conhecido como:
		
	
	
	
	Tolerância periférica
	
	
	Tolerância Terciária
	
	
	Tolerância auto-imune
	
	x
	Tolerância central
	
	
	Tolerância secundária
	
	
	4.
	
		No que diz respeito às doenças autoimunes, pode-se afirmar que:
		
	
	
	
	podem ser decorrentes, por exemplo, de fatores genéticos como variação nos éxons, envolvidos no desenvolvimento de doenças autoimunes.
	
	 
	não podem ser decorrentes, por exemplo, de fatores genéticos como variação nos genes HLA, envolvidos no desenvolvimento de doenças autoimunes.
	
	 
	podem ser decorrentes, por exemplo, de fatores genéticos como variação nos genes HLA, envolvidos no desenvolvimento de doenças autoimunes.
	
	
	podem ser decorrentes, por exemplo, de fatores ambientais como variação nos genes HLA, envolvidos no desenvolvimento de doenças autoimunes.
	
	
	não podem ser decorrentes, por exemplo, de fatores relacionados a distúrbios sistêmicos como variação nos genes HLA, envolvidos no desenvolvimento de doenças autoimunes.
	 Gabarito Comentado
	
	
	5.
	
		Denomina-se Complexo de Ataque à Membrana (MAC), um importante mecanismo bioquímico de lise celular, constituinte da imunidade inata, originário de:
		
	
	
	x
	Componentes C5 a C9 do complemento.
	
	
	Granzimas de linfócitos T CD8.
	
	
	Perforinas de origem macrofágica.
	
	
	Enzimas hidrolíticas de polimorfonucleares neutrófilos.
	
	
	Proteína básica maior do eosinófilo.
	
	
	6.
	
		A Autoimunidade, corresponde a uma reatividade imunológica aos antígenos próprios, que acarreta danos teciduais. Na população geral, aproximadamente 3,5% dos indivíduos desenvolvem este tipo de doenças, sendo as mulheres as mais susceptíveis. Dentre as alternativas abaixo, selecione a única que NÃO é exemplo de doença autoimune.
		
	
	
	 
	Esclerose Múltipla
	
	
	Artrite Reumatóide
	
	 
	Anemia Ferropriva
	
	
	Lúpus eritematoso sistémico (LES)
	
	
	Miastenia Grave
	 1a Questão (Ref.: 201308534750)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O complemento compreende mais de 20 proteínas séricas diferentes que são produzidas por uma variedade de células incluindo, hepatócitos, macrófagos e células epiteliais do intestino. Algumas proteínas do complemento ligam-se a imunoglobulinas ou a componentes de membrana das células. Outras são proenzimas que, quando ativadas, clivam uma ou mais outras proteínas do complemento. Com a clivagem algumas das proteínas do complemento liberam fragmentos que ativam células, aumentam a permeabilidade vascular ou opsonizam bactéria. Analise as alternativas abaixo sobre o complemento e marque a resposta correta:
	
	
	 
	As três vias clássica, lectina e alternativa levam à ativação da C5 convertase e resulta na produção de C5b que é essencial para a ativação da via do ataque à membrana.
	
	A via alternativa de ativação do sistema complemento depende da proteína ligadora da manose do plasma em reconhecer carboidratos das superfícies bacterianas.
	
	Em todas as vias do sistema complemento é desencadeada espontaneamente pelo ambiente físico-químico local criado pela presença dos constituintes de superfícies bacterianas.
	
	Apenas a via clássica de ativação do sistema complemento promove a clivagem de C3 (componente central), gerando C3b, o qual poderá se ligar covalentemente à superficie bacteriana.
	
	A via clássica do sistema complemento não
depende da produção de anticorpos específicos.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308937149)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Marque a alternativa em que se verifica a seguinte afirmativa: "Capacidade de reagir contra enorme variedade de microrganismos mas não contra antígenos próprios".
	
	
	
	Tolerância neurológica.
	
	Tolerância linfocítica.
	 
	Tolerância adaptativa.
	
	Tolerância adquirida.
	 
	Tolerância Imunológica.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308871886)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A descoberta das proteínas do Sistema Complemento ocorreu há algumas décadas, quando foi evidenciada a presença de proteínas lábeis no soro. Estas proteínas são capazes aumentar a opsonização de bactérias, juntamente com os anticorpos, permitindo assim a morte bacteriana. Daí o nome Complemento, por complementar a ação dos anticorpos. Dentre os componentes do Sistema Complemento descritos abaixo, selecione o ÚNICO que se refere apenas a via Alternativa.
	
	
	 
	Fator B
	
	Fator J
	
	C3
	
	C3b
	
	C4
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308341344)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A ativação do complemento resulta em liberação de:
	
	
	
	anafilotoxinas (C4a e C5a), estes são importantes mediadores da inflamação, causando recrutamento e ativação apenas de basófilos e eosnófilos.
	
	anafilotoxinas (C3a, C4a e C5a), estes são importantes mediadores da inflamação, causando recrutamento e ativação apenas de neutrófilos e linfócitos B.
	 
	anafilotoxinas (C3a, C4a e C5a), estes são importantes mediadores da inflamação, causando recrutamento e ativação de neutrófilos, macrófagos e outros tipos celulares.
	 
	anafilotoxinas (C3a, C4a e C5a), estes são importantes mediadores da inflamação, causando recrutamento e ativação apenas de neutrófilos e macrófagos.
	
	anafilotoxinas (Cra, C6a e C7a), estes são importantes mediadores da inflamação, causando recrutamento e ativação de neutrófilos, macrófagos e outros tipos celulares.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308868965)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	As proteínas do Sistema Complemento complementam a ação dos anticorpos, na destruição de agentes infecciosos. Nesse caso, participam da Resposta Imune Específica. Podem também complementar a ação de proteínas da Resposta Imune Inata, como a Proteína C Reativa ou Proteína Ligadora de Manose. Considerando a participação do Sistema Complemento, em colaboração com os anticorpos das classes G ou M, selecione a alternativas abaixo, que contempla a(s) possível(eis) via(s) de ativação deste Sistema.
	
	
	 
	Via Clássica
	 
	Vias da Manose
	
	Via das lectinas
	
	Vias Alternativa e das Lectinas
	
	Via Alternativa
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308868999)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Via Clássica do Sistema Complemento inicia-se com a ligação do anticorpo a superfície bacteriana. Ligam-se as proteínas iniciais do Sistema Complemento, vão se ligando outras a essas, até a formação da enzima que quebrará o quinto componente (C5). A partir daí, inicia-se a Via Comum, também conhecida como MAC (Complexo de Ataque à membrana). Dentre as alternativas abaixo, selecione a sequência de moléculas que representam a Via Comum.
	
	
	
	C3C4C6C7C8C9
	
	C4bC5C6C7C8C9
	 
	C5bC6C7C8C9
	
	C5bC6bC7b C8C9
	 
	C2C4C5C6C7C8C9
	
	
	
	
	
		Na reações de hipersensibilidade, por exemplo, os mastócitos são células que apresentam importância essencial na defesa do nosso organismo, pois se encontram estrategicamente localizados, próximos aos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo, onde eliminam antígenos que porventura penetrem na circulação através de líquido tecidual ou de descontinuidades epiteliais. Os mastócitos são considerados células "sentinelas", uma vez que possuem alta sensibilidade pelo anticorpo do tipo:
		
	
	
	
	
	IgM
	
	
	IgG
	
	 
	IgE
	
	
	IgA
	
	
	IgD
	 Gabarito Comentado
	
	
	2.
	
		Adolescente, 13 anos, sexo feminino, relata ser alérgica a camarão, pois toda vez que consome alimentos com este fruto do mar apresenta prurido (coceira). A adolescente relata já ter evoluído para um quadro de edema de glote, necessitando ser socorrida imediatamente. As principais células que participam diretamente da reação de hipersensibilidade do tipo I, após a sensibilização do indivíduo, e com consequente liberação de mediadores químicos inflamatórios, são os:
		
	
	
	
	neutrófilos e macrófagos
	
	
	eosinófilos e macrófagos
	
	 
	células dendríticas e NK (matadoras naturais)
	
	
	linfócitos T e B
	
	 
	mastócitos e basófilos
	 Gabarito Comentado
	
	
	3.
	
		Criança de 7 anos apresenta rinite quando em contato com poeira. O principal fator (antígeno) desencadeador da alergia, nestes casos, é o ácaro. Quando o organismo é sensibilizado, sintetiza grandes quantidades de IgE. Após um novo contato há ativação de mastócitos e basófilos e liberação do mediador químico histamina, que reflete nos seguintes efeitos:
		
	
	
	
	ativação do sistema complemento e aumenta a permeabilidade vascular
	
	 
	aumento da secreção de glândulas nasais e brônquicas
	
	
	inibe a agregação plaquetária e a vasodilatação
	
	 
	quimiotaxia e opsonização
	
	
	ativação da cascata de coagulação e sistema fibrinolítico
	 Gabarito Comentado
	
	
	4.
	
		Os complexos imunes podem também ser formados em algumas doenças autoimunes, como no lúpus eritematoso sistêmica, que promove a formação de complexos imunes que se deposição nas paredes dos vasos, nos glomérulos e nas articulações. Estas doenças estão associadas a hipersensibilidade tipo:
		
	
	
	 
	tipo III
	
	 
	tipo tardia
	
	
	tipo I
	
	
	tipo IV
	
	
	tipo II
	
	
	5.
	
		Nesse tipo de reação de hipersensibilidade, antígenos inócuos, conhecidos como alérgenos, tais como algum tipo de alimento, grão de pólen e poeira, promovem no indivíduo uma sensibilização que é caracterizada pela produção de anticorpos. Qual a classe de anticorpos envolvidos na hipersensibilidade tipo I?
		
	
	
	
	IgD
	
	 
	IgE
	
	 
	IgA
	
	
	IgM
	
	
	IgG
	
	
	6.
	
		Algumas reações de hipersensibilidade são ocasionadas pela interação de IgG contra antígenos de superfície celular. Tais reações são classificadas como sendo do tipo:
		
	
	
	 
	II
	
	
	III
	
	
	IV
	
	
	I
	
	 
	Anafilática
	
	1.
	
		Que tipo de hipersensibilidade tem como exemplo a Mysatenia gravis?
		
	
	
	
	Hipersensibilidade do tipo IV
	
	 
	Hipersensibilidade do tipo II
	
	 
	Hipersensibilidade do tipo V
	
	
	Hipersensibilidade do tipo I
	
	
	Hipersensibilidade do tipo III
	
	
	2.
	
		A rejeição hiperaguda caracteriza-se por:
		
	
	
	 
	Ocorrer em minutos, horas ou poucos dias após a intervenção cirúrgica.
	
	
	Poder ser controlada por drogas imunossupressoras, que são muito eficazes na prevenção desta rejeição.
	
	 
	Ser a rejeição mais comum, ocorrendo frequentemente nos primeiros seis meses após a realização do transplante.
	
	
	Ser mediado por linfócitos T, que infiltram o aloantígeno, sofrem expansão clonal e causam destruição de tecidos.
	
	
	Ocorrer meses e anos após o transplante, e podem estar associadas a uma gradual perda da função do órgão transplantado.
3.
	
		Alergias alimentares, rinite alérgica, asma brônquica e dermatite atópica, são manifestações que ocorrem em indivíduos alérgicos. O nome dado a essa reação de hipersensibilidade é:
		
	
	
	 
	imediata ou tipo I
	
	
	citotóxica ou tipo II
	
	
	imunocomplexos ou tipo III
	
	
	anafilática ou tipo V
	
	
	tardia ou tipo IV
	 Gabarito Comentado
	
	
	4.
	
		No que diz respeito à sinapse imunológica, pode-se afirmar que:
		
	
	
	
	As interações múltiplas do TCR com Ag/MHC e as moléculas acessórias e com coestimulatórias têm sido denominadas de sinapse imunológica.
	
	
	As interações do TCR com Ag/MHC e as moléculas coestimulatórias com seus ligantes têm sido denominadas de sinapse imunológica.
	
	
	As interações múltiplas do TCR com Ag/MHC têm sido denominadas de sinapse imunológica.
	
	 
	As interações múltiplas do TCR com Ag/MHC e as moléculas acessórias e coestimulatórias com seus ligantes têm sido denominadas de sinapse imunológica.
	
	
	As interações múltiplas do Ag/MHC com as moléculas acessórias e coestimulatórias com seus ligantes têm sido denominadas de sinapse imunológica.
	
	
	5.
	
		O transplante de órgãos ou tecidos procedentes do próprio indivíduo é conhecido como:
		
	
	
	 
	totienxerto
	
	 
	autoenxerto
	
	
	isoenxerto
	
	
	aloenxerto
	
	
	xenoenxerto
	
	
	6.
	
		O xenoenxerto significa:
		
	
	
	 
	Transplante de tecidos entre espécies diferentes.
	
	 
	Transplante de órgãos ou tecidos entre indivíduos geneticamente idênticos, como entre gêmeos monozigóticos.
	
	
	Como esse tecido é geneticamente diferente do receptor, este tipo de transplante é normalmente reconhecido como non-self pelo sistema imune, resultando na sua rejeição.
	
	
	Transplante de tecidos ou órgãos entre membros da mesma espécie, geneticamente diferentes.
	
	
	Transplante de órgãos ou tecidos procedentes do próprio indivíduo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais