A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
aula 2

Pré-visualização | Página 1 de 1

1a Questão
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta. I- Uma estrutura é classificada como isostática quando os apoios são em número estritamente necessário para impedir todos os movimentos. II- Uma estrutura hipostática pode apresentar uma situação de equilíbrio estável, mas nuca instável. III- Uma estrutura é classificada hiperestática quando os apoios são em número superior ao estritamente necessário para impedir todos os movimentos. Apenas as equações da estática são suficientes para a determinação das reações de apoio.
		
	 
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	A afirmativa II está correta
	 
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	Apenas a afirmativa III está incorreta
	 2a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa correta.
		
	
	As estruturas reticulares são constituídas por elementos unidimensionais, simplesmente denominadas conjuntos, cujos comprimentos prevalecem em relação às dimensões da seção transversal (largura e altura)
	
	As estruturas reticulares são constituídas por elementos tridimensionais, simplesmente denominadas elementos ou barras, cujos comprimentos prevalecem em relação às dimensões da seção transversal (largura e altura)
	 
	As estruturas reticulares são constituídas por elementos bidimensionais, simplesmente denominadas elementos ou barras, cujos comprimentos prevalecem em relação às dimensões da seção transversal (largura e altura)
	 
	As estruturas reticulares são constituídas por elementos unidimensionais, simplesmente denominadas elementos ou barras, cujos comprimentos prevalecem em relação às dimensões da seção transversal (largura e altura)
	
	As estruturas reticulares são constituídas por elementos bidimensionais, simplesmente denominadas elementos ou barras, cujos comprimentos prevalecem em relação às dimensões da seção longitudinal(largura e comprimento)
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre a análise de estruturas marque a alternativa correta
		
	 
	Resistência é a capacidade de um elemento estrutural de transmitir as forças externamente, molécula por molécula, dos pontos de aplicação aos apoios sem que ocorra a ruptura da peça.
	
	Uma estrutura pode ser definida como uma composição de uma ou mais peças, ligadas entre si e ao meio interior de modo a formar um sistema em equilíbrio.
	 
	Rigidez é a capacidade de um elemento estrutural de se deformar excessivamente, para o carregamento previsto, o que comprometeria o funcionamento e o aspecto da peça.
	
	Estruturas tridimensionais são estruturas maciças em que as quatro dimensões se comparam. Exemplos: blocos de fundações, blocos de coroamento de estacas e estruturas de barragens.
	
	Quanto às dimensões e às direções das ações, os elementos estruturais não podem ser classificados em uni, bi e tridimensionais.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre a Flexão Pura de elementos de vigas podemos afirmar, EXCETO:
		
	
	Só atuam momento fletor e as tensões por ele provocadas.
	
	Foi estabelecida na teoria dada a Lei de Hooke onde deformações e tensões são proporcionais linearmente
	 
	Atuam sobre o elemento de viga momento e carregamento normal à seção perpendicular ao eixo da viga.
	
	Todas as forças aplicadas à viga serão admitidas como fixas e transferidas à viga sem choque ou impacto.
	
	A teoria dada considera pequenos deslocamentos
	 5a Questão
	
	
	
	
	Considere a viga AB de 8 m de comprimento bi-apoiada. Determine o módulo das reações verticais nos apoios A e B, considerando que uma carga momento foi aplicada no sentido anti-horário num ponto C da viga, distante 3 m da extremidade A, conforme a figura.
		
	
	VA = 1,00 kN e VB = 1,13 kN
	 
	VA = 1,00 kN e VB = 1,00 kN
	 
	VA = 8,00 kN e VB = 8,00 kN
	
	VA = 1,13 kN e VB = 1,13 kN
	
	VA = 2,00 kN e VB = 8,00 kN
	
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em relação as vigas isostáticas podemos afirmar:
		
	
	As vigas isostáticas são estruturas simples formada por qualquer elemento estrutural (elementos unidimensionais), interconectadas por nós rígidos ou articulados, em que todos elementos tem a mesma direção.
	
	As vigas isostáticas são estruturas compostas por barras (elementos tridimensionais), interconectadas por nós rígidos ou articulados, em que todos elementos tem a mesma direção.
	 
	As vigas isostáticas são estruturas compostas por barras (elementos unidimensionais), interconectadas por nós rígidos ou articulados, em que todos elementos tem a mesma direção.
	
	As vigas isostáticas são estruturas compostas por barras (elementos unidimensionais), interconectadas por solda, em que todos elementos não tem a mesma direção.
	
	As vigas isostáticas são estruturas compostas por barras (elementos bidimensionais), interconectadas por nós rígidos ou articulados, em que todos elementos tem a mesma direção.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Para a viga biapoiada abaixo, calcular as reações de apoio e responda a afirmativa correta.
		
	
	HA=5tf VA=9tf VB=3tf
	
	HA=5tf VA=9tf VB=-3tf
	 
	HA=-5tf VA=-9tf VB=3tf
	
	HA=-5tf VA=-9tf VB=-3tf
	 
	HA=-5tf VA=9tf VB=3tf
	 8a Questão
	
	
	
	
	Considere a estrutura plana ABC a seguir. Suponha que A e B sejam dois apoios de 2º gênero e C uma rótula. Quanto à estaticidade da estrutura, podemos a classificar em:
		
	 
	Isostática
	
	hiperestática
	 
	Ultra-estática
	
	Hipostática
	
	Bi-estática
		 1a Questão
	
	
	
	Classificar a estrutura abaixo quanto a Estacidade e Estabilidade e marque a afirmativa correta.
		
	
	Estável e Hipostática
	
	Instável e Hiperestática
	 
	Estável e Hiperestática
	
	Instável e Hipostática
	 
	Estável e Isostática
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Para o pórtico da figura abaixo, determinar as reações de apoio e marque a afirmativa correta.
		
	
	HA = 60 kN; VA = - 13 kN; VB = - 53 kN
	
	HA = 60 kN; VA = - 13 kN; VB = 53 kN
	 
	HA = - 60 kN; VA = - 13 kN; VB = 53 kN
	
	HA = -60 kN; VA = - 13 kN; VB = - 53 kN
	
	HA = -60 kN; VA = 13 kN; VB = 53 kN