Buscar

atividade 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DAS AULAS – 01 e 02:
Analise os quadros abaixo:
QUADRO I						QUADRO II
 
Fontes: http://www.partes.com.br/2015/01/22/a-educacao-de-jovens-e-adultos-e-a-insercao-do-computador-no-cotidiano-do-aluno-no-ambiente-escolar/; https://pt.slideshare.net/mazzesantos/palestra-eja
TEXTO I
Pensar na Educação de Jovens e Adultos requer compreensão sobre o contexto histórico, social e político a qual a sociedade vivencia. Exigir nossos direitos e defender nossas ideias, é ter uma visão de mundo. Os direitos e deveres de cada cidadão existem e estão presentes na Constituição Federal Brasileira (1988), basta que cada educador conscientize seus educandos para exercer essa “cidadania”, que neste contexto, refere se em ajudar o educando a tomar consciência do que sabe, e a continuar aprendendo pela vida afora, recebendo e socializando conhecimento.
Nesse sentido, tomando como base, os quadros I e II e o texto I, responda separadamente, as alternativas mencionadas abaixo:		(Valor 3,0)
O conceito de Educação de Jovens e Adultos - EJA;�
O Professor que atua nessa a modalidade de ensino precisa em primeiro lugar, valorizar a experiência de vida de seus educandos, considerando que, não são mais crianças, porém, são jovens e adultas que possuem experiências vivenciadas, e há uma vida agitada por eles, tanto no trabalho, como às vezes cuidando da família, os professores necessitam entender que a realidade deles é diferente das crianças, então com uma aula que faça parte do dia-a-dia deles e que faça com que eles tenham vontade de aprender é muito importante, pois eles não têm o conhecimento letrado sendo assim é preciso trabalhar o contexto de vida dos mesmos.
A identidade específica para a EJA;
A Educação de Jovens e Adultos são homens e mulheres, desempregados, trabalhadores em busca de uma melhor condição de vida, uma boa moradia e que lutam para superar suas condições precárias, com diferentes identidades sociais e culturais.�
Descreva sobre as práticas educativas propostas por Paulo Freire.
Paulo Freire acredita que dando oportunidade a pessoa aos poucos irá ter conceito de cultura, para introduzir uma concepção de educação que seja capaz de desenvolver a impaciência, a vivacidade, os estados de procura da invenção e da reivindicação. Freire busca desenvolver um processo de ensino e aprendizagem envolvendo a formação humana das pessoas numa visão integral, comprometendo as dimensões afetivas, sociais, políticas, ele inspirou os principais programas de alfabetização no país, como o Mobral. Essa nova busca de novas práticas educativas nos levam a refletir sobre como está o processo de alfabetização para jovens e adultos nos dias de hoje, a alfabetização é a aquisição da língua escrita, que por meio de um processo de construção do conhecimento e mediante uma interação do contexto da realidade do educando�.
REFERENCIAS: 
BORGES, Elizabete Velter. Abordagens didáticas em Educação de Jovens e Adultos – EJA. Aulas 01 e 02. Guia de estudos do curso de Pedagogia EAD. Dourados: UNIGRAN, 2019, p 110- 122.
�
AQUI PRECISA DIZER O QUE É A EJA?
�
BUSANDO ASSIM, POR MEIO DA EDUCAÇÃO EJA DESENVOLVER SUA AUTONOMIA, EMAMCIPAÇÃO ENTRE OUTROS.. 
�
PODERIA TER APONTADO AQUI, ALGUMAS ATIVIDADES.. QUE PODERIA CONTRIBUÍ PARA ESTE PROCESSO..

Outros materiais