Buscar

atividade 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DAS AULAS – 03 e 04:
De acordo com as aulas 03 e 04, responda as questões abaixo:
1. Argumente sobre a relação dinâmica entre a leitura da palavra escrita e a leitura da palavra vivenciada na EJA. (Valor 1,0)
Os modelos brasileiros de baseiam-se, geralmente, a perspectiva de Paulo Freire que, os “textos”, as “palavras”, as “letras” num devido contexto em cuja percepção experimenta-se quanto mais faz, mais aumenta a capacidade de perceber que resulta uma série de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreensão vai aprendendo cada vez mais. Sendo assim, a linguagem vivenciada torna-se centro do processo de aprendizagem, convertendo-se em palavra escrita. A compreensão da prática democrática e crítica da leitura do mundo e da palavra, no qual a leitura não deve ser memorizada mecanicamente, mas ser desafiadora que nos ajude a pensar e analisar.
2. O Professor que atua com a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos, precisa em primeiro lugar, valorizar a experiência de vida de seus educandos, considerando que os mesmos, não são mais crianças, porém, são pessoas jovens e adultas que possuem experiências vivenciadas, mas que não tem o conhecimento letrado. Assim, para que essas aulas sejam significadas para esses educandos é preciso partir do círculo da cultura, ou seja, trabalhar o contexto de vida dos mesmos. 
Você concorda com o posicionamento mencionado acima sobre a atuação do educador na EJA. Comente a afirmação do texto acima, baseando-se no que foi estudado nas aulas. (Valor 1,0)
Sim concordo, pois como não são mais crianças, significa que muitos têm uma vida agitada, cheio de compromissos e responsabilidades, tanto no trabalho ou em casa. Sendo assim os professores se adaptam a realidade dos educandos que é diferente, então a aula precisa ser diferenciada para que eles tenham vontade de aprender de uma forma “leve”.
Referencias: 
BORGES, Elizabete Velter. Abordagens didáticas em Educação de Jovens e Adultos – EJA. Aulas 03 e 04. Guia de estudos do curso de Pedagogia EAD. Dourados: UNIGRAN, 2019, p 126- 136.

Outros materiais