A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
21 pág.
AULA 1 A 10 E SIMULADOS

Pré-visualização | Página 1 de 6

AULA 1
1. A respeito da caracterização da questão social ser ¿uma inquietação quanto à capacidade de manter a coesão de uma ¿sociedade¿ (...) ou ¿a ameaça de ruptura apresentada por grupos cuja existência abala a coesão do conjunto¿ (Castel, 1998, p.41), é correto afirmar que:	
Tal afirmativa é correta, pois, desde as sociedades pré-industriais, aqueles que não encontravam seu lugar na ordem econômica constituíam, por si, uma ameaça à ordem existente.
2. Para a tradição marxista, o conceito de reprodução social compreende o modo como é/são produzida(s) e reproduzida(s) o que?	
As relações sociais
3. "A qualidade da participação da sociedade civil não se encontra previamente definida, podendo inspirar-se tanto em versões atualizadas dos coronelismos, clientelismos e populismos, quanto traduzir-se em partilhamento de poder, interferindo no processo decisório nas esferas da formulação, gestão e avaliação de políticas e programas sociais, assim como no gerenciamento de projetos sociais. Situa-se nessa esfera uma das fontes da diversificação de demandas para o trabalho dos assistentes sociais" (Kliksberg; 1997 e Osborne e Gaebler: 1997). A respeito da participação da sociedade no controle das políticas públicas, é correto afirmar que:	
Segundo o trecho, a participação pode se desdobrar em duas frentes: ou servir de instrumento em benefício de arranjos clientelistas, ou significar de fato partilhamento de poder, com participação efetiva nos programas e políticas sociais.
4. O instrumento peculiar ao assistente social que atua no âmbito estatal e que perfaz a mediação entre ele e a prestação do serviço é:	
As políticas sociais.
5. De acordo com o pensamento de Marilda Iamamoto, o assistente social é um profissional que no seu exercício profissional dispõe:	
Apesar de depender de instituição que viabiliza o seu trabalho, o mesmo possuirá uma relativa autonomia na condução da atividade.
6. Para Iamamoto, políticas sociais e questão social para o profissional de Serviço Social estão respectivamente relacionadas a que?	
Trabalho profissional / matéria prima.
AULA 2
1. O Serviço Social deve ser visto num caráter contraditório da prática profissional, como produto das relações sociais. A prática profissional não deve ser considerada isoladamente em si mesma, pois é determinada por:	
Condicionantes internos e externos à profissão.
2. As mudanças no mercado profissional devido à reestruturação produtiva são inúmeras. Abaixo citamos algumas, exceto:	
O trabalhador passa a ser monofuncional, ou seja, desempenha apenas uma função.
	
3. O processo de reestruturação produtiva traz novas exigências para o exercício profissional do assistente social. Neste contexto, o Serviço Social se defronta com novas demandas profissionais, como: 
I- Ampliação de atividades no setor informal; 
II- Programa de formação de mão-de-obra, qualificação e requalificação profissional; 
III- A racionalização do trabalho. Estão corretas:	
I, II e III.
4. Sabemos que entender o conceito de reprodução social é fundamental para compreendermos o Serviço Social e a processualidade de seu trabalho. Logo, em linhas gerais, reprodução social pode ser entendida como:	
A reprodução da totalidade da vida social
5. Como destaca Iamamoto (1999, p.53), ¿o aperfeiçoamento técnico ¿ operativo mostra-se como uma exigência para uma inserção qualificada do assistente social no mercado de trabalho¿, o que segundo a autora procede, desde que a eficiência técnica não seja considerada como um elemento isolado, caso contrário, se restringirá ao:	
Tecnicismo .
6. As estratégias para o enfrentamento das expressões da questão social têm sido permeadas por diferentes projetos sociais, que presidem a estruturação e a implementação das políticas sociais públicas. Esse projeto que possui caráter universalista e democrático é fundado nos seguintes princípios, EXECETO:	
Ações focalistas.
AULA 3
1. Processo de trabalho do supõe pensar: I. Trabalho em si ( atividade produtiva); II. Os meios (instrumentos e técnicas que facilitam este trabalho); III.Os objetos sobre os quais o trabalho incide.	
I,II,III estão corretas.
2. De acordo com Bravo (2008), são requisitos importantes aos assistentes sociais para a realização de assessoria aos conselhos e movimentos sociais:	
As letras a), b) e c) são verdadeiras.
	Realização de investigações e elaboração de planos com a participação dos sujeitos sociais.
	Consciência dos limites e possibilidades da participação social em espaços institucionais.
	Fundamentação teórica e análise da política social.
3. Segundo Marilda Iamamoto, é importante para o assistente social ¿desenvolver a capacidade de ver, nas demandas individuais, as dimensões universais e particulares que ela contém¿. De acordo com os fundamentos do processo de trabalho do assistente social, é correto afirmar que a autora está se referindo à capacidade de:	
Mediação.
	
4. O espaço profissional do assistente social é um produto histórico e, como tal, está condicionado por duas ordens de fatores. Uma dessas ordens refere-se à luta pela hegemonia travada entre as classes fundamentais, e a outra corresponde aos(às)	
Limitações postas pelas condições objetivas em que se realiza o trabalho profissional com o estatuto assalariado.
 
5. que o profissional do serviço Social deve fazer para não empobrecer as suas análises sobre as questões sociais? 
I. Deve se esforçar para contemplar o maior número possível de elementos presente na totalidade social, caso contrário, sua intervenção será comprometida pelo empobrecimento de suas análises. 
II. Buscar Capacidade para articular as diferentes dimensões interventiva e investigativa). 
I, II estão corretas.
6. O objeto de trabalho é aquilo sobre o qual incidirá o ato do trabalho e tanto pode ser a matéria em seu estado natural (terra, pedra, madeira) como objetos resultantes do trabalho anterior, aquilo que Marx denominou de:	
Matéria-prima.
AULA 4
1. Os instrumentos e técnicas não podem se mais importante que os objetivos da ação profissional. Se partirmos do pressuposto que cabe ao profissional apenas ter habilidade técnica de manusear um instrumento de trabalho, o assistente social perderá a dimensão do porquê ele está utilizando determinado instrumento. Sua prática se torna:	
Mecânica.
2. A inserção do assistente social na dinâmica institucional concreta implica numa nova leitura dos instrumentos profissionais necessários. Tal necessidade se aplica a incorporação do trabalho como parte estratégica de enfrentamento das expressões da:	
Questão social.
 
3. Um artesão cuja finalidade é a construção de um objeto de madeira para o acondicionamento de alimentos (este é seu objetivo, sua necessidade). Ele então realiza o seu trabalho sobre a madeira (objeto de trabalho). Para construir o armário terá de utilizar, além de seus conhecimentos e habilidades, instrumentos específicos que o auxiliem na produção, o é definido como: .	
Meios de produção
4. A profissão de Serviço Social tem como base de fundação sócio histórica do Serviço Social a ------------------------. Entendida como conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista, as contradições entre a classe que explora e aquela que é explorada. b- A Igreja b-	O Estado	
A questão social
	
5. O mecanicismo e o fatalismo devem ser revistos, pois são elementos que:	
Limitam a intervenção profissional.
	
6. (Enade 2005)A flexibilização das relações de trabalho que atingem inclusive os postos de trabalho situados no âmbito do Estado brasileiro, importante empregador dos assistentes sociais do país, geram como consequências para essa categoria de profissionais:	
Obrigação de permanente qualificação profissional, pois o profissional é chamado a responder a demandas variadas e mutantes.
AULA 5	
1. A realidade social é uma totalidade constituída de diversidades e o sucesso da prática profissional depende uma reflexão sistemática. Nesse sentido, afirma a autora:¿Este voltar-se

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.