A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
21 pág.
AULA 1 A 10 E SIMULADOS

Pré-visualização | Página 2 de 6

permanente sobre a prática vai contribuir para uma ação concebida, avaliada, quanto aos seus objetivos, metas e resultados, mostrando como está se realizando este caminhar. Uma prática voltada para criação/reprodução de relações solidárias , horizontais , democráticas,não se encontra de forma acabada (VASCONCELOS, 1994, p.9)¿. Essa análise aborda que aspectos da prática profissional:	
Aspectos da dimensão técnico operativa
2. A Lei de Regulamentação da Profissão (Lei n. 8.662, DE 7 de junho de 1993) no Art. 4º apresenta como competências do Assistente Social: 
I - elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares; 
II - elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil; 
III - encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população;	
Todas as alternativas estão corretas
3. (Petrobrás- 2006) As novas demandas que estao sendo postas ao Serviço Social, requerendo novas competências dos assistentes sociais, exigem que o foco da atenção e da análise dos profissionais se volte, prioritariamente, para:	
A dinâmica da sociedade civil.
4. Qual desdobramento podemos identificar quando os Assistentes Sociais direcionam a sua atuação para as demandas postas pela dinâmica institucional?	
Limitam sua atuação a prestação de determinados esclarecimentos e informações pertinentes a rotina e ao funcionamento de um setor de serviço.
5. (TJRJ ¿ 2004)- Iamamoto (1998) afirma que a questão social é expressão do processo de produção e reprodução da vida social na sociedade burguesa, da totalidade histórica concreta.
Apreender o processo social como contraditório, reconstituindo no plano do pensamento o seu movimento real em suas dimensões universais, particulares e singulares.
6. Podemos afirmar que representou um grande avanço a apresentação e definição das competências específicas do serviço social, em junho de 1993:	
A Lei de Regulamentação da Profissão
SIMULADO 1.2.3.
	
1. Indique dois condicionante internos á profissão:
Utilização adequada de técnicas e estratégias; Capacidade de leitura da realidade (conjuntura); Desenvolvimento de trabalho interdisciplinar; Elaboração de projetos;
2. Explique o Ana Vasconcelos denominou como prática reflexiva:
Para autora o sucesso da prática profissional depende uma reflexão sistemática. A prática em enquanto movimento e ato precisa ser pensada, analisada e revista. Este voltar-se permanente sobre a prática vai contribuir para uma ação concebida, avaliada, quanto aos seus objetivos, metas e resultados, mostrando como está se realizando este caminhar. Uma prática voltada para criação/reprodução de relações solidárias , horizontais , democráticas, não se encontra de forma acabada.
 3. A década de 1990 representou um marco para o serviço social no âmbito das empresas privadas, pois se pode verificar um significativo aumento, tanto qualitativo , quanto quantitativo, nos postos de trabalho para o assistente social nessa área. Podemos apontar como uma das causas desse aumento:
As alterações ocorridas na esfera produtiva que visam a ampliação da participação dos trabalhadores com os objetivos e metas da organização , através de programas participativos objetivando o aumento da produtividade
4. Na década de 80 autores clássicos iniciaram a discussão sobre questionamentos sobre as implicações da categoria do trabalho. OFFE com a ¿crise da sociedade do trabalho¿ e ANTUNES com :
O Adeus ao trabalho.
5. Como podemos definir o ¿Terceiro Setor¿ ? 
(V) Setor distinto do Estado (1° setor) e do mercado (2° setor). 
(V) Não-governamental, 
(V) Não-lucrativo. 
(V) Voltado ao desenvolvimento social A sequência correta é:
6. Percebemos que na atualidade cresce novas frentes de trabalho de atuação para o assistente social e essas demandas surgem a partir da necessidade de: 
I- Implementação de Conselhos de Direitos; 
II- Elaboração de Planos Plurianuais de Assistência Social; 
III- Assessoria e Consultoria; 
IV- Trabalho individualizado. Assinale a alternativa correta:
I, II e III.
7. O "empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças", constitui:
um dos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional do Assistente Social.
8. "A qualidade da participação da sociedade civil não se encontra previamente definida, podendo inspirar-se tanto em versões atualizadas dos coronelismos, clientelismos e populismos, quanto traduzir-se em partilhamento de poder, interferindo no processo decisório nas esferas da formulação, gestão e avaliação de políticas e programas sociais, assim como no gerenciamento de projetos sociais. Situa-se nessa esfera uma das fontes da diversificação de demandas para o trabalho dos assistentes sociais" (Kliksberg; 1997 e Osborne e Gaebler: 1997). A respeito da participação da sociedade no controle das políticas públicas, é correto afirmar que:
Segundo o trecho, a participação pode se desdobrar em duas frentes: ou servir de instrumento em benefício de arranjos clientelistas, ou significar de fato partilhamento de poder, com participação efetiva nos programas e políticas sociais.
9. O Serviço Social deve ser apreendido a parti do caráter contraditório da prática profissional, como produto das:
Relações sociais.
10. A profissão de Serviço Social tem como base de fundação sócio histórica do Serviço Social a ------------------------. Entendida como conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista, as contradições entre a classe que explora e aquela que é explorada. b- A Igreja b-
A questão social
	
1. Qual o significado de processo de trabalho?
O processo de trabalho é o espaço em que ocorre a interação do homem com o mundo natural que é objetivado em valores de usos no modo de produção capitalista
2. Em relação ao significado das técnicas e de sua utilização pelo Serviço Social, a partir do entendimento de Veloso, na aula 3, podemos afirmar:
É fundamental não dissociar o conhecimento propriamente dito e a experiência, entendida no seu sentido mais amplo, enquanto relação entre o teórico e o real.
3. Processo de trabalho do supõe pensar: 
I. Trabalho em si ( atividade produtiva); 
II. Os meios (instrumentos e técnicas que facilitam este trabalho); 
III. Os objetos sobre os quais o trabalho incide.
I,II,III estão corretas.
4. Quando o assistente social , em seu cotidiano profissional, direciona a sua intervenção para a eliminação de conflitos constitui os interesses do:
Capital.
5. Qual é a opção que melhor define a visita domiciliar, instrumento importante da prática profissional?
deve ser agendada com o usuário, somente caso haja a necessidade de aprofundar a análise da realidade social do mesmo
6. Ao longo da trajetória profissional o Serviço Social sofreu com o estigma da execução, o que foi reforçado sobre tudo pelas demandas postas pelo:
Estado no período de sua gênese.
7. O intervenção profissional é permeada por tensões, conflitos, resistências e momentos de negociação, pois a realidade social é :
Uma totalidade constituída de diversidades.
8. O projeto ético político do Serviço Social implica no compromisso com a competência técnica, teórica e política que tem como base o aprimoramento intelectual do assistente social que se configura, EXCETO:
A negativa participação dos usuários no processo de formulação da decisão política e no controle dos serviços, programas e atividades realizadas em espaços públicos e privados.
9. Anette Garret ,autora que se dedicou estudos sobre a entrevista afirma que é preciso escuta, saber ouvir. É preciso garantir o caráter democrático e pluralista. Do contrário não superaremos : 
(V) A ótica autoritária . 
(V) O adestramento e da prática. 
(V)

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.