A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Avaliação do Workshop   Tema Aprendizagem Transformadora FAEL

Pré-visualização | Página 1 de 1

Avaliação do Workshop - Tema: Aprendizagem Transformadora (WS1_93)
Questão 1
Correto
Texto da questão
Há pesquisadores na área da Neurociência – como é o caso dos médicos Ramon Moreira Cosenza (PhD em Ciências Biológicas) e Leonor Bezerra Guerra (doutora em Biologia Celular) - que defendem que o cérebro tem uma motivação intrínseca para aprender; mas que só aprenderia o que entender como importante, como significativo. Assim, considerando que a educação precisa ser transformadora e significativa, e que, para tal, precisa ser sedutora para poder atrair todos aqueles que precisam e devem buscar conhecimentos mais aprimorados em todas as áreas do saber – científica, filosófico, teológico e empírico – o que poderia ser patrocinado e promovido, pelos processos e pela escola, como forma de atingir esse objetivo, de forma eficiente? Com base neste enunciado, e nas reflexões desenvolvidas no workshop, qual seria das opções abaixo a que traz algumas propostas possíveis?
Escolha uma:
a. Publicar projetos sociais de interesse da coletividade, não fazendo prevalecer os interesses específicos do estudante, bem como difundir processos que abranjam projetos colaborativos e que não tenham relação com casos reais.
b. Organizar e difundir processos que abranjam projetos colaborativos e casos reais – de preferência, que tenham relação com a vida do estudante, e com a sua comunidade.
c. Relevar processos que tenham relação com a vida do estudante, e com a sua comunidade; mas não se preocupar, de forma alguma, com os fundamentos teóricos que os sustentem.
d. Difundir processos que tenham alguma relação com os interesses do Estado, sempre visando o bem maior que é o da coletividade, mesmo que tais projetos não tenham sentido para a comunidade onde o sujeito em aprendizagem viva com seus familiares.
e. Patrocinar e difundir processos que abranjam projetos colaborativos no mundo da teoria, sem qualquer relação com questões práticas da vida do estudante ou de sua comunidade.
Feedback
A resposta correta é: Organizar e difundir processos que abranjam projetos colaborativos e casos reais – de preferência, que tenham relação com a vida do estudante, e com a sua comunidade..
Questão 2
Correto
Texto da questão
Leia atentamente o trecho a seguir: 
“O mindset de crescimento, que numa tradução possível e livre pode significar ‘a ideia de crescimento’, a atitude mental de buscar sempre aprender algo todos os dias, pode e deve ser cultivado.
” Mas como implantar essa atitude pessoal, esse hábito criativo, essa disposição para o novo? Ou: como perceber se você está repetindo velhas fórmulas, fazendo tudo sempre igual? Existem seis passos que você, como gestor, professor, profissional de qualquer área, pode adotar com facilidade. São seis atitudes ou ações que geram um ambiente de aprendizagem transformadora pra você e para aqueles que estão à sua volta.”
Assim, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação às seis atitudes ou ações que geram um ambiente de aprendizagem transformadora:
I. Aprender é para sempre.
II. Valorize o aprender como caminho para a excelência.
III. Torne o aprendizado acessível.
IV. Combine várias ferramentas e opções.
V. Atue como mentor.
VI. Mais importante do que o resultado final é a evolução.
A alternativa que apresenta a sequência correta quanto à veracidade das afirmações acima é:
Escolha uma:
a. V, F, F, V, F, F.
b. F, F, F, F, F, F.
c. V, V, V, V, V, V.
d. V, V, V, V, V, F.
e. V, F, V, F, V, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V, V, V..
Questão 3
Correto
Texto da questão
O sociólogo norte-americano Jack Mezirow utiliza-se do que ele chama de “dilemas da desorientação”, ou seja, tirar a pessoa do sua “zona de conforto”. Este aspecto nos leva à autonomia do pensamento, ressignificando nossas vidas. 
Diante do exposto, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Aprender significa absorver a chamada Síndrome de Gabriela: “eu nasci assim, eu cresci assim e sou mesmo assim, vou ser sempre assim”.
b. Aprender é, tão-somente, uma atividade solitária.
c. Aprender não requer mudanças estruturais de significado.
d. Aprender é não correr risco e errar; é acertar sempre.
e. Aprender envolve uma mudança nas estruturas de significado.
Feedback
A resposta correta é: Aprender envolve uma mudança nas estruturas de significado..
Questão 4
Correto
Texto da questão
Leia atentamente o trecho a seguir: 
“Dois pesquisadores na área de neurociência, os médicos Ramon Cosenza e Leonor Guerra, defendem que todo cérebro tem uma motivação intrínseca para aprender. Ou seja, aprender faz parte da natureza do cérebro. Mas ele só vai se dedicar a aprender aquilo que perceber como importante, como significativo.” 
Diante do exposto, podemos afirmar que muitas tendências do futuro na área da educação defendem:
Escolha uma:
a. Um aprendizado mais mão na massa, mais baseado em projetos colaborativos e casos reais, e menos no estudo tradicional de ler e depois fazer uma prova e marcar as respostas certas.
b. Um saber mais familiar, pois é apenas e exclusivamente no convívio familiar que poderemos ter potencial maior de aprendizagem.
c. Um saber unicamente com base em projetos sociais e o menos técnico possível, tendo em vista os esforços da sociedade para acabar e/ou diminuir com a desigualdade social.
d. Um saber mais teórico, em detrimento da prática, com muitas dissertações de mestrado e teses de doutorado.
e. Um aprendizado estritamente empírico, pois afinal aprendemos exclusivamente na prática.
Feedback
A resposta correta é: Um aprendizado mais mão na massa, mais baseado em projetos colaborativos e casos reais, e menos no estudo tradicional de ler e depois fazer uma prova e marcar as respostas certas..
Questão 5
Correto
Texto da questão
Jack Mezirow foi um sociólogo americano e professor de educação continuada na universidade Columbia, nos Estados Unidos, falecido em 2014. Seu legado para a nação foi super válido, pois ele lançou a ideia da aprendizagem transformadora. A defesa central dessa teoria resume-se no que ele nomeou de “dilemas de desorientação” defendendo que é preciso tirar as pessoas da zona de conforto para desafiar o pensamento e, assim, chegando a máxima da autonomia de pensamento. Sobre as ideias de Mezirow, é assertivo dizer que:
I. Mezirow dizia que os adultos aprendem de dois jeitos: instrumental e comunicativo. instrumental é lidar com a resolução de problemas, e relações de causa e efeito. e comunicativo é expressar sentimentos e necessidades;
II. A estrutura de significado é uma constelação de conceito, crença, julgamento e sentimentos que molda uma determinada interpretação. Mezirow propõe que a gente DERRUBE essas estruturas;
III. Mezirow dizia que uma das condições que define o ser humano é a nossa incapacidade de compreender o significado das nossas experiências.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e II, apenas.
b. II e III, apenas.
c. I, apenas.
d. I, II e III.
e. III, apenas.
Feedback
A resposta correta é: II e III, apenas..

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.