Buscar

APOL Ciências Naturais Fundamentos e Metodologias na Educação Básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ciências Naturais: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Considere a afirmação a seguir: 
“A aula é o lugar da concretização do ensino. É o momento em que o professor executa os procedimentos que havia preparado. Supostamente, um planejamento bem realizado deveria garantir o sucesso e a eficiência desse empreendimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto, 2007. p. 34.
Tendo como referência o excerto e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza no que diz respeito às aulas experimentais, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) As atividades experimentais que podem ser realizadas individualmente ou em grupo são fundamentais no ensino das ciências, pois, por meio desta prática, o aluno é estimulado a fazer observações,  comprová-las e tirar conclusões a respeito do fato observado.
II. ( ) As aulas experimentais, realizadas tanto em sala quanto em outro ambiente apropriado, são essenciais para despertar o interesse do aluno pelos conceitos científicos, tornando-os,  dessa forma, verdadeiros e concretos.
III. ( ) As atividades experimentais obrigatoriamente devem ser realizadas individualmente, pois, por meio dessa prática, o aluno terá facilidade na produção de novos conceitos.
IV. ( ) Muitas vezes as aulas experimentais tornam-se muito maçantes e desmotivadoras. Por esta razão, é necessário muito cuidado com as práticas realizadas.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – V – F – F
	
	C
	F – V – V – V
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – V – F – V
Questão 2/5 - Ciências Naturais: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a seguinte citação: 
 “O termo ciência pode designar dois tipos de fenômenos. Primeiramente, a representação que se faz do mundo, para qualquer tipo de civilização ou qualquer grupo humano. Em seu segundo sentido, visa mais precisamente ao que chamamos de ciências modernas, ou seja, essa representação do mundo adotada pela civilização ocidental, em especial, a partir do século XIV”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: FOUREZ, Gerard. A construção das ciências: Introdução à filosofia e à ética das ciências. Tradução de Luis Paulo Rouanet. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995. p. 155. 
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza sobre a prática de ensino das ciências naturais, é correto afirmar que, ao contrário do que é praticado nas ciências tradicionais, nas ciências modernas...
	
	A
	o aluno é o sujeito passivo do processo.
	
	B
	o professor é o centro do ensino-aprendizagem.
	
	C
	o aluno é evidenciado como o centro do processo.
	
	D
	o método de ensino prioriza a transmissão dos conteúdos pelo professor.
	
	E
	o método prioriza a repetição e memorização dos conceitos científicos.
Questão 3/5 - Ciências Naturais: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a seguinte citação:
“Piaget ampliaria a compreensão em sua doutrina sobre o círculo das ciências. A biologia embasa a psicologia e, além desta, a lógica e a matemática; mas a lógica e a matemática, por sua vez, embasam a física e a química e, assim, em última análise, a biologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: KESSELRING, Thomas. Jean Piaget. Caxias do Sul/RS: Educs, 2008. p. 28.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza sobre as Ciências Biológicas, é correto afirmar que:
I. Biológicas origina-se de bios, em grego, que significa vida.
II. A Ciência Biológica está classificada como ciência formal.
III. A Ciência Biológica é uma ciência da vida.
IV. As Ciências Biológicas fazem parte das ciências da natureza ou ciências experimentais.
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e IV, apenas.
	
	B
	II e III, apenas.
	
	C
	I, III e IV, apenas.
	
	D
	I, II e III, apenas.
	
	E
	I e III, apenas.
Questão 4/5 - Ciências Naturais: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a passagem de texto a seguir:
“A ciência, que começou a avançar com muita velocidade durante o século XIX, tem progredido ainda mais rapidamente durante o século XX. E não foram apenas as descobertas científicas que se aceleraram. Um número cada vez maior de cientistas trabalha, usando um equipamento cada vez mais poderoso e sofisticado, e os resultados obtidos têm sido muitas vezes assombrosos e certamente teriam maravilhado as mentes mais imaginativas de gerações um pouco anterior”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: RONAN, C. A. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge. São Paulo: Círculo do Livro, 2001. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, a ciência tem permitido enormes avanços em diversos setores da sociedade por intermédio de que meio?
	
	A
	Pelos métodos de demonstração da verdade.
	
	B
	Pelos aspectos histórico-culturais.
	
	C
	Pelo ensino das ciências exatas.
	
	D
	Pela existência humana.
	
	E
	Pelos métodos experimentais.
Questão 5/5 - Ciências Naturais: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“O senso comum é um momento de qualquer ciência, é a manifestação fenomênica, o ultrassensível, a intuição sensível. Faz parte do universo absorvido pelos sentidos. Para Kant, o senso comum é a faculdade de julgar e discriminar o certo do errado e deve basear-se no sentido do gosto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: RIQUE, Lenyra. Do senso comum à geografia cientifica. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2014.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza com relação ao conhecimento do senso comum e formação de conceitos, analise as assertivas abaixo:
I. Ao longo do tempo, o homem buscou respostas para tentar entender a si mesmo e explicar a realidade que o cerca.
II. Pelo conhecimento do senso comum adquirido ao longo do tempo, o homem se tornou um ser semelhante aos demais.
III. Com o tempo, o homem foi acumulando diversos conhecimentos, os quais permitiram que ele pudesse atuar nas mais diversas áreas da realidade.
IV. Podemos dizer que todas as formas de representação encontradas pelo homem para explicar a realidade, entender a si mesmo e interpretar o mundo e tudo o que ocorre ao seu redor recebem o nome de conhecimento.
Agora, marque a opção que apresenta as afirmativas corretas:
	
	A
	I, III e IV, apenas.
	
	B
	I e IV, apenas.
	
	C
	II, e III, apenas.
	
	D
	II e IV, apenas.
	
	E
	III e IV, apenas.

Outros materiais