Buscar

Araxá, Sumaré e Teresopolis - Resumo Atividade Estruturada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Araxá, Teresópolis e Sumaré
Aluna: Caroline Cabral Valente
Era um período de mudanças, excitação política, as questões sociais gritavam por toda parte do cenário social brasileiro. Neste momento o assistente social percebe o papel que vinha desenvolvendo e se questiona sobre o como poderia ser sua atuação. Começa um processo de auto-critica. 
É nesse momento que surge o questionamento sobre o papel e as funções desempenhadas. O Serviço Social que outrora assumia um papel de ferramenta do governo na manutenção da , ordem e controle das massas e com característica de caridade religiosa (herança católica), passa a querer mudança em sua atuação. É nesse momento de critica que surge a reconceituação. 
É na busca pela quebra com as heranças religiosas de prestar caridade aos pobres e na busca pela quebra da influência positivista que o Serviço Social absorveu. A profissão se mobiliza em uma ação. 
Desse movimento herdamos 3 documentos importantíssimos: Araxá, Sumaré e Teresópolis. Documentos que buscaram bases metodológicas de ação, nesses documentos os assistentes sociais se reuniram buscando um norte para sua atuação. Foi como uma bussola para guiar seus objetivos e missão. Assistentes Sociais de várias partes do Brasil se reuniram para buscar novos parâmetros, repensar suas atuações e as naturezas reais das questões. Era um momento de autocrítica para os profissionais. 
Em 1967 surge a primeira mobilização dos profissionais para a busca de um novo papel, em um momento de Ditadura Militar, onde as relações entre Estado e Sociedade eram bem delicados, assistentes sociais se reuniram para discutir uma nova atuação. Araxá foi a primeira iniciativa de teorização do Serviço Social. Buscou-se neste documento identificar a Natureza, Objetivos, Funções, Metodologia, Vinculação entre a teoria e a prática. 
O documento possui uma perspectiva desenvolvimentista e neotomista. Neste documento percebe-se que a atuação do Serviço Social deve intervir junto aos desajustamentos sociais e familiares que ocorrem devido a uma estrutura social inadequada. 
Fica pontuado neste documento algumas competências do Serviço Social:
- Deve ter atuação no processo de criação e adequação das políticas sociais. 
-Promover Pesquisas que avaliem as políticas que foram adotadas para intervenção da realidade.
-Atuar no atendimento direto com trabalho de indivíduos, aplicando métodos corretivos, preventivos e promocional. 
Nesse momento a principal atuação do Serviço Social é com a promoção e o desenvolvimento, buscando perspectivas para uma ação profissional. 
Nesse documento questiona-se a metodológica e destacam métodos como o “SERVIÇO SOCIAL DE GRUPO” e o “SERVIÇO SOCIAL DE CASO”. Fala-se sobre a Microatuação e a Macroatuação.
Porém na década de 1970 Araxá perde sua hegemonia quando os profissionais percebem que as estruturas sociais e a teorização não foram questionadas.
O Documento de Teresópolis é uma continuação de Araxá e busca aplicar uma pespectiva modernizadora e instrumentalizar o profissional do Serviço Social para lidar com as problemáticas em um cenário de Ditadura e suas demandas.
Teresopolis tem características distintas de Araxá. Esse encontro ocorre em 1970 e contou com a participação de 33 profissionais. A temática desse encontro foi “A NECESSIDADE DE UM ESTUDO SOBRE A METODOLOGIA DO SERVIÇO SOCIAL FACE A RELAIDADE BRASILEIRA”.
Em teresopolis vemos o transformismo, onde o moderno irá triunfar sobre o tradicional. O moderno se torna uma pauta interventica. Este documento se divide em dois grupos. 
O grupo A, ondeirá se construir um quadro básico das necessidades sociais e classificar os fenômenos que foram mais observados durante a prática do Serviço Social, indentificar suas variáveis e encontrar as funções pertinentes aos profissionais. 
Já o grupo B irá buscar as necessidades e problemas a partir dos “níveis de vida” e os “sistemas de relações sociais” que irá determinar os problemas. E´a busca pelas causas e efeitos dos problemas encontrados no cenário social.
Neste documento busca-se alinhar os problemas, a busca pelas práticas adotas e uma nova teorização. Teresopolis é o documento mais completo no que se trata da discriminação do problema, sua classificação e categorização e dos procedimentos técnicos para enfrenta-los. 
Já Sumaré acontece no ano de 1978 com mais de 200 profissionais reunidos, com o objetivo principal de dar continuidade ao estudo da teorização do Serviço Social, que teve inicio em Araxá. Também fica decidido em Sumaré que o documento de Araxá não sofreria alterações devido sua importância histórica. Em Sumaré três assuntos principais são levantados, a CIENTIFICIDADE, FENOMENOLOGIA e DIALETICA.

Outros materiais