Geografia Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
4 pág.

Geografia Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Pré-visualização1 página
Questão 1/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cA geografia trabalha com conceitos que fazem parte da vida cotidiana das pessoas e em geral elas possuem representações sobre tais conceitos\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, [s. d.]. p. 33. 
Segundo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, um determinado conceito ignorava as lutas e resistências dos povos sem Estado. Não reconhecia nem valorizava sua organização socioespacial e seus modos de vida não capitalista. Qual é esse conceito?
	
	A
	Território.
	
	B
	Natureza.
	
	C
	Espaço.
	
	D
	Sociedade.
	
	E
	Lugar.
Questão 2/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cO ensino da geografia [...] deve propiciar ao aluno a compreensão do espaço geográfico na sua concretude, nas suas contradições\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, [s. d.]. p. 20.
A preocupação central do ensino de geografia na educação infantil e ensino fundamental é a construção da noção espaço-temporal, e duas posições teóricas podem ser usadas na explicação de como acontece essa construção. Quais são as duas posições teóricas? De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Jean Piaget e Henri Wallon.
II. ( ) Sigmund Freud.
III. ( ) Henri Wallon e Lev Vigotski.
IV. ( ) Lev Vigotski.
	
	A
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	
	B
	V \u2013 F \u2013 F \u2013 V
	
	C
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	D
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
	
	E
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 F
Questão 3/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA geografia [...] tem também se reestruturado, tornando-se uma ciência mais plural. Por um lado, ela reafirma seu foco de análise, que é o espaço, mas, por outro, torna-se mais consciente de que esta é uma dimensão da realidade, e não a própria realidade, complexa e interdisciplinar\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino da geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008. p. 18.
Ao analisarmos as imagens no ensino da geografia, podemos ter uma ideia da realidade que nos é por ela revelada, contudo temos que saber que essa visão compreenderá apenas uma visão parcial do todo. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre o uso de imagens:
I. Para uma compreensão total, teremos que vislumbrar elementos para além da escala visível.
II. Conforme o encaminhamento pedagógico, tornam-se instrumentos para desvelar ideologias, compreender relações sociais, políticas entre outras.
III. As diferentes formas de interpretação se mostrarão imprescindíveis para a diferenciação entre a paisagem e o espaço, entre versão e fato.
IV. Podem ser como recursos autossuficientes para o processo de ensino e aprendizagem.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	II e III apenas.
	
	B
	I, II e III apenas.
	
	C
	I e II apenas.
	
	D
	II, III e IV apenas.
	
	E
	I e IV apenas.
Questão 4/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cO conhecimento cada vez mais elaborado do ser humano e da natureza, vindo das mais diferentes ciências, podem auxiliar na explicação da condição humana\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MEDEIROS, P. C. Fundamentos teóricos e práticos do ensino da geografia. Curitiba: Iesde, 2010. p. 101. 
Os critérios com os quais os autores (clássicos e críticos) abordavam a regionalização davam aos livros conteúdos muito diferentes. Em relação aos conceitos de natureza e de sociedade, de acordo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o enfoque clássico apresentava:
Nos livros, a relação sociedade/natureza era o foco principal.
A abordagem do conteúdo privilegiava as análises de como o modo capitalista de produção levara à modificação do quadro natural original até chegar à configuração do atual espaço geográfico.
O espaço e a paisagem revelam (materialmente) não apenas as explorações da natureza feitas pela sociedade, como também as explorações de uma classe social sobre a outra.
A revisão conceitual da geografia clássica ficou inacabada por alguns anos.
Os continentes eram apresentados aos alunos a partir de seus aspectos naturais originais (clima, vegetação, relevo e hidrografia).
Questão 5/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cRatzel afirmava que os povos primitivos são incapazes de se protegerem do meio, de transformá-lo, de dominá-lo. Diferente dos povos civilizados que praticam a agricultura [...] e usam o Estado como principal instrumento para se relacionarem com o espaço\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, E de O. Afinal, que geografia humanista cultural é essa? Um breve passeio epistemológico. Vitória: Clube de Autores, 2013. p. 48.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, os povos civilizados eram apenas aqueles que conseguiam organizar um Estado, os outros eram chamados povos naturais, ou seja, aqueles submetidos ao domínio da natureza (RATZEL, 1990). De acordo com esse contexto, quando o Estado surgia? Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Quando a sociedade atingia um grau máximo de coesão.
II. ( ) Quando influenciavam o pensamento geográfico do ocidente.
III. ( ) Quando acumulava um considerável patrimônio cultural.
IV. ( ) Quando delimitava seu território.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V \u2013 V \u2013 V \u2013 F
	
	B
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	C
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	D
	F \u2013 V \u2013 F \u2013 V
	
	E
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 V